Lua de Saturno Titã tem 'lagos fantasmas' além de possíveis cavernas e sumidouros

lagos fantasmas em titã
Lagos que aparecem e desaparecem lançam possibilidades inesperadas da existência de cavernas e sumidouros na maior lua de Saturno


Imagine um mundo onde a chuva cai, se acumula em lagos e lagoas, infiltra nas rochas e evapora pra depois cair novamente. Não é da Terra que estamos falando, mas sim de Titã, lua de Saturno. Só há uma diferença: no caso de Titã, não é água que cai dos céus, mas sim metano líquido.



Para entender esse "ciclo do metano" que ocorre em Titã, duas equipes de pesquisadores analisaram dados da missão Cassini, finalizada em 2017 após sobrevoar mais de 100 vezes a intrigante lua de Saturno.

"Titã é o único mundo além da Terra onde vemos líquidos em abundância na superfície", disse Rosaly Lopes, cientista planetária do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. "Alguns de nós gostamos de chamar Titã de 'a Terra do sistema solar exterior' "




"Titã é a lua mais interessante do Sistema Solar. Acho que isso me dará alguns inimigos, mas acho que é realmente verdade", disse Shannon MacKenzie, principal autora de um dos novos estudos e cientista planetária do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Ao analisar dados da missão Cassini, três características que se apresentavam como lagos de líquidos, parecem ter desaparecido em imagens posteriores, indicando que , ou as lagoas evaporaram ou seus líquidos teriam se infiltrado no solo. Esses "lagos fantasmas" podem ser evidências de mudanças sazonais em Titã.

Lagos e mares registrados pela sonda Cassini em 12 de dezembro de 2013. Kraken Mare, o maior oceano de Titã encontra-se próximo do centro da imagem, ao lado do polo norte
Lagos e mares registrados pela sonda Cassini em 12 de dezembro de 2013.
Kraken Mare, o maior oceano de Titã encontra-se próximo do centro da imagem, na parte inferior.
Com formato de coração, à direita, encontra-se Ligeia Mare, o segundo maior oceano de Titã.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / Agenzia Spaziale Italiana / USGS

Apesar dos pesquisadores terem se concentrado apenas em três pequenos lagos que parecem ter desaparecido, muitos lagos permaneceram visíveis durante todas as observações feitas por Cassini. No segundo estudo, os cientistas usaram dados de radar para estudar alguns lagos bem maiores.



Durante o último sobrevoo de Cassini sobre Titã, em abril de 2017, a espaçonave foi programada para coletar um tipo muito específico de dados, chamado de altimetria, sobre a região dos lagos para medir a altura de diferentes substâncias. Marco Mastrogiuseppe, um cientista planetário da Caltech, já havia usado dados semelhantes para medir as profundezas de alguns dos mares de Titã (corpos líquidos muito maiores) e a equipe da Cassini esperava que ele fosse capaz de fazer o mesmo com os lagos.




Mastrogiuseppe e seus colegas fizeram isso em seu novo artigo, identificando o fundo dos lagos com mais de 100 metros de profundidade e estabelecendo que seu conteúdo era dominado pelo metano líquido. "Percebemos que essencialmente a composição dos lagos é muito, muito semelhante à dos mares", disse ele. "Acreditamos que esses lagos são alimentados por chuvas locais e, em seguida, essas bacias drenam o líquido".

lagos e lagoas em Titã
Lagos e lagoas de Titã, lua de Saturno.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / ASI / USGS

Isso sugere que abaixo da superfície de Titã, ainda pode haver outra característica comum na Terra: as cavernas. Na Terra, muitas cavernas são formadas pela água que se infiltra em rochas como o calcário, criando nascentes, aquíferos, cavernas e sumidouros.

"Titã é realmente um mundo geologicamente similar à Terra, e estudar as interações entre os corpos líquidos e a geologia é algo que realmente não conseguíamos fazer antes", disse Lopes. "Os novos estudos começam a fazer isso acontecer, vendo as interações acontecendo ao vivo em outro corpo planetário."




Claro, é muito mais difícil estudar essas interações de tão longe, em um mundo que nunca foi o foco principal de uma missão. "Estamos conversando sobre possíveis missões com exploradores robóticos que podem se infiltrar em tubos de lava e cavernas na lua e em Marte", disse Lopes. "Poderíamos, no futuro, enviar um desses para rastrear esse terreno, entrar em cavernas e descobrir o que está por baixo?"

Tal missão provavelmente não acontecerá em breve, mas a NASA está considerando seriamente um projeto chamado Dragonfly, que pousaria um drone em Titã. Se aprovada, a missão seria lançada em 2025 e alcançaria Titã nove anos depois. E se a NASA não confirmar a Dragonfly, é bem provável que surja outro conceito de missão. "Titã é muito legal para não voltarmos pra lá", disse MacKenzie.


Cassini pôde coletar dados com instrumentos de radar, infravermelho e luz visível. Titã é um dos maiores candidatos plausíveis para se encontrar vida fora da Terra.

Hoje (15) teremos uma transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube para falar desse e de outros assuntos. Venha participar!


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.


Imagens: (capa-ilustração/Jurick Peter/divulgação) / NASA / JPL-Caltech / ASI / USGS
15/04/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

15 comentários:

  1. Muitos dirão:

    Se há ÁGUA: há VIDA.

    Esquecendo que em nosso PLANETA-H, até mesmo peixes que vivem na ÁGUA, não existiriam: se não existisse OXIGÊNIO...

    Um CORPO DE UM SER HUMANO, DESENERGIZADO do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam erradamente de ESPÍRITO:

    Continua contendo muita ÁGUA, sem VIDA própria alguma.

    Porque o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV: RETORNOU A SUA FONTE.

    Para os que ainda não sabem, o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV, que nossos CORPOS movem: composto é por 3 MARAVILHOSAS ENERGIAS, dentre essas EM = ENERGIA MOTRIZ, EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA e ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, que nos diferencia: de subespécies.

    O inteligentíssimo RICHARD por exemplo, no que concerne a EI.D e ED.D, supera em muito a capacidade de pensar, aprender e discernir, que todos os chimpanzés e bonobos: existentes.

    Para que haja VIDA, necessário é que exista as 5 UNIDADES ELEMENTARES, FOGO, TERRA, ÁGUA, AR e EC: propiciando recebimento de EV.

    Para saber mais moçada: DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xiiii Bé Zonifácio! Largou o tratamento de novo? Não faz isso não, sô! Não percebeu que os 15 dias que o Sr tomou os remédios direitinho fizeram sumir esse negócio de mudar os nomes das coisas?

      Ah, a propósito, tem um colega meu que tem essa mesma mania sua de imaginar nomes diferentes pras coisas, de criar umas histórias mirabolantes...e ele também tem o costume de escrever ALEATORIAMENTE EM CAIXA ALTA, IGUALZINHO O SR! O nome dele é Thoth3126, mas eu costumo chamar ele de Cabeça de Beija-Flor. Acessa o blog dele aí que tenho certeza que vcs vão se dar muito bem!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. JOSÉ BONIFÁCIO... Só responda minha única DÚVIDA, qual a composição química da Água? Se souber só isso... E pensar direitinho, já vai perceber que só falou asneiras... kkkk

      Excluir
    4. Nobre Anônimo;

      A composição FISIOQUÍMICA da MOLÉCULA de ÁGUA, assim será mais correta a resposta:

      QUÍMICA: (HIDROGÊNIO e OXIGÊNIO.) e FÍSICA: ( 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO, interligados por MICROS CANAIS ENERGÉTICOS).

      O mais interessante nisso tudo, é que separadamente, o homem dispõe tanto do HIDROGÊNIO: quanto do OXIGÊNIO.

      Mas até o momento, os das ciências-ainda-a-avançar, já tentaram e não conseguiram unir por si mesmos 2 ÁTOMOS DE HIDROGÊNIO e 1 ÁTOMO DE OXIGÊNIO: e formar a MOLÉCULA DE ÁGUA...

      E se algum dia conseguirem: eu que não tomaria essa ÁGUA!

      ALGUMA COISA A MAIS, PARA ME ENSINAR?

      Excluir
    5. Seu Bé Zonifácio, é claro que já se consegue produzir água juntando oxigênio com hidrogênio! Isso só não é feito em larga escala por ser caro, ter risco de explosão e por existirem meios mais baratos e eficientes de se obter água potável.
      Dá só uma olhada nesses links e veja:
      https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1997/1/26/mais!/28.html

      https://www.scientificamerican.com/article/why-does-combining-hydrog/

      https://van.physics.illinois.edu/qa/listing.php?id=460&t=hydrogen-+-oxygen-=-water-

      https://www.quora.com/Can-you-make-water-by-combining-hydrogen-and-oxygen

      O doutor e eu estamos te falando, Seu Bé Zonifácio: toma os remédios direitinho que o Sr vai ver que essas ideias mirabolantes de 2a TRANSIÇÃO ELETROQUÂNTICA RETROPROJETADA, CIÊNCIAS ENERGÉTICAS A AVANÇAR-E-VIRAR-A-ESQUINA, ELEMENTOS CÓSMICOS SUBTRANSMUTADOS e etc não fazem sentido nenhum, não existem! Até o Ashtar Sheran, que tá bêbado de novo aqui, percebeu que essa conversa toda aí não tem sentido nenhum!

      Excluir
    6. Pelo que dizem, há mais de 50 anos atrás, o homem já POSOU, SALTITOU, ANDOU DE JIPE no ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO PROJETADO DO NOSSO PLANETA, que chamam erradamente e primitivamente: de LUA.

      Mas que para pisar novamente lá, necessitam de mais 4 anos, e só em 2024.

      E continuam enviando sondinhas: que nem pousam.

      Rs.Rs.Rs.

      Já fazem também DIAMANTES ARTIFICIAIS em laboratórios: Tu comprarias como verdadeiros?

      Na CHINA: vendem de quilo.

      No Brasil, acreditam até em PAPAI-NOEL.

      Excluir
    7. No Brasil e alguns outros países, tem gente que acredita absurdamente que nosso PLANETA seja PLANO:

      Que tenha um DOMO DE VIDRO:

      Rs. Rs. Rs.

      Que astronautas passam horas fora da ESTAÇÃO INTERNACIONAL, e fora da principal CAMADA que protege nosso PLANETA da RADIAÇÃO DESCOMUNAL, emitida pelo DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente como os antigos egípcios chamavam: de SOL:

      Manda eles vestirem as mesmas roupas, e ficarem apenas 5 horas encostados no REATOR TERMONUCLEAR explodido: da velha CHERNOBYL...

      Só pra tu teres uma ideia, quando na copa circulou na internet que terroristas estavam ameaçando explodir, uma das 2 USINAS TERMONUCLEARES do RIO:

      Imediatamente, passei um E-Mail para um oficial do Exército Brasileiro amigo meu, pedindo que ele colocasse o ALTO COMANDO DO RIO: em alerta.

      Preocupado com meus irmãos cariocas e fluminenses: e parentes que residem lá.

      No Brasil e demais países, tem gente que paga milhões de dólares para que seus corpos sem o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV "ENERGIAS VITAIS" que chamam equivocadamente de ESPÍRITO, sejam conservados por criogenia, achando que serão revividos por médicos no futuro:

      Tem gente até que acha, que se tivessem conservado o cérebro de EINSTEIN: a EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA, uma das 3 ENERGIAS que compõem o MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV, assim como as outras 2 EM = ENERGIA MOTRIZ e ED.D. = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO, ainda estaria nele.

      Esse mundo dito cientifico: é muito mentiroso minerin.

      E mosquitin: matando de montin.

      Diabetes, provocando amputações de montin.

      Ser humanozin, vivendo apenas um terçin que quelôniozin:

      Passou dos 40: já está na garantia estendida manozin.

      Tenho quase 60, já pipoquei 19.

      Tô no lucro.

      Se encherem muito meu pacová: muitos vou desmascarar.

      Excluir
    8. Seu Bé Zonifácio, o doutor sugeriu o Sr pegar um artigo de sua escolha do último número da "Science" e comentar, com referências, o que nesse artigo seria fruto de ACHISMOS em vez de pesquisa científica rigorosa.

      Eu achei uma boa ideia. O meu colega que sofre de napoleonismo também disse que seria interessante. O Comandante Ashtar já saiu, mas disse que também apoia a ideia.

      Estamos no aguardo, ó MULTIPLO CIENTISTA AVANÇADO ARLUVIANO.

      Excluir
  2. Kkkkkkk esse cara é Dr em mudar o nome das coisas

    ResponderExcluir
  3. Como tu explicas, o que descobri há muito tempo atrás, está acontecendo meu rapaz?

    REAÇÕES DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA, através de CHUVAS FORTÍSSIMAS, E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS?

    EM SÃO PAULO, RIO, IRÃ...

    BUSCA NA WEB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas seu Bé Zonifácio, a razão do aumento da ocorrência de tempestades de grandes proporções e outros fenômenos atmosféricos já foi explicada: é por conta do aquecimento global.

      Não tem nada a ver com mudar o nome de conceitos que já existem pra ARLÚVIOS, inventar nomes do tipo 3a TRANSMORFIZAÇÃO ELEMENTAR DA ABÓBORA, ou MACRODESPROJEÇÃO CÓSMICA INVERSA ou UNIDADE ELEMENTAR E.V. DO COMBO SKY PRÉ-PAGO e se autodeclarar gênio. Isso até eu que sou doido varrido consigo.

      O que podemos fazer é lutar por mudanças pra frear o aquecimento global e minimizar ao máximo possível os danos já causados.

      #momentosanidade

      Excluir
    2. ZEZIN DO HOSPICIN;

      Muitos das ciências-a-avançar, até o AQUECIMENTO GLOBAL: procuram improcedentemente negar.

      O restante desconhece totalmente: A VERDADEIRA CAUSA DO MESMO.

      Dizem tolamente, que resulta diretamente de AÇÕES HUMANAS lançando CO² na atmosfera do nosso PLANETA, e até mesmo de humanas e bovinas FLATULÊNCIAS, tenha santa paciência!

      Sendo assim, minerin, que gosta de plantar taioba, e criar boizin: vai ficar lascadin?

      Por considerar-te uma pessoa genialíssima, pergunto para você:

      Se não sabem a VERDADEIRA CAUSA DESSE AQUECIMENTO pela não avançada-ciência, saberiam as consequências?

      Outra para você:

      Saberiam o que fazer?

      Se continuarem falando tolices nas mídias, só para inglês ver, e querer aparecer:

      Muitos já morreram: e bilhões irão morrer.

      ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, esses da NASA e ROSCOSMOS que até que dominam algumas tecnologias, mas sobre o TERRÍVEL AQUECIMENTO GLOBAL e MACROCÓSMICO, não sabem nada:

      Necessitariam urgentemente aprender.

      Na matéria mais recente publicada por esse conceituado GALERIA DO METEORITO, te faço mais perguntas: só para ouvir teu grito.

      Hablando español: minerito.

      Excluir
  4. Tu como uma pessoa bem informada sabes que governantes iranianos por falta de chuvas em seu país, acusavam indevidamente israelenses: de estarem por trás disso.

    Agora o IRÃ, que sempre foi um país desértico, está sendo arrasado por INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, que sai levando tudo pela frente: CASAS, CARROS, PESSOAS...

    BUSCA NA WEB.

    Nos meus quase 60: nunca vi coisas assim.

    Quando há muito tempo atrás, postei minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, afirmando e provando que primeiramente, INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, ocorreriam em todo PLANETA:

    Religiosos disseram: DILÚVIOS, não mais ocorrerão!

    Os das ciências-a-avançar, que improcedentemente afirmam que o AQUECIMENTO GLOBAL, provém de FLATULÊNCIAS BOVINAS e HUMANAS... Rs... Mas não param de comer REPOLHO e BIFE...

    Outros que afirmam também improcedentemente, que tem como causa maior AÇÕES HUMANAS LANÇANDO CO² NA ATMOSFERA DO NOSSO PLANETA... Mas não fazem VULCÕES parar de vomitar... E não diminuem a quantidade de LENHA e tamanho da FOGUEIRA que estão fazendo, para aquecer as profundezas dos OCEANOS... Rs...

    Zombavam dizendo:

    Que chuvas que nada... Que INUNDAÇÕES DEVASTADORAS que nada... Tá ficando louco? Tá mais pra SECAS ESTURRICANTES...

    Veja lá o que digo na minha 12° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, para esses das religiões-estagnadas: e ciências-não-avançadas!

    Veremos quem sabe mais:

    Se eu ou eles, que sobre ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA: não sabem nada!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir