Matéria orgânica extraterrestre foi encontrada em rochas antigas da Terra

materia organica extraterrestre encontrada na terra - africa do sul
Rocha de mais de 3 bilhões de anos contém quantidade significativa de matéria orgânica - e ela foi formada aqui na Terra


Pesquisadores franceses e italianos descobriram a primeira evidência de carbono extraterrestre nas próprias rochas terrestres e não em meteoritos. As amostras da África do Sul, formadas há 3,3 bilhões de anos abrem um novo leque sobre a possibilidade de vida fora da Terra, sobretudo, da vida estar se espalhando por todo o Universo.



Conforme relatado na revista Geochimica et Cosmochimica Acta, a equipe usou uma técnica conhecida como ressonância paramagnética eletrônica para estudar a composição química do sedimento. Eles encontraram duas camadas de matéria orgânica insolúvel em uma das amostras. Uma das amostras tem composição similar a muitas rochas coletadas ao redor do mundo, portanto os cientistas confirmaram se tratar de uma rocha terrestre. Já a outra amostra parece ser bem diferente.

A composição da segunda camada de rocha não se assemelha a nada encontrado na Terra, porém sua composição rica em material orgânico e hidrogênio bate com meteoritos do tipo condrito carbonáceo - uma classe específica e relativamente rara de meteoritos.


A camada tem cerca de 2 mm de espessura, e provavelmente foi formada após impactos de meteoritos. Os pesquisadores também descobriram nanopartículas de espinélio de ferrita enriquecidas com níquel e crômio - minerais comumente formados quando meteoritos entram na atmosfera.




A 3,3 bilhões de anos atrás, o nosso planeta era um lugar bastante diferente desse que conhecemos hoje. Os micróbios só existiam por algumas centenas de milhões de anos, e a atmosfera não possuia o oxigênio que respiramos.

Montanhas de Barberton Greenstone Belt
Montanhas de Barberton Greenstone Belt, onde as rochas foram coletadas.
Créditos: Beate Wolter / divulgação

Os pesquisadores sugerem que, quando o antigo meteorito chegou ao nosso planeta, lançou no ar um material à base de carbono que se instalou em uma camada antes de ser coberto por cinzas vulcânicas. Se assim for, é possível que esta amostra seja apenas uma de muitas.




"A matéria orgânica dos meteoritos ricos em carbono deve ter caído a uma taxa bastante alta", disse a autora sênior Frances Westall, do Centro de Biofísica Molecular CNRS, em Orléans, na França.

Camadas semelhantes podem estar escondidas em outras partes do mundo, mas encontrá-las não é fácil. Não só as rochas mudam com o tempo, mas o material orgânico, mesmo de meteoritos, pode ser incorporado ao ciclo do carbono absorvido pelos organismos vivos.




As descobertas além de abrir um novo leque de possibilidades com relação a material orgânico sendo entregue em mundos espalhados pelo Sistema Solar, pode, em contra-partida, dificultar a identificação de amostras de material orgânico encontradas em outros planetas, como Marte, por exemplo. Matéria orgânica produzida por organismos vivos extraterrestres podem estar misturadas com matérias orgânicas entregues por meteoritos, e isso exigirá técnicas sofisticadas para distinguir entre os dois.


Imagens: (capa-Fyre Mael/Flickr/divulgação) / Beate Wolter / divulgação
28/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

18 comentários:

  1. Mais uma vez meu pai estava certo, quando descobriu que a VIDA sempre esteve em nosso PLANETA-H desde o início, ainda na 1° ERA PREDOMINANTE DO ELEMENTO FOGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o Beu Sé Frosinácio descobriu que a VIDA, nome pelo qual os burros atrasados erradamente chamam o CONJUNTO DE REAÇÕES BIOQUÍMICAS INTRACELULARES, surgiu na Terra, nome erradamente dado ao TERCEIRO PLANETA DO SISTEMA SOLAR - TERCEIRO porque tem dois antes dele; SOLAR pois orbita o SOL - há aproximadamente 3 bilhões de anos nas águas dos oceanos, o nome erradamente dado aos CORPOS DE ÁGUA SALGADA QUE COBREM CERCA DE 70% DO PLANETA.

      Ele descobriu isso lendo um livro qualquer de biologia e depois mudando arbitrariamente os nomes das coisas, na maioria das vezes com a ajuda de um dicionário.

      No final, ele falou: "pqp, sou inteligente pakaray! Todo o resto do mundo é burro!"

      O doutor aqui do hospício pediu pra avisar que temos uma pequena biblioteca aqui. Inclusive, temos dicionário, assim o seu Bé Zonifácio pode continuar mudando os nomes das coisas e se achando um gênio por isso.

      Temos livros de gramática também, pra ajudar: a perder: o costume: de usar: dois pontos: compulsivamente.

      Excluir
  2. Tio Zé Hospício, não seja injusto, pois nunca o chamamos de burro. Ao contrário,
    sempre dissemos que o senhor, tio Anônimo e tio Richard: são inteligentes.

    Meu pai ri muito, quando chamam ele: de analfabeto científico.

    Ele diz que só é analfabeto, das ciências-ainda-a-avançar.

    A propósito tio, o senhor precisa definir:

    TERRA, é uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, ou PLANETA?

    Porque se for PLANETA, o que o senhor chama de MARTE: pode também ser AR.

    ResponderExcluir
  3. Tio Zé Hospício;

    Outra pergunta pro senhor responder, junto com a primeira acima.

    Os que denominam nosso PLANETA como GAIA, seriam GAIÚDOS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, que história maluca é essa de chamar a Terra de Gaia? É o seu mais novo delírio? Gaia era a deusa grega da terra - que aliás, na mitologia romana era chamada de Terra. Curioso não?

      O Sr já parou pra analisar que todos os planetas do Sistema Solar levam nomes de deuses romanos? Então, se o Sr quiser mudar o nome da Terra para Gaia, terá que mudar o de Mercúrio para Hermes, o de Vênus para Afrodite, o de Júpiter pra Zeus...

      Agora, chamar Marte de ar, aí já é pro doutor aqui do hospício analisar. Será que o Sr não está confundindo com Ares, o nome grego do deus da guerra?

      Essa maluquice sua de mudar os nomes das coisas e se achar um gênio por isso é hilária! Ah, na biblioteca aqui do hospício também tem livro sobre mitologia. VEm passar uns tempos aqui, o Sr pode ler enquanto se trata.

      Excluir
  4. Tio Zé Hospício, meu pai nunca chamou nosso PLANETA-H, de GAIA.

    Mas se o senhor consultar na WEB, o senhor encontra milhões.

    Meu pai chama corretamente, de ainda 3° ELEMENTO, do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que os primitivos também chamam: de SISTEMA SOLAR.

    Meu pai nunca foi GAIÚDO, apesar de ser casado com uma mulher 17 anos mais nova que ele, lindíssima e inteligentíssima: que é minha mãe.

    Acho que a única coisa que atrai minha mãe, em relação ao meu pai: é a genialidade dele.

    Porque pensa num cara feio! Mais feio que filho de coruja!

    Como todos que desenvolvem ciências no Brasil, mais duro que "P" de tarado...

    Vendeu 2 carros que minha mãe tinha, para meter em ESTUDOS E PESQUISAS.

    Meu pai é genialíssimo tio, mas também é: meio maluco beleza.

    Como ele já compôs mais de 30 cansões, e canta muito mais que ANDREA BOCELLI: eu acho que ele, deveria ter sido artista, no lugar de MÚLTIPLO CIENTISTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Cansões"

      Professor Paquale teria um ataque cardíaco se visse isso.

      Excluir
    2. Então seu pai é cientista? Para qual universidade ele trabalha?

      É estranho, por que eu não encontrei o currículo dele no Lattes e nem achei nenhum trabalho dele em periódicos indexados.

      Deve ser por que ele só é cientista na cabeça dele.

      Excluir
    3. VÃO SE PREOCUPAR COM COISAS SÉRIAS...VOCÊS DEVEM TER VOTADO NO "BOSTANÁGUA...

      Excluir
  5. Tio Rafael Martins;

    O professor Pasquale, é professor de gramática e literata, da língua portuguesa.

    Meu pai apesar de gostar muito de poesia, e compor canções: não se coloca como tal.

    Mas pelo menos não decompõe a MPB, como muitos estão fazendo atualmente.

    ResponderExcluir
  6. Tio Anônimo;

    Ter ciência, é ter conhecimento sobre algo.

    Independentemente desse conhecimento ser até mesmo ENERGÉTICO ESPECIAL NÃO ATÔMICO, que chamam de ESPIRITUAL.

    Qualquer pessoa que procriou alguma coisa, em qualquer área: desenvolveu ciência.

    Salomão, autor da modalidade do sexo oral: foi um cientista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu blog, você diz ser "doutor" em várias áreas da ciência. Só pra constar, que nomear para si títulos acadêmicos que não possua é considerado crime de falsa identidade. Pode ver aqui: https://ebradi.jusbrasil.com.br/artigos/562690468/o-que-e-o-crime-de-falsa-identidade

      Mas no seu caso creio que não tenha risco, já que é um caso de transtorno mental mesmo.

      Excluir
    2. Salomão inventor do sexo oral kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Jesus amado! chega de internet por hoje!

      Excluir
    3. Tio Anônimo;

      Meu pai diz ser doutor pioneiro, como também Hipócrates dizem ser da Medicina, e pelo o qual todo formando em medicina: faz o juramento de Hipócrates.

      O senhor poderia me dizer em qual museu do mundo, posso encontrar o diploma de Hipócrates?

      Em filosofia: o de PLATÃO?
      E em filosofia existencialista: o de SALOMÃO?

      Doutor pioneiro: é doutor pioneiro tio.

      Excluir
    4. Acontece que naquela época não existiam centros do saber que formavam os pensadores e pesquisadores. Hoje em dia, toda a produção científica está centralizada nas universidades e faculdades. Só as instituições credenciadas podem outorgar títulos acadêmicos.

      Se fosse do jeito que você pensa, qualquer um poderia inventar uma nova área e clamar para si a autoridade de "doutor em" tal coisa.

      Quer ser cientista? Simples: faça uma graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado na sua área de interesse e poderá justamente intitular-se doutor. Pelo quanto você se acha inteligente, que já disse aqui que precisariam de 10 Einsteins para chagar a você, isso deve ser fácil.

      Quer inaugurar uma nova área do saber? Depois de concluir seu doutorado, junte evidências suficientes e mostre o porquê se deve abrir um novo campo de pesquisa.

      Intitular-se doutor sem ter doutorado, além de ser de uma pedância extrema, é um desrespeito para com quem realmente passou anos da vida em uma universidade labutando e se dedicando à pesquisa séria.

      Mas como o seu caso é evidentemente o de alguém com algum problema de cabeça, dá pra se relevar.

      Excluir
    5. Tio Anônimo;

      O senhor como um homem que diz ser bastante informado, ainda não ouviu catedráticos dizerem nas TVs e matérias jornalísticas, que doravante, muitas profissões seriam extintas, e que surgiriam milhares de profissões novas, que teriam seus pioneiros?

      O senhor mesmo, poderia se tornar por exemplo doutor pioneiro em registros dos nomes que realmente chegassem ao ainda 4° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que assim como os antigos romanos: o senhor chama de MARTE.

      Tio Zé Hospício, poderia se tornar doutor pioneiro, especializado em LOUCURA CÓSMICA, abrindo o primeiro consultório: no PLANETA VERMELHO.

      Quem iria processá-lo por isso?

      Tem uma brasileira, que já se candidatou a ser a primeira a tripular uma espaço-nave, rumo ao 4° ELEMENTO.

      Nesse caso, seria doutora pioneira em atravessar CINTURÕES, que não fossem de couro-cru.



      Excluir
  7. Tio Leandro;

    Salomão, foi o maior garanhão, de todos os tempos!

    O famoso esfoladinho, chamado também de linguinha de ouro: pela rainha de Sabá.

    Dizem, que entre um homem e uma mulher, autor do sexo anal: ele também é.

    Meu pai diz, que se tem um cara que ele gostaria de ter sido: esse cara foi SALOMÃO.

    Que de tão sábio que era, ao invés de viver fazendo guerras: vivia nos meios das pernas.

    Leia Cantares.

    ResponderExcluir