Não são estrelas - Encontro Celeste promete chamar atenção nos céus dessa semana

encontro lua venus e jupiter
O final de janeiro será marcado pelo encontro da Lua com os planetas Vênus e Júpiter - veja quando observar


Quem costuma dormir tarde já deve ter percebido a presença de dois pontos brilhantes que surgem no céu no alto da madrugada. Apesar de parecerem estrelas, esses dois objetos são na verdade os planetas Vênus e Júpiter. Agora, na madrugada dos dias 30 e 31 de janeiro a Lua se juntará aos dois planetas, criando um verdadeiro espetáculo nos céus.



Vênus e Júpiter já estão próximos há alguns dias, porém, o que chamará ainda mais a atenção é o fato da Lua se juntar ao casal, formando um triângulo magnífico nos céus.

Por volta das 02h30 do seu horário local, Lua, Júpiter e Vênus já estarão despontando no horizonte leste. Por volta das 04h00 eles já terão ganhado uma boa altura nos céus, e poderão ser vistos bem juntinhos.




O encontro acontece tanto na madrugada de terça pra quarta-feira, como também de quarta pra quinta-feira. Veja qual será a configuração:

encontro lua venus e jupiter em janeiro de 2019
Encontro entre Lua, Vênus e Júpiter nos dias 30 e 31 de janeiro de 2019.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Abaixo de Vênus, um pouco mais distante, podemos ainda ver Saturno despontando nos céus. Assim como Júpiter, Saturno também começa a ganhar altura ficando cada vez mais visível em 2019.

Reparem que o encontro celeste acontecerá entre as constelações de Escorpião, Ofiúco e Sagitário - muito próximo do centro galático (que fica entre Sagitário e Escorpião).


Vênus só pode ser visto antes do amanhecer ou após o anoitecer, isso porque ele nunca se distancia muito do Sol (por ser um planeta interior que fica entre a Terra e o Sol).




Júpiter, por outro lado, está começando a ganhar os céus, e durante os próximos meses, o maior planeta do Sistema Solar ganha altura e fica cada vez mais visível durante as noites. A temporada dos gigantes gasosos está começando!



Imagens: (capa-ilustração/STELLARIUM/divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
29/01/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Uma das mais belas conjuncoes celeste. Vale a pena astrofotografar. Excelente materia.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi essa madrugada, e vou ver denovo na madrugada do dia 31 que coisa mais linda. Graças o maravilhoso APP de astronomia do agrega e space today tive uma das visoes mais lidas da minha vida

    ResponderExcluir
  3. Esse céu está maravilhoso, salvação do meu dia.

    ResponderExcluir