AO VIVO: chegada da nave OSIRIS-REx no asteroide Bennu

ao vivo - chegada da nave osiris-rex no asteroide bennu
A missão lançada em setembro de 2016 está finalmente se encontrando com o asteroide para coletar amostras de superfície


A NASA vai transmitir ao vivo a chegada de OSIRIS_REx, que coletará amostras do asteroide Bennu. Trata-se da primeira missão de coleta de amostras de um asteroide já feita pela NASA.



Teremos imagens da sala de controle e comentários em tempo real. Nós faremos a tradução simultânea do evento, que estará disponível tanto em nosso canal no YouTube quanto aqui nessa página, logo abaixo:


O intuito principal da missão é entender melhor a origem do Sistema Solar. Ao estudar as amostras coletadas pela sonda, os cientistas poderão entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar, os estágios iniciais de formação dos planetas e a fonte dos compostos orgânicos que levaram à formação de vida.


Coletando amostras de um asteroide

No dia 14 de novembro, a nave OSIRIS-REx esticou seu braço robótico pela primeira vez no espaço. O braço chamado TAGSAM  é essencial para concluir o objetivo pricnipal da missão: coletar amostras de superfície do asteroide Bennu e trazer aqui pra Terra em 2023.




Engenheiros da empresa Lockheed Martin controlaram a "espriguiçada espacial" da nave, e todas suas juntas estão trabalhando normalmente, o que demonstra que OSIRIS-REx está pronta para coletar amostras de pedras e cascalho (regolito) da superfície do asteroide Bennu.

Foi mais de uma década de projetos e testes para o braço robótico TAGSAM. Ele tem pouco mais de 3 metros, três juntas articuladas, uma cabeça para coleta de amostras na extremidade do braço e três garrafas de nitrogênio pressurizado.

ilustração da Nave OSIRIS-REx e o asteroide Bennu
Ilustração artística da nave OSIRIS-REx chegando no asteroide Bennu.
Créditos: NASA

Em 2020, a nave irá descer até a superfície do asteroide Bennu e o braço TAGSAM se esticará para coletar amostras de regolito. O nitrogênio pressurizado será usado para lançar um jato de ar para revirar o cascalho de superfície, facilitando a coleta das amostras. Vale lembrar que a nave não irá pousar no asteroide. Seu braço irá tocar em sua superfície, coletar amostras e em seguida, a nave se distanciará novamente da superfície de Bennu.




A primeira missão de coleta e retorno de amostras de um asteroide foi da missão japonesa Hayabusa, que coletou amostras do asteroide Itokawa em 2005, retornando à Terra em 2010. A segunda missão da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) chamada Hayabusa-2 chegou oficialmente no asteroide Ryugu em junho de 2018. É esperada uma coleta de amostras desse asteroide que deverá chegar à Terra com as amostras em dezembro de 2020.


Imagens: (capa-NASA/JPL) / NASA
03/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário