Bola de fogo super brilhante risca os céus dos EUA

bola de fogo super brilhante risca os céus da Florida nos EUA
O bólido pôde ser visto da Flórida e também de outros estados próximos


Uma gigantesca bola de fogo cruzou os céus da Florida, nos EUA, na noite de sábado, 30 de março. Relatórios da American Meteor Society já computaram quase 250 relatos desse evento, ocorrido às 23h52 do horário local.



Ainda de acordo com os relatos coletados até o momento, a bola de fogo pôde ser vista da Florida, Georgia, Alabama e Carolina do Sul. Acredita-se ainda que até mesmo observadores da Virginia conseguiram avistar o fenômeno.

A grande maioria dos observadores não relataram barulho de explosão, som simultâneo ou fragmentação. O brilho do bólido foi tão intenso que pôde projetar sombras por vários segundos antes de desaparecer por completo.


Até o momento não se sabe se algum fragmento dessa rocha espacial teria resistido a entrada na atmosfera. Meteoritos não foram encontrados até agora.

Vale lembrar que a Terra é bombardeada o tempo inteiro por fragmentos espaciais, e algumas vezes temos "a sorte" de conseguir avistá-los, ou de que uma câmera consiga registrar o momento. Fragmentos menores, do tamanho de grãos de feijão, criam os meteoros (rastro luminoso popularmente conhecido como estrela cadente). Já os fragmentos espaciais um pouco maiores, como do tamanho de uma maçã, já são capazes de produzir bolas de fogo intensas como essa.




Se você também viu esse super meteoro do tipo bola de fogo nos EUA, deixe seu relato no link https://exoss.imo.net - isso irá ajudar os especialistas a ter uma maior compreensão sobre este fenômeno.

Hoje (01) estaremos ao vivo em nosso canal no YouTube para falar sobre essa grande bola de fogo da Flórida. A live está programada para ter início às 22h30 pelo horário de Brasília, e estará disponível logo abaixo. Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.



Imagens: (capa-divulgação) / AMS / YouTube / divulgação
01/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário