Algodão, batatas e colza estão brotando na Lua!

algodão batata e colza germinando na lua
Mais um feito histórico dos chineses mostra que sementes de algodão, batatas e colza estão crescendo com sucesso no Lado Oculto da Lua


Uma semente de algodão, levada à Lua pela sonda chinesa Chang'e 4, foi a primeira a brotar no satélite natural da Terra. Em seguida, o professor Liu Hanlong, chefe de pesquisas, revelou que batatas e colza (planta utilizada para extração de óleos) também germinaram. A notícia foi primeiramente divulgada pela estatal chinesa Xinhua.



Depois de fazer o primeiro pouso no lado oculto da Lua, a missão chinesa Chang'e 4 também se tornou pioneira no primeiro experimento da mini biosfera na Lua. Uma estufa cilíndrica que mede cerca de 18 cm por 16 cm de diâmetro possui sementes de algodão, colza (planta usada na fabricação de óleos), batatas e arabidopsis (uma flor muito usada em experiências genéticas), ovos de drosófilas (mosca-da-fruta) e leveduras, com a intenção de se criar uma mini-biosfera simples.

sonda chinesa chang'e 4
Sonda chinesa Chang'e 4 no Lado Oculto da Lua.
Créditos: CNSA

A missão nasceu com o objetivo de realizar tarefas de observação astronômica de rádio de baixa freqüência, análise de relevo e terreno, detecção de composição mineral e estrutura superficial da superfície lunar, bem como a medição de radiação de nêutrons e átomos naturais para estudo do meio ambiente.




Para fazer isso, a sonda levou um pequeno veículo que tem o objetivo de explorar a superfície lunar e entender melhor sua geologia. Mas talvez, o mais intrigante de todos os testes é o biológico: através de um dispositivo mecanizado, eles pretendem cultivar sementes de hortaliças que serão depositadas em um recipiente selado, um experimento apoiado por 28 universidades chinesas, lideradas por uma equipe da Universidade de Chongqing.

As imagens enviadas pela sonda, que foram transmitidas nas redes de televisão chinesas, mostraram que o algodão brotou na Lua com sucesso, seguido pela batata e depois pela colza. Consumidores e decompositores produziriam dióxido de carbono consumindo oxigênio para a fotossíntese das plantas. As moscas de frutas também teriam alimento com a decomposição dos nutrientes.




Com isso, teríamos um círculo formado por uma mini biosfera, com produtores, consumidores e decompositores.


Por que batatas e algodão estão brotando na Lua?

O motivo da escolha pode não parecer óbvio, mas foi muito bem pensado. Batatas seriam uma excelente fonte de alimentação para futuros exploradores espaciais, que por ventura estariam "hospedados" numa base lunar. Algodão poderia ser utilizado para fabricação de tecidos, e a planta colza como fonte de óleos.

Algodão na Lua
A primeira germinação ocorrida na Lua - um feito inédito.
Créditos: CNSA

Dominar a germinação e o crescimento dessas plantas em ambiente lunar (mesmo que dentro de uma estufa) é o primeiro grande passo para a criação de uma base na Lua.




A exploração das missões Chang'e é composta por três estágios: rotação (Chang'e 1 e Chang'e 2), pouso na Lua (Chang'e 3 e Chang'e 4) e retorno (Chang'e 5 e Chang'e 6). Portanto estamos apenas na ponta do iceberg de novas descobertas e feitos históricos que devem se desenrolar na Lua. Além disso, a China já expressou a intenção de enviar uma nova missão tripulada à Lua. No momento não há data clara, embora alguns especialistas sugerem o ano de 2036.


Imagens: (capa-CNSA/divulgação) / CNSA
16/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Deveriam ter levado sementes de feijão, um dos cereais mais fácil de brotar!

    ResponderExcluir