Impacto de meteorito na Lua é registrado durante Eclipse Lunar Total de 21 de janeiro de 2019

impacto de meteorito na Lua durante eclipse lunar total de 21 de janeiro de 2019
Junto com o Eclipse Lunar Total, um flash de impacto foi capturado na superfície lunar - bem quando o eclipse estava entrando na totalidade!


O Eclipse Lunar Total que aconteceu na madrugada de 21 de janeiro de 2019 foi épico! Além do Eclipse e da Super Lua (perigeu), tivemos ainda outra surpresa: um impacto de meteorito registrado logo quando a totalidade estava começando.



O impacto de meteorito durante o eclipse ocorreu na região que estava oculta pela sombra da Terra:

Impacto de meteorito registrado pelo Observatório Griffith durante o início da totalidade do Eclipse Lunar de 21 de janeiro de 2019
Impacto de meteorito registrado pelo Observatório Griffith durante o início da totalidade
do Eclipse Lunar de 21 de janeiro de 2019.
Créditos: Griffith Observatory

Jose Maria Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha, confirmou que o impacto é genuíno, já que ele foi registrado por mais de um telescópio, excluindo a chance do flash ter sido apenas uma anomalia na lente ou na câmera.

No Brasil, a rede BRAMON também conseguiu registrar o impacto.




É muito comum acontecer impactos de meteoritos na Lua. Astrônomos registram uma média de aproximadamente 140 novas crateras por ano, isso porque só são consideradas crateras com no mínimo 10 metros de diâmetro.

Porém, mais interessante do que observar uma nova cratera na Lua, é justamente observar o momento em que ela é criada. Diversos observatórios espalhados pelo mundo observam a Lua constantemente em busca desses flashes que indicam novos impactos lunares. No Brasil, por exemplo, temos as redes EXOSS e BRAMON, que além de observar meteoros também possuem projetos para observação de impactos lunares.

A NASA, uma das maiores agências espaciais do mundo, nos EUA, tem uma equipe dedicada apenas para detecção de impactos lunares, que podem nos ajudar a conhecer cada vez mais a população de pequenos objetos espalhados pelo Sistema Solar.




O Eclipse Lunar Total do dia 21 de janeiro foi transmitido também pelo nosso canal no Youtube. Foram mais de 800 mil espectadores acompanhando nossa transmissão que teve mais de 6 horas de duração, onde pudemos observar todas as fases do eclipse, do início ao fim.

Se você ainda não é inscrito em nosso canal, se inscreva e ative o sininho para receber as notificações e acompanhar tudo que acontece no céu e no espaço agora também no YouTube!


Impactos de meteoritos na Lua acontecem sempre - o difícil é registrar

Ao contrário da Terra, a Lua não possui uma atmosfera considerável, capaz de protegê-la de pequenos objetos espaciais. Isso faz com que rochas espaciais colidam com a superfície da Lua com muito mais frequência do que na Terra. Por outro lado, aqui na Terra temos os meteoros, aqueles rastros brilhantes que popularmente são conhecidos como "estrelas cadentes".

Hoje (22) faremos uma transmissão ao vivo para falar sobre esse impacto lunar e também mostrar os vídeos que mostram a colisão. A transmissão será feita pelo nosso canal no YouTube (clique aqui para acessar e se inscrever), e terá início às 22h00 pelo horário brasileiro de verão:



Imagens: (capa-Griffith Observatory) / Griffith Observatory / divulgação
22/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. FIZ ESSA PERGUNTA UMAS 36 VEZES MAS NÃO FUI RESPONDIDO. ENFIM... SE A ÁREA QUE O METEORITO CAIU ESTAVA NA PENUMBRA, COMO FOI POSSÍVEL VER O BRILHO DA QUEDA? FOI O ATRITO, MESMO NA PEQUENA ATMOSFERA DA LUA OU OUTRO MOTIVO? DEIXO UMA DICA PARA SUAS LIVES INCRÍVEIS NO YOUTUBE DE FOCAR NAS PERGUNTAS REFERENTE À LIVE. PARA NÃO OCORRER COMO EU QUE TIVE QUE PROCURAR EM OUTRAS FONTES A RESPOSTA. ABRAÇOS E SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o brilho seja o atrito com sua rarefeita atmosfera, mas não impedido o impacto.

      Excluir
    2. O brilho ocorre porque o meteoroide atinge diretamente a superfície da Lua em altíssima velocidade. A sua enorme energia cinética é convertida rapidamente em energia luminosa e calor.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O impacto foi registrado do Brasil também! http://www.bramonmeteor.org/bramon/impacto-bramon-registra-impacto-lunar-durante-eclipse/

    ResponderExcluir
  4. Esperando os terraplanistas dizerem que foi a Nasa que produziu essa luz rsrs

    ResponderExcluir