AO VIVO: Pouso da sonda Hayabusa2 no asteroide Ryugu

pouso da sonda hayabusa2 no asteroide ryugu
Este será o primeiro "touchdown" para coleta de amostras no asteroide


A missão japonesa Hayabusa2 está prestes a realizar um pouso no asteroide Ryugu, e iremos acompanhar tudo ao vivo!



A manobra será realizada e transmitida ao vivo pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). Nós estaremos ao vivo em nosso canal no YouTube a partir das 19h00 (horário de Brasília) com a tradução simultânea do evento.


A operação de descida no asteroide Ryugu teve início nessa quarta-feira (20) às 18h30 pelo horário de Brasília.

Antes de iniciar a descida, Hayabusa2 permanecia a 20 quilômetros acima da superfície, mandando imagens de sua câmera de navegação a cada meia hora. Todos os dados enviados pela sonda (inclusive suas fotos) levam cerca de 19 minutos para chegar aqui na Terra, por conta da distância do asteroide Ryugu.




A descida está sendo feita numa velocidade de 90 centímetros por segundo, o que é duas vezes mais rápido do que o planejado, porém necessário já que havia um horário programado para tocar a superfície.

Hayabusa2 deve tocar o solo às 20:06 pelo horário de Brasília (23:06 UTC). A sonda então irá disparar um projétil no solo a fim de levantar fragmentos que serão coletados e trazidos para a Terra.




Quando as amostras forem coletadas, levará cerca de 11 horas para a sonda voltar à sua posição original. Além disso, outros trabalhos serão feitos, como a liberação de outra pequena sonda de exploração antes de seu retorno programado para o fim de 2019. Se tudo der certo, em 2020 a capsula contendo as amostras do asteroide Ryugu chegará aqui na Terra em uma região desértica da Austrália.


Imagens: (capa-JAXA) / JAXA / divulgação
21/02/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário: