Cometa 46P/ Wirtanen faz máxima aproximação com a Terra hoje - veja como encontrá-lo

cometa 46 p wirtanen - como encontra-lo no céu
Ele já entrou pra lista das 10 maiores aproximações da Era Espacial


Nesse domingo, 16 de dezembro, o tão falado "Cometa Verde" - 46P Wirtanen - está passando bem pertinho da Terra, a pouco mais de 11 milhões de quilômetros. Apesar de seu tamanho pequeno (cerca de 1 km), a grande proximidade com o nosso planeta fez com que ele se tornasse visível a olho nu. Sim, todos nós teremos a chance de avistar esse cometa no céu!



Sua magnitude que estava estimada em 6, chegou agora em 4, ou seja, ele é visto como uma estrela de brilho fraco, mas com uma nuvem esfumaçada ao seu redor. Observadores de pequenas cidades ou do interior, poderão facilmente encontrar o cometa 46P no céu.




Já quem estiver em grandes cidades, poderá ter problemas para encontrar o cometa, mas existem algumas alternativas para que você consiga avistar o tão falado Cometa Verde. Uma delas é a utilização de binóculos, telescópios ou de máquinas fotográficas.

Cometa 46 P Wirtanen
Cometa 46P/ Wirtanen fotografado em Alberta, no Canadá.
Créditos: Alan Dyer / divulgação

Faça uma fotografia de longa exposição com a câmera apontada para a constelação de Touro. Utilize tripé ou deixe a câmera numa posição onde ela não se movimente. Assim, mesmo que você não consiga observar o cometa a olho nu, você terá um belo registro do cometa 46P. Mas lembre-se: você precisa de um céu sem nuvens!




O cometa 46P Wirtanen pode ser visto do Brasil e também do mundo inteiro. O melhor momento para observá-lo é agora, pois ele está numa ótima posição, e além disso, está na sua máxima aproximação com a Terra, quando é esperado seu auge de brilho.


Para encontrar a posição do cometa, assista nossa transmissão ao vivo que estará disponível logo abaixo. Nela explicaremos a posição exata do céu onde o cometa se encontra, assim você não perde essa oportunidade incrível de ver um lindo cometa nos céus!


Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-Alan Dyer) / Alan Dyer / YouTube / divulgação
16/12/18


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Sacanagem! Justo ontem o céu encheu de nuvens! �� É sempre assim!

    ResponderExcluir
  2. Tem um objeto a leste nesse momento brilhante e verde
    Parecendo um pisca pisca
    E ele?

    ResponderExcluir
  3. Que pena que não pude vê-lo. Vigiei o céu todas as noites no local mencionado, em horários diferentes, mas nada! Sempre assim, nunca vejo nenhum destes fenômenos!

    ResponderExcluir
  4. Fiasco do ano, isso sim !

    ResponderExcluir