Especialistas alertam: mínimo solar atual deve ser muito, muito longo

Especialistas alertam: mínimo solar atual deve ser muito, muito longo
Entenda quais podem ser as consequências e se isso já aconteceu antes


Pra quem gosta de minimo solar, temos uma ótima notícia: este mínimo que enfrentamos agora pode durar anos! É exatamente isso que afirma uma previsão fita por um time internacional de especialistas, apresentada no Workshop Anual de Clima Espacial da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA).



De acordo com o estudo, o nadir - auge do mínimo solar atual - deve acontecer entre julho de 2019 e setembro de 2020. O próximo máximo solar, portanto, não deve chegar antes de 2023, podendo acontecer apenas em 2026.

Ciclo Solar 25 - previsão preliminar
Previsão preliminar do ciclo Solar 25.
Créditos: NOAA / NASA / ISES

Os especialistas preveem ainda que o ciclo solar 25 (atual) deve ser parecido com o ciclo solar 24, que foi marcado por um mínimo longo e um máximo de baixa intensidade.




O ciclo solar de 11 anos é monitorado desde o século 19, e nem todos são iguais. Como exemplo, o ciclo solar 24 teve seu auge entre 2012-2014, e foi considerado bastante fraco. Na imagem abaixo podemos comparar o mínimo do ciclo solar 24 com o mínimo que estamos enfrentando agora. Tudo sugere que ainda não chegamos no extremo da baixa atividade solar:

ciclo solar 24 e ciclo solar 25 - comparação
Comparação do ciclo solar 24 e o ciclo solar 25 (até os dias atuais).
Créditos: NOAA / NASA / ISES


Mini Era do Gelo?

Por conta da baixa quantidade de manchas solares, surgiram especulações de um possível "Mínimo de Maunder" - um mínimo solar que durou cerca de 70 anos, entre 1645 e 1715. Nessa época, o Sol apresentou uma contagem ínfima de manchas solares, e as temperaturas em toda a Europa permaneceram abaixo da média. Esse evento ganhou também o apelido de "Mini Era do Gelo".

400 anos de observações de manchas solares
400 anos de observações de manchas solares (incluindo os mínimos de Maunder e de Dalton.
Créditos: NOAA / NASA / ISES

Mas não se engane: mesmo com poucas manchas solares, podemos ter surpresas! Prever que a atividade solar será baixa é como prever que uma "temporada de furacões" será fraca. Isso não significa que os poucos furacões que aparecerem serão brandos. Muitas vezes, um número menor pode até significar atividades mais intensas (quando elas ocorrem).


Ou seja: podemos ter poucas manchas e explosões solares, mas que podem ser bem fortes. Como exemplo, o ciclo solar 24 produziu fortes explosões de classe-X, e até mesmo GLEs (Ground Level Events), quando partículas carregadas atingem a superfície da Terra.




O mínimo solar também enfraquece o campo magnético do Sol, e com isso, a entrada de radiação cósmica é intensificada. Ao penetrar a atmosfera da Terra, temos uma miríade de efeitos, como aumento da eletricidade da atmosfera superior e doses extras de radiação em voos.


A radiação UV proveniente do Sol também cai, e com isso a atmosfera terrestre encolhe e esfria, fazendo com que o arrasto responsável pela queda de lixo espacial diminua. Com isso, há um acúmulo do lixo espacial que permanece orbitando o nosso planeta por um período maior.




Este painel e previsão do ciclo solar atual é um trabalho conjunto entre NOAA, NASA, International Space Environment Services e de cientistas de todo o globo. Um painel mais refinado com previsões ainda mais detalhadas e precisas deve ser divulgado até o final de 2019. Fiquem ligados!


Imagens: (capa-NASA/ESA) / NOAA / NASA / ISES
16/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

13 comentários:


  1. Pra quem gosta de minimo solar, temos uma ótima notícia: este mínimo que enfrentamos agora pode durar anos! É exatamente isso que afirma uma previsão fita , "fita" acho que achei um erro .

    ResponderExcluir
  2. Como em todo PLANETA, tem gente que acredita, que mesmo vestindo roupas anti-radiação não poderiam ficar mais de 1 Hora próximos a REATORES TERMONUCLEARES EXPLODIDOS "CHERNOBYL... FUKUSHIMA"...

    Mas que poderiam colonizar o ainda 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que assim como os antigos romanos, chamam primitivamente de MARTE deus da guerra:

    Rs.Rs.Rs.

    Muitos acreditarão e até ovularão, com mais: esse ACHISMO!

    Não só nosso PLANETA ainda 3° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam erradamente de TERRA e SISTEMA SOLAR, estão aquecendo:

    Como também, todo MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO, que interligado é não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI, e que também chamam erradamente: de UNIVERSO MATERIAL.

    Esse AQUECIMENTO PROPOSITAL CÓSMICO, é justamente para provocar: a 3° GRANDE TRANSFORMAÇÃO CÓSMICA.

    Que poderia também ser chamada: de 3° MACRO TRANSMUTAÇÃO CÓSMICA.

    AULINHA DE ALQUIMIA PRIMITIVA, PARA CRIANCINHAS:

    O FOGO aquece a AREIA: transformando-a em VIDRO...

    O FOGO aquece a ÁGUA SÓLIDA, transformando-a em LÍQUIDA... E aquece a LÍQUIDA: transformando-a em VAPOR...

    Vamos evoluir moçada?

    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    Do SIR ISAAC NEWTON, ALBERT EINSTEIN, PLANCK, BOHR, STEPHEN, MENINOS DA NASA, ROSCOSMOS E AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA, SOU:

    NO REAL PROFESSOR.

    Perguntinhas para ZÉ DO HOSPÍCIO, o minerin sabidin e geniozin:

    Como tu diagnosticaria BOHR, quando ele já suspeitava que o que chamavam erradamente de SISTEMA SOLAR, fosse um GRANDE ÁTOMO?

    Sendo o que chamam primitivamente como DEMÓCRITO chamava de ÁTOMO, por mim corretamente, MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR...

    O que chamam primitivamente e erradamente como os antigos egípcios chamavam de SISTEMA SOLAR:

    MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, não poderíamos chamar?

    Aprenda minerin baianin cansadin, com teu pai baianin retadin: do recôncavozin.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zofináceo, o doutor falou pr'ocê mandar suas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS pra alguma revista científica publicar. Assim, mais e mais cientístas estarão a par do assunto e poderão tomar medidas, baseadas nas suas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, para desenvolver métodos de prevenção aos estragos causados pelas FORTES CHUVAS, TEMPESTADES DEVASTADORAS, ARLÚVIOS e PEIDOS DE BOI.

      Aqui vão os endereços de algumas revistas pro Sr divulgar suas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS:
      Nature: https://www.nature.com/commsbio/submit?gclid=EAIaIQobChMI6-fntMLX4QIVigaRCh2sGAsNEAAYASABEgL6xPD_BwE

      Science: https://cts.sciencemag.org/scc/#/login

      Royal Society: publishing@royalsociety.org

      Physics Letters A: https://ees.elsevier.com/pla/default.asp

      Brazilian Journal of Physics: http://www.sbfisica.org.br/bjp/

      Mas, se a(s) revista(s) científica(s) rejeitarem suas teorias, por serem fruto de delírios megalomaníacos causados por falta de tratamento adequado, o doutor falou que tem uma vaga reservada pro Sr aqui. Ou aí mesmo com certeza tem bons hospitais pra fazer o tratamento adequado.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk melhor resposta

      Excluir
  3. Tenho um irmão que é psiquiatra doutor, que já atestou que meu caso, é excesso de genialidade sô.

    Revistas ditas científicas hoje em dia, só publicam artigos de ACHISTAS, e não de CIENTISTAS.

    Que remedin teu doutor teria recomendado para BOHR, que como IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA E ORGÂNICA PROJETADA 3D, já virou pó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vemos aqui um cientista do mais alto nível perdendo o tempo comentando aqui no blog.

      Excluir
  4. Grande piloto Jason Button, este site do genialíssimo RICHARD GALERIA DO METEORITO, é do mais ALTO GABARITO: e meu site favorito.

    ResponderExcluir
  5. eu só quis falar que tem um erro de português .

    ...............É exatamente isso que afirma uma previsão fita , "fita"

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sejas tu nobre Shakyamuni, assim como eu, apenas fã incondicional da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA, que independentemente de religiões ou crenças: todos buscam.

      Tendo inteligência para compreender que como criatura e procriador: nunca seremos CRIADOR.

      Excluir
    2. Sejas tu nobre Shakyamuni, assim como eu, apenas fã incondicional da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA, que independentemente de religiões ou crenças: todos buscam.

      Tendo inteligência para compreender que como criatura e procriador: nunca seremos CRIADOR.

      Excluir
  7. Minha inteligência só é capaz de compreender que mesmo que eu falasse dessa forma filosófica e com essas palavras tão bonitas assim, os impostos não param de chegar e segunda-feira a rotina de trabalho começa tudo outra vez.

    ResponderExcluir
  8. Bom nao sou genio mas no entendimento geral a luz leva cerca de oito minutos para chegar aqui porem pelo que se tem registrado é que não so luz vem para ajudar a fotossintese das arvores para regulação da camada de ozonio sim sem luz não havera reaçao para quebra do gaz oxigenio em ozonio e as chuvas de moncoes,evidenciado que alguns registros foram maculados para disfarçar o entendimento porque temos na historia o registro de periodos quentes e não os os frios salvo os polos sera porque..

    ResponderExcluir