Revelação sem precedentes sobre 'a foto do buraco negro' será feita no dia 10 de abril

novidades sobre a foto do buraco negro prometida pelo EHT
Podemos estar prestes a ter uma visão épica e sem precedentes de um buraco negro


O projeto Event Horizon Telescope (EHT - Telescópio Horizonte de Eventos), é formado por diversas entidades unidas com a missão de capturar a primeira imagem de um buraco negro. Agora, um"resultado inovador" será revelado em uma entrevista coletiva na próxima semana.



A coletiva de imprensa ocorre no dia 10 de abril às 13:00 pelo horário internacional, e será feita pelo EHT junto com a National Science Foundation, e contará com a participação de diversos pesquisadores. Simultaneamente, ocorrerão coletivas de imprensa em Bruxelas, Santiago do Chile, Xangai, Taipei, Taiwan e Tóquio.

ilustração artística de buraco negro do filme Interstellar
Ilustração artística de buraco negro do filme Interstellar.
Créditos: Legendary Pictures / Paramount Pictures / divulgação

O projeto EHT conecta rádio observatórios ao redor do mundo, criando um telescópio virtual do tamanho da Terra. O objetivo é gerar potência de ampliação suficiente para visualizar a área ao redor de um buraco negro, especialmente seu horizonte de eventos - o ponto além do qual nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Por conta disso vale sempre ressaltar que o buraco negro em si nunca poderá ser fotografado nem observado, já que nada escapa de seu poder gravitacional, nem mesmo a luz. O que pode e está sendo observado é seu "horizonte de eventos" - todo o material que que gira em torno do buraco negro antes de ser engolido por ele.




Como se não bastasse o esforço global atual de capturar a melhor imagem de um buraco negro, a equipe do EHT disse ainda que "nos próximos anos, serão criadas campanhas de observação de grande poder de resolução e sensibilidade ótica, com o objetivo de colocar os buracos negros em foco".




O EHT se concentra na observação de Sagittarius A* - o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea, a nossa galáxia, e também no monstruoso buraco negro central da gigantesca galáxia elíptica M87, localizada a uma média de 60 milhões de anos-luz. Essa galáxia abriga em seu núcleo um dos maiores buracos negros supermassivos que se tem conhecimento, com uma massa estimada em 6,4 bilhões de massas solares - bem diferente do nosso buraco negro supermassivo que tem cerca de quatro milhões de massas solares.


Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Legendary Pictures / Paramount Pictures
02/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário