Tudo sobre a chuva de meteoros Geminidas 2018

geminidas 2018
Falta pouco para a última grande chuva de meteoros do ano! Saiba como, quando e onde observar


A chuva de meteoros Geminidas, ou Geminídeas, acontece todos os anos, sem exceção, sempre entre os dias 09 e 19 de dezembro, quando o nosso planeta passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte. Já o pico dessa chuva (momento em que a maior quantidade de meteoros é observada) acontece nos dias 13 e 14 de dezembro.



A taxa de meteoros esperada não é baixa: normalmente, a chuva de meteoros Geminidas produz (em média) cerca de 80 meteoros por hora durante o pico, que acontecerá em noite de Lua crescente. Isso é uma ótima notícia pra todos nós, pois a Lua crescente irá se pôr quando os meteoros começarem a surgir nos céus. Sem a Lua, o céu fica mais escuro, e facilita (muito!) a nossa observação.

Durante alguns anos, a chuva de meteoros Geminidas pode produzir até mais do que 120 meteoros por hora! O melhor de tudo é que, diferente de algumas chuvas que produzem meteoros tímidos e difíceis de serem avistados, a chuva de meteoros Geminidas costuma não decepcionar - seus meteoros são conhecidos por serem bem traçados. Não é à toa que essa que é a última maior chuva de meteoros do ano, é também a mais esperada.


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2018?

Essa é uma tarefa fácil, mas exige dedicação. Não é necessário equipamentos, como binóculos ou telescópios. Os meteoros cruzam o céu de forma muito rápida, então o melhor é sempre visto a olho nu.

Meteoro da chuva Geminidas registrado na Lapônia, Finlândia
Meteoro da chuva Geminidas registrado em 2017 na Lapônia, Finlândia.
Créditos: B.Art Braafhart

O pico acontece na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro, mas as noites anterior e posterior também podem surpreender, já que a taxa é próxima do pico.


Qual direção devo olhar?

Olhe na direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que encontra-se o radiante da chuva, por isso o nome Geminidas. Você não precisa olhar diretamente para essa constelação, mas sim para sua direção.




Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 do seu horário local (região leste / nordeste do céu), mas depois da meia-noite ela ganha uma altura maior no céu.

Radiante chuva de meteoros Geminidas
Radiante chuva de meteoros Geminidas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

O melhor horário para observar essa chuva é por volta das 02h00 da madrugada do seu horário local (não importa em qual país ou região esteja). Nesse horário, a constelação de Gêmeos estará na direção norte, rumando para os lados do oeste.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2018

Como sempre, estaremos aqui fazendo a cobertura completa da chuva de meteoros Geminidas, com imagens ao vivo da nossa câmera de monitoramento de meteoros. Teremos ainda um sorteio, que será feito ao vivo durante a live. Para saber como participar do sorteio assista ao vídeo (clicando aqui)

Siga-nos nas redes sociais e cadastre seu e-mail gratuitamente para receber nossas notificações, assim você não perde nada que acontece no céu e no espaço.




A esteira de detritos que produz a chuva de meteoros Geminidas foi deixada pelo asteroide Faetonte. Curiosamente, a chuva Geminidas é a única chuva de meteoros a ser produzida por um asteroide, e não um cometa - isso a torna ainda mais especial do que ela já é.

Desejamos bons céus, excelentes observações e boa sorte no sorteio!



Imagens: (capa-divulgação) / B.Art Braafhart / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
04/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Foi abaixo das expectativas de 120 á 80 por hora. Nesta madrugada 14 Dezembro, por volta das 03:00, horário de verão, observei por volta de mais de 30 meteoros cruzando vindo de várias direções, mais a maior incidência foi dentro da constelação de Gêmeos, feita observação até as 04: 40.

    ResponderExcluir