Volta do homem à Lua até 2024 é anunciada pela NASA - será que agora vai?

missão Artemis - volta do homem a Lua
O retorno à superfície lunar foi antecipado - o que podemos esperar, e o que se sabe até agora?


A NASA planejava colocar astronautas na Lua até 2028, de acordo com a Diretiva de Políticas Espaciais 1, assinada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump em 2017. Recentemente, o vice-presidente Mike Pence anunciou que a data prevista para retorno lunar tripulado passou para 2024.



O cronograma "acelerado" aumenta os riscos técnicos do recém-nomeado programa Artemis da NASA. Agora será mais difícil desenvolver e testar as tecnologias necessárias no menor tempo disponível. Mas de acordo com o administrador da NASA, Jim Bridenstine, a agência espacial norte-americana está confiante para enfrentar esse desafio e ressaltou que a mudança no cronograma reduz o segundo maior fator de risco para qualquer programa espacial - o político.

A fim de auxiliar a missão tripulada com destino à Lua, ela foi adiantada. "Aceleramos o programa. Basicamente, quanto mais curto o tempo, menor será o risco político", disse Jim Bridenstine. "Em outras palavras, podemos atingir o estágio final."


O estágio final, a propósito, não é o pouso em 2024, que seria a primeira visita tripulada à superfície lunar desde a missão Apollo 17, ocorrida em dezembro de 1972. Na verdade, essa viagem está sendo utilizada como o primeiro grande passo para uma presença sustentável e de longo prazo na superfície lunar. Além disso, tudo que for aprendido durante o programa Artemis, será utilizado para missões com destinos um pouco além da Lua. Sim, estamos falando de Marte.




Vários passos devem ser concluídos para que a missão Artemis ocorra: a cápsula tripulada, Orion, deverá ser lançada a partir do Sistema de Lançamentos Espacial (SLS), e uma pequena estação espacial deverá orbitar a Lua - a chamada Gateway.

Conceito da estação espacial Gateway
Conceito da estação espacial Gateway.
Créditos: Wikimedia Commons

Se tudo correr conforme planejado, a Estação Espacial Gateway servirá como um centro de exploração lunar. Missões de superfície, tripuladas e não-tripuladas, partirão do posto avançado em órbita.




Na mitologia grega, Artemis (filha de Zeus e irmã gêmea de Apollo) é a deusa da Lua, da caça, das florestas e da arqueria.

A NASA não divulgou estimativas sobre a quantia financeira necessária para a conclusão da missão Artemis até 2024. Rumores de que seriam necessários pelo menos 8 milhões de dólares por ano, pelos próximos cinco anos, foram desmentidos por Bridenstine. "Esse valor é alto demais".




Vale ressaltar que até lá, muita coisa pode ser alterada. Apesar da promessa de retorno à Lua ter sido adiantada para 2024, e o "risco político" ter sido minimizado, ele ainda existe, e claro, imprevistos também podem ocorrer.


Imagens: (capa-NASA/divulgação) / Wikimedia Commons
14/05/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

17 comentários:

  1. Esse será que agora vai?

    Significa que nunca foram: e que não podem ir.

    ResponderExcluir
  2. Com essas roupinhas, o máximo que conseguem é consertar furos na EI, porque orbita nosso PLANETA, muito abaixo dos ESCUDOS PROTETORES, conhecidos como CINTURÕES DE VAN ALLEN.

    Se com elas não conseguem ficar sequer uma hora próximos a um REATOR ATÔMICO TERMONUCLEAR EXPLODIDO, como conseguirão colonizar o ainda 4° ELEMENTO, que chamam primitivamente de MARTE?

    Zé Hospício, que só conhece cinturões de couro cru, acredita nesses ACHISTAS meu rei.

    Vão pisar em solo avermelhado de ferro, mineiro ou paraense, e dizerem:

    Um pequeno passo para o Zé Hospício, e uma grande enganação: para a humanidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinturão de couro cru...Kkkkkkk..Ora, ora pois, pois. Essa foi Freuda.

      Excluir
  3. Kkkk....Irão tentar em 2024. Temos: 2001, Uma Odisséia no Espaço; Interestelar; Perdido em Marte. Agora esse "filme" aí é aquele chamado : A Volta dos Que Não Foram. Me poupem.

    ResponderExcluir
  4. Seu Bé Zonifácio, o Sr já parou pra pensar que essa sua mania de mudar os nomes das coisas não é muito prática?

    Imagina como faríamos pra reclamar do calor? "Que calor duskaray! O REATOR ATÔMICO TERMONUCLEAR EXPLODIDO tá pelando!"

    Ou quando alguém for comentar sobre a Lua: "O ESTABILIZADOR GEOMAGNÉTICO DA TERCEIRA FASE DAS ONDAS DE WI-FI está na fase crescente".

    Não daria muito certo não.

    ResponderExcluir
  5. O retorno a lua, algo muito esperado por todos, ou quase todos. Ainda que existam alguns que teimem em dizer que nunca pisamos nela.

    ResponderExcluir
  6. Só não seja TERRAPLANISTA, porque assim tu terias muito menos juízo que o Zé Hospício, que também acha que o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO DO NOSSO PLANETA, que estabiliza a ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS, seja isso:

    LUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, que diferença faz chamar de Lua ou de ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO DO NOSSO PLANETA (em caixa alta)?

      Se mudar o nome vai mudar o funcionamento do sistema?

      O seu Ishiro falou que lá no Japão eles chamam a Lua de "tsuki" e nem por isso ela vira uma coisa diferente só por chamarem ela por outro nome.

      Excluir
  7. Mas os mineiros, como tu dizes que és: não gostam que os paulistas lhes chamem, de baianos cansados.

    Como os baianos também reclamam, quando paulistas improcedentemente chamam SERGIPANOS, ALAGOANOS, PERNAMBUCANOS, PARAIBANOS, CEARENSES, PARAENSES, MARANHENSES e PIAUIENSES: todos de baianos.

    Tubarão também tem cabeça-chata, e baiano não é.

    Todas as vezes que vou a SÃO PAULO CAPITAL, e escuto um paulistano que vê uma barbeiragem no trânsito, chamar de BAIANADA:

    De mim, faixa-preta de TA-COM-DOR, discípulo de seu FUJIRONAKOMBI: recebe uma porrada.

    Literalmente!

    Entendeu Pedro Manicômio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, quando te confundem com cearense, o Sr automaticamente deixa de ser baiano e se transforma em nativo so Ceará só por terem se enganado quanto a sua procedência?

      Então é por isso que o Sr acha que acontecem os desastres naturais? Porque chamam o Sol de Sol, ou a Lua de Lua, mas como não são os nomes deles, eles ficam irritados e aumentam a temperatura pra ferrar com a gente?

      Uai, bem que o doutor falou que o Sr tá maduro pro hospício mesmo!

      Excluir
  8. Zé Hospício, já que denominar não importa, por que tu te importas tanto, quando denomino como ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO DO NOSSO PLANETA, o que tu como todo mundo, chamas de LUA?

    Não já disse o maior gênio da dramaturgia brasileira, que toda unanimidade é burra?

    Como burro não sou, não chamo de LUA: o ESTABILIZADOR.

    E também não sou lunático, assim como o senhor.

    Tomou o remédio? Tomou?

    Vou fingir que pra ti perdi: e tu finges que me ganhou.



    ResponderExcluir
  9. É o que eu tô tentando te explicar, seu Bé Zonifácio. Uma coisa é se confundir, outra coisa é mudar intencionalmente nomes das coisas sem necessidade nenhuma. Por que raios mudar o nome da Lua, se é chamada assim em português desde que o idioma surgiu lá pelo século X ou XI? Que necessidade tem isso?!

    E, se "toda generalização é burra", isso também se trata de uma generalização(está se dizendo que TODA generalização é burra); logo, também é burra.

    Ah, tomo meus remédios todo santo dia, afinal, é pra isso que serve o hospício, né? E o Sr, já procurou um psiquiatra pra ele te passar um remédio que faça sumir essa mania de se achar um gênio por mudar os nomes das coisas? É sério, seu Bé Zonifácio, se consulta logo que é mais fácil de tratar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi José Bonifácio que disse que toda unanimidade é burra, foi o Nerson, não da Capitinga.

      O primo da Cláudia Rodrigues.

      Excluir
  10. Esse espaço para comentários virou um chat de dois chatos.

    ResponderExcluir
  11. Como tu, vale por dois, tu e tu mesmo: Anônimo identificado.

    ResponderExcluir
  12. Esse blog já teve comentários mais eruditos. Acho que os comentários deveriam ser analisados por alguém do blog antes de ser postados, se não vira esse "oceano de tolices" onde só em pensar em lê-los já é um erro.
    Fica a dica ADM. A proposito: Excelente conteúdo! Acompanho vocês há anos e a qualidade vem se mantendo. Muito bom! Parabéns!!!

    ResponderExcluir