100 anos do Eclipse brasileiro que mudou a ciência no mundo todo

100 anos - eclipse sobral
O que aconteceu durante um eclipse observado no Ceará há 100 anos mudou a forma como vemos o Universo


29 de maio de 1919 - há exatamente 100 anos, a Teoria da Relatividade de Einstein era comprovada com a ajuda dos céus cearenses. Um Eclipse Solar Total visto de Sobral, a 230 quilômetros de Fortaleza, não só surpreendeu todos com sua beleza como também mostrou que sim, a luz faz curva, e o tecido do espaço tempo se comportava de acordo com as previsões feitas por Albert Einstein.



Não foi fácil. Por incrível que pareça, o céu não estava tão ensolarado e azul como é o costume da apelidada "Terra do Sol". Mas ainda assim, uma brecha entre as nuvens revelou o momento em que a Lua encobriu todo o disco solar e a mágica aconteceu.

Na época, muitas superstições ainda rondavam eventos como esse, e algumas pessoas se escondiam na igrejinha local temendo o "Apocalipse". De fato, algo estava prestes a mudar, mas nao era nada catastrófico - mudamos a forma como vemos o Universo.

O Eclipse Solar Total visto em Sobral, no Ceará, é considerado um dos eclipses mais importantes da Astronomia, e um dos momentos mais importantes para a ciência.


"Foi um momento de mudança revolucionária, dizer que esse modelo de 'Universo Newtoniano' incrivelmente importante não era o correto", disse Richard Dunn, o pesquisador britânico da Universidade de Leicester. "Essa expedição foi vista como um teste crucial."


Um trabalho de equipe

A colaboração é a chave para que projetos e pesquisas avancem com mais facilidade e êxito. Na época, a colaboração entre ingleses e brasileiros foi crucial para a confirmação da teoria da Relatividade Geral de Einstein. O astrônomo inglês Arthur Eddington, da Royal Astronomical Society contou com a ajuda de Henrique Morize, então diretor do Observatório Nacional, e Sobral foi a cidade escolhida por ter a melhor visibilidade do eclipse. Henrique garantiu suporte logístico e a montagem de uma estação meteorológica no local de observação.

observaçao do eclipse solar total - teoria de einstein - sobral - ceará
À esquerda vemos o astrônomo e diretor do Observatório Nacional Henrique Charles Morize, líder da equipe
brasileira de observações. À direita, os telescópios utilizados para a observação que veio a comprovar
a teoria da relatividade geral de Einstein.
Créditos: Observatório Nacional

Outra comitiva britânica foi enviada para a Ilha do Príncipe, na África - outro local de observação privilegiado. Aqui em Sobral, no Ceará, os ingleses Andrew Crommelin e Charles Davidson se encarregaram pelas observações. Arthur Eddington e Frank Dyson foram à Ilha do Príncipe, onde não foi possível observar nada por conta do mal tempo.

As expedições partiram da Inglaterra em 8 de março. Para chegar até Sobral levou cerca de um mês.


A Teoria

De acordo com Einstein, o espaço e o tempo formam um único tecido, contínuo e maleável, que é distorcido por corpos muito massivos. Quanto mais massivo é o objeto, maior é a distorção causada no tecido espaço-tempo. Até mesmo a luz seria submetida à curvatura do espaço-tempo. Mas como perceber isso?

Um buraco negro distorce de forma significativa o espaço-tempo, assim como aglomerados de objetos, como uma galáxia. Até mesmo uma estrela é capaz de distorcer o espaço-tempo.




Durante um Eclipse Solar Total, o Sol é bloqueado pela Lua e por algum tempo é possível enxergar as estrelas que estão no céu, próximas do Sol. Se soubermos exatamente a posição das estrelas no céu, e observarmos sua posição quando estão ao lado do Sol, durante um eclipse, saberemos se sua luz foi desviada. E foi exatamente isso que eles fizeram.


De acordo com a previsão de Einstein, as estrelas visualmente próximas do Sol sofreriam uma variação de posicionamento de 1,75 segundo de arco (pouco mais do que o tamanho de uma estrela a olho nu). Em novembro daquele mesmo ano, em Londres, os cientistas anunciaram que de fato, Einstein estava certo.

eclipse solar total de 29 de maio de 1919 - comprovação da teoria da relatividade geral de einstein - Royal Observatory - Greenwich
Eclipse Solar Total de 29 de maio de 1919, que permitiu a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
A imagem superior mostra o eclipse em si, e a inferior mostra uma estrela deslocada e em vermelho,
a posição que ela deveria estar se não fosse a interferência gravitacional do Sol.
Créditos: Wikimedia Commons / Royal Observatory / Greenwich

E assim, meio sem querer, por ironia do destino, a Terra do Sol (como é conhecido o Ceará) foi primordial para a observação de um eclipse solar e a confirmação de que o tecido espaço-tempo é curvado pelos objetos de acordo com sua massa.




Graças a confirmação de sua Teoria da relatividade Geral, Einstein passou a ganhar capas de jornais ao redor do mundo, e suas opiniões científicas, filosóficas e políticas passaram a ter grande repercussão junto ao público, e seu nome ganhou enorme relevância no cenário internacional.


Não foi a primeira tentativa

Outras expedições já haviam sido organizadas para observar eclipses solares totais, mas nenhuma delas teve êxito. Uma delas inclusive, foi na cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, no ano de 1912.

Em 21 de agosto de 1914, Einstein planejava testar sua teoria durante um Eclipse Solar Total que se mostrava com as condições perfeitas, mas infelizmente a Primeira Guerra Mundial estourou cerca de um mês antes, arruinando seus planos.


Conheça alguns participantes da pesquisa

Henrique Charles Morize (1860-1930)
Astrônomo, engenheiro e geógrafo francês naturalizado brasileiro, então diretor do Observatório Nacional (ON)

Andrew Crommelin (1865-1939)
Matemático e astrônomo-assistente do Observatório Real de Greenwich

Charles Davidson (1875-1970)
Calculista júnior do Observatório Real de Greenwich

Arthur Eddington (1882-1944)
Astrônomo, físico e matemático, era diretor do Observatório de Cambridge

Edwin Cottingham (1869-1940)
Fabricava relógios de altíssima precisão para pesquisas astronômicas

Allyrio de Matos (1889-1975)
Natural de MT, engenheiro, astrônomo e professor; posteriormente ganhou título honorário da Ordem Rose Blanche, do Governo da Finlândia pelos serviços prestados durante o Eclipse de Sobral





O cronograma do Eclipse

08/MAR/1919
Ambos os grupos partem do porto de Liverpool a bordo do navio SS Anselm. Na Ilha da Madeira, os astrônomos se dividem

23/MAR/1919
É em Belém que Crommelin e Davidson chegam ao Brasil. Com tempo, vão a Manaus para conhecer a Floresta Amazônica

23/ABR/1919
Eddington e Cottingham desembarcam na Ilha do Príncipe e, cinco dias depois, em Roça Sundy, seu ponto de observação

30/ABR/1919
Crommelin e Davidson chegam a Sobral e escolhem a pista do Jockey Clube para montar os instrumentos

29/MAI/1919
Sobral amanhece nublado, mas uma brecha no céu permite as medições

09/JUL/1919
Após um tempo em Fortaleza, Crommelin e Davidson voltam a Sobral para fotografar as mesmas estrelas, só que sem a interferência do Sol

06/NOV/1919
Os resultados foram revelados ao mundo: apontaram que o desvio pendia mais para as predições de Einsten que para as de Newton


Live - 29 de Maio de 2019 e os 100 anos do histórico Eclipse de Sobral

Teremos uma transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube para falar sobre a celebração dos 100 anos do Eclipse Solar de Sobral, onde mostraremos algumas imagens históricas. A live também estará disponível logo abaixo.

Aproveite e se inscreva em nosso canal. Participe também do sorteio (clique aqui e saiba mais).




Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Observatório Nacional / Wikimedia Commons / Royal Observatory / Greenwich
29/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

20 comentários:

  1. Apesar de desde criança meu pai já me dizer e provar que E=MC², independentemente de ser de autoria do Alemão ou do Francês como muitos dizem, ser totalmente improcedente:

    Eu achava que meu pai era o único, que afirmava isso.

    Fiquei sabendo, que concernente a improcedente E=MC², o genialíssimo inventor NIKOLA TESLA, disse:

    "E=MC² atribuída ao Sr. ALBERT EINSTEIN, pode ser comparada a um mendigo vestindo purpura, que apenas ignorantes: adoram como se fosse rei".

    Sei que muitos aqui, até que podem duvidar da genialidade do meu pai, porque não o conhecem pessoalmente, como conheço.

    Mas alguém daqui, poderia duvidar do genialíssimo inventor NIKOLA TESLA?

    ResponderExcluir
  2. A Teoria da relatividade e a Teoria da Evolução são as maiores sacadas do ser humano, alçando Einstein e Darwin à cientistas nível galáctico, dando ferramentas para compreender cada canto do cosmo! Sobral deveria fazer deste dia um feriado,momento histórico da ciência!

    ResponderExcluir
  3. Meu pai diz que ALBERT EINSTEIN, que genialmente afirmou que "PASSADO, PRESENTE E FUTURO, ILUSÃO É":

    Cometeu um erro primário, quando equacionou na improcedente E=MC²: essa ILUSÃO.

    Porque ILUSÃO será sempre ILUSÃO, e nada mais que ILUSÃO.

    Fico imaginando o que você não diriam, se ao invés do genialíssimo NIKOLA TESLA, fosse meu pai, que dissesse:

    "E=MC² atribuída ao Sr. ALBERT EINSTEIN, pode ser comparada a um mendigo vestindo purpura, que apenas ignorantes: adoram como se fosse rei".

    Porque quando TESLA disse isso, chamou todos os cientistas de sua época de ignorantes, chamou também a ACADEMIA SUECA por isso nunca ganhou um NOBEL, e com exceção do meu pai que desde mais jovem, já discutia com doutores de sua família, mostrando e provando diversas improcedências em E=MC²:

    TESLA até hoje, zomba também dos mais de 99,99% dos ditos cientistas da atualidade, que ainda mantém a improcedente E=MC², como sendo o SANTO-GRAU: das equações matemáticas.

    Ao dizer também, que a matemática do eleito queridinho das comunidades científicas e religiosas, era extremamente básica e primária:

    TESLA, O GENIALÍSSIMO E MAIOR INVENTOR DE TODOS OS TEMPOS:

    Passou a ser taxado de não cientista, de apenas um mistico e louco, que consultava os ETS: para obter conhecimentos.

    Isso porque o genialíssimo TESLA, genialissimamente sabia, que não em sua mente mas no COSMOS, uma FONTE DE INESGOTÁVEL CONHECIMENTO: existia.

    Meu pai diz também, que se EINSTEIN fosse essa COCA-COLA toda, teria sido escolhido para chefiar o PROJETO MANHATTAN: no lugar de outro jovem físico JUDEU.

    Meu pai diz e prova, que até mesmo os genialíssimos brasileiros JÚLIO CESAR RIBEIRO DE SOUSA, ALBERTO SANTOS DUMONT, e ROBERTO LANDELL DE MOURA; foram muito mais geniais: que ALBERT EINSTEIN.

    E olhe que por ter descendência judaica por parte de avós paternos, ninguém nesse PLANETA, defende mais os semitas: que o meu pai.

    Mas a verdade tem que ser dita, porque CIÊNCIA: não pode ser ACHISMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Santo GRAU"... "Cansões"...

      Isso aí que se diz "múltiplo cientista" com vários "doutorados". Não sabe nem escrever e quer discutir Teoria da Relatividade.

      Excluir
  4. O compositor é meu pai tio, eu sou decompositor, até mesmo da gramática, como as vezes escrevendo rápido: até mesmo o senhor.

    Estarei me formando como a maioria dos familiares do meu pai: na área da saúde.

    O senhor, já analisou letras de músicas e poesias do meu pai, e até disse que ele como cientista, estava mais para letrista.

    O senhor esqueceu?

    Meu pai, compõe assim:

    O LAMENTO DA SERPENTE.

    Autoria: Boni-Da-Bahia.



    Rabinos e eruditos
    Com quem muito aprendi
    Prestem atenção muita atenção:
    Ao que cantarei aqui.

    A SERPENTE apareceu
    Também para lamentar
    ISRAEL substituído e transferido:
    Para um MAIOR lugar.

    Para o grande PINDORAMA
    PARAÍSO DAS PALMEIRAS
    OCULTADO e REVELADO:
    A um nobre dos PEREIRAS.

    Não por acaso sou JOSÉ
    Grande interpretador
    MÚLTIPLO CIENTISTA AVANÇADO:
    Repentista e cantador.

    Canto a TORAH também TANAKH
    Nos ofertadas pelos os hebreus
    Anteriormente SEMÉRIOS não SUMÉRIOS:
    Porque do nobre SEM nasceram.

    Por QUEM tudo criou
    Leão de Judá também sou REI
    Sou eu quem agora irá mandar:
    Energeticamente em vocês.

    Por vossas tolas vaidades
    Nenhum ficou atento
    Que construíram no BRASIL:
    O 3° GRANDE TEMPLO.

    Assim como ELIAS
    MACEDO sei lá das quantas
    Fez brotar a grande obra:
    De suas fogueiras santas.

    ELIAS prenunciava
    A chegada do MESSIAS
    Que não morreu de uma facada:
    Nem de tiro morreria.

    Querendo ou não o homem é
    Também um Predestinado
    Não será o salvador:
    Nem anticristo apregoado.

    Receberá FAIXA bastão
    Justamente do ELIAS
    Mas deverá ficar atento:
    As oportunas cercanias.

    Casado com uma varoa
    Mulher de oração
    Ninguém tem o que não merece
    De valor em suas mãos.

    Fiquem atentos fiquem espertos
    Que a ERA MESSIÂNICA está chegando
    BRASIL hoje referência:
    E quem está apregoando.

    Muitos dizem saber das coisas
    Apenas sabem quase nada
    Para inteirar-se de algumas coisas:
    DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
  5. Outra letra magistral do meu pai, dentre dezenas de sua autoria.

    AMANTE REQUINTADO - CANÇÃO ESTILO ROMÂNTICO.

    Autoria: José Bonifácio Santos “Boni Da Bahia”.


    Coloca a toalha de renda na mesa
    Dois castiçais duas velas acesas
    Pede pro Charles trazer o salmon
    Abre a garrafa de vinho Bordeaux
    Rosa vermelha arranjo de flor
    Um disco da Nana eu sei o que é bom.


    Depois do jantar nos sirva um vinho do Porto
    Põe pra tocar um gostoso blues
    Pois meu amor está coisa de louco
    Está muito linda
    Em seu vestido azul.


    Lençóis e fronhas egípcias na cama
    A lingerie que eu comprei na Daslu
    Fondue no quarto exalando o aroma
    Vou levar em meus braços
    Seu corpo já nu.


    As quatorze me acorde me traga o Champagne
    O solitário de jade também
    Com sussurros suaves mordidinhas na orelha
    Acordo minha princesa
    Desperto meu bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Galinha não tem dente
      Papagaio tá contente
      Vote tatu pra presidente
      Fora! Morcego, seu descrente!

      Já dei nó em pingo d'água
      Já até desbotei urubu
      De nada disso eu tenho mágoa
      Então vai tomar....... umbú.

      Se cavalo não relincha
      Se robalo não esguicha
      Se gargalo não espicha
      Pra cima deles, Mané Garrincha!

      Excluir
  6. Esse é o homem, que o tio Zé Hospício: diz ser analfabeto.

    Quanto ao MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, que o senhor, chama erradamente de UNIVERSO MATERIAL:

    Meu pai diz acertadamente, que nada, mais nada mesmo: é RELATIVO.

    O senhor e todos os demais que defendem E=MC², deveriam processar postumamente o genialíssimo NIKOLA TESLA, por tê-los chamado: de IGNORANTES CIENTÍFICOS.

    Gostaria de saber se o tio Zé Hospício, também acha que TESLA não foi um cientista, e sim apenas um místico, como muitos dizem?

    ResponderExcluir
  7. Se tio RICHARD o homem das PEDRAS não de crack, permitisse: eu iria postar a letra de um Rock estilo RAUL de autoria do meu pai em homenagem ao genialíssimo RENATO RUSSO, que vem sendo bastante elogiada, aqui na BAHIA.

    Há mais de 30 anos atrás, meu pai trabalhou numa empresa de engenharia aqui de Salvador, e foi colega de um primo: do genialíssimo RAUL SEIXAS.

    Nessa época, chegou até a montar uma banda, que era assistida por muitos nomes famosos: da música baiana.

    Só não estourou nacionalmente, porque ele recebeu uma propostas indecentes, e recusou.

    ResponderExcluir
  8. Considerar umas, ao invés de uma.

    Estou indo para faculdade.

    ResponderExcluir
  9. José Bonifácio, o senhor não é cientista, no máximo pode se considerar artista, trovador e poeta, o que eu não julgo ser ruim.
    Por favor considere urgentemente procurar atendimento no médico especialista para o seu próprio bem.

    ResponderExcluir
  10. Tio Anônimo;

    Quanto a meu pai ser um bom compositor, poeta, letrista e artista: concordo com o senhor, e já disse também para ele.

    O maestro Daniel Damasceno que foi professor de música de UFBA, contou-me que deu apenas 3 meses de aula particular de violão para o meu pai quando jovem, e ficou impressionado quando meu pai mostrou-lhe a composição BOMBOM BOSSA estilo BOSSA-NOVA, que não deixava nada a desejar: ao genialíssimo ANTÔNIO JOBIM.

    Mas discordo do senhor, em meu pai não ser um cientista, e necessitar de tratamento médico.

    Logo no início confesso para o senhor, que também desconfiei. das DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS do meu pai.

    Mas numa sequência lógica, tudo que ele havia me passado num grosso caderno, comecei a perceber que uma por uma: vinha sendo comprovada.

    Pedi que um amigo meu que faz faculdade de física desse uma analisada, ele ficou tão impressionado, que pediu que eu levasse meu pai para passar um fim de semana no sítio dele, e passou a noite toda: conversando com ele.

    Na segunda feira, ele aconselhou-me a abrir um blogger para o meu pai, e postar tudo que estava escrito no caderno.

    Foi aí que nasceu o DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS: que eu administro.

    A partir da semana que vem, devido minha faculdade, não sei se poderei continuar comentando mais aqui e também administrando o blogger, pois não foi postado ainda nem 1/3: do que contém no grosso caderno.

    Tio, o senhor pode até não acreditar, mas dentre os 9 irmãos do meu pai, tem 3 médicos, sendo um deses 3: um psiquiatra há mais de 30 anos, que me disse que o problema do meu pai que sempre foi maluco-beleza: é excesso de genialidade.

    Os malucos beleza tio, fãs do RAUL: são inofensivos a sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, some mesmo e não precisa mais voltar. Se quer inventar teorias da conspiração igual vc faz, vá em sites que publicam esse tipo de maluquice. Aqui é um lugar para discutir ciência séria, não esses delírios seus.

      E procura logo um médico pra tratar esse seu problema o quanto antes.

      Excluir
  11. Tio Anônimo;

    Meu pai disse-me para comentar aqui, só até 5,6,2019. Depois disso, mesmo que peçam: que eu não comente mais.

    Como o senhor ordena sempre para meu pai, procurar tratamento psiquiátrico:

    Será que não é o senhor, quem está necessitando?

    Dizem os psiquiatras, que quando alguém autoavalia-se como equilibrado e julga os outros, como sendo loucos: necessita urgentemente de tratamento psiquiátrico.

    Porque até mesmo um psiquiatra: não pode autoavaliar-se.

    Quando perguntam para o meu pai, se ele é maluco, ele responde:

    Beleza!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk... Olha o spammer e flooder de comentários aí admin.

      Excluir
  12. O senhor já leu O ALIENISTA tio?

    Não seria uma MACHADADA, em sua insana cabeça?

    Tio Zé Hospício, pirou de vez.

    ResponderExcluir
  13. SENHOR ADM DA PAGINA POR FAVOR, REMOVA OS COMENTÁRIOS DA SUA PAGINA POR FAVOR PARA QUE NINGUÉM MAIS COMPARTILHE ALGO

    ResponderExcluir
  14. Tio Anônimo;

    Acesse o canal do OCYS, que sempre nos envia vídeos.

    Veja o vídeo O MUNDO ATINGIDO POR TORNADOS EM 1 DIA E BRASIL EM ALERTA.

    Não só em EUA.

    Na RÚSSIA, várias crianças que brincavam num PULA-PULA: foram arremessadas pelo VENTO.

    Tudo que meu pai DESCOBRIU: está acontecendo.

    Como o senhor irá chamar a 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA tio?

    VENTOLÚVIO ou ARLÚVIO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chega! Chega! Chega! Já encheu o saco cara!

      Excluir
  15. Parei tio Anônimo, só não peçam para o meu pai voltar, e explicar as improcedentes afirmações da próxima matéria publicada: justamente sobre o clima.

    ResponderExcluir