AO VIVO: Chuva de Meteoros Liridas 2019

Liridas 2019
Acompanhe ao vivo e saiba como observar do quintal da sua casa!


A chuva de meteoros Líridas (ou Lirídeas) acontece todos os anos, entre os dias 16 e 25 de abril, quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixado pelo cometa Thatcher C/1861 G1. Mas é na madrugada entre os dias 21 e 22 de abril que ocorre seu pico - momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada.



Durante seu pico, a chuva de meteoros Líridas costuma produzir cerca de 15 meteoros por hora, favorecendo o hemisfério norte. Ainda assim, essa chuva de meteoros pode ser observada de todo o globo, lembrando que quanto mais ao sul estiver o observador, menor será quantidade de meteoros, já que seu radiante fica na constelação de Lira (próximo ao horizonte norte com boa altura por volta das 04h00 madrugada do seu horário local).

Para saber todos os detalhes da chuva de meteoros Líridas 2019 e como observá-la, clique aqui.


Transmissão ao vivo - Chuva de Meteoros Líridas 2019

Como de costume, teremos imagens ao vivo, feitas a partir da nossa câmera de monitoramento de meteoros ligada ao Projeto EXOSS. A transmissão ao vivo está programada para ter início nesse domingo, 21 de abril, às 22h30 pelo horário de Brasília.




A live será feita em nosso canal no Youtube. Aproveite para se inscrever e ativar o sininho, assim você recebe as notificações dos nossos últimos vídeos:


Para participar do chat e fazer perguntas ao vivo, clique no vídeo e seja redirecionado(a) ao Youtube.



Como observar a chuva de meteoros Líridas 2019?

O melhor horário de observação é antes do amanhecer, por volta das 04h00 do seu horário local. O radiante dessa chuva - região do céu onde os meteoros parecem se originar - fica na constelação de Lira, ao lado da estrela Vega (a estrela mais brilhante próxima ao horizonte norte antes do amanhecer, nessa época do ano).




Para ficar pro dentro de todos os detalhes sobre a chuva de meteoros Líridas 2019, conferir algumas curiosidades sobre sua história e obter dicas de observação, clique aqui e veja nossa matéria completa.




Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / Youtube / Galeria do Meteorito
21/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário