Bola de fogo risca céus do sul do Brasil e assusta observadores

Meteoro super brilhante risca céus do Rio Grande do Sul e pôde ser visto de Santa Catarina e Paraná nessa quinta-feira 06 de junho
Podendo ser visto a partir de várias cidades de toda a região sul, o meteoro super brilhante assusta moradores e é registrado em vídeos


Na noite dessa quinta-feira, 06 de junho de 2019, por volta das 22h30 (horário local) uma bola de fogo riscou os céus de toda a região sul do país, incluindo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.



Até o momento, mais de 70 relatos foram registrados na ferramenta Reporte Um Bólido. O meteoro super brilhante teve uma duração de mais de 20 segundos, e seu brilho chamou a atenção.

A trajetória do meteoro, de norte a sul, ocorreu sobre o estado do Rio Grande do Sul. A entrada do meteoroide ocorreu sobre a região onde se encontra a cidade de Horizonte, no Rio Grande do Sul (próximo à fronteira com a Argentina), desaparecendo sobre a cidade de Eugênio de Castro, também no Rio Grande do Sul.





No mapa abaixo, as cores quentes representam as regiões onde mais relatos foram registrados. Observadores de Porto Alegre, capital do RS, também relataram o avistamento do bólido, apesar de ter ocorrido a mais de 300 km de distância à noroeste.


Bolido Sul do Brasil em 06 junho 2019
Créditos: AMS / EXOSS

Observadores de algumas cidades do Uruguai, Paraguai e Argentina também conseguiram observar o meteoro super brilhante.




Se você viu essa bola de fogo nessa quinta-feira, deixe seu relato (clicando aqui). Sua ajuda contribui significativamente no estudo de meteoros e na pesquisa científica brasileira.


Live - Bola de Fogo no sul do Brasil

Teremos transmissão ao vivo em nosso canal no Youtube, com atualizações, imagens e vídeos desse evento. A live acontece nessa sexta-feira (07) e terá início às 20h00.

Aproveite e se inscreva em nosso canal. Participe também do sorteio que acontece nesse domingo!




Imagens: (capa-divulgação) / EXOSS / AMS
07/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Eu vi aqui de foz do iguaçu na hora pensei. Que ia acabar o mundo , mais foi lindo nunca tinha visto . Eu estava no show da marilia Mendonça. Quando minha Amiga me cutucou. E fez eu olha no céu daí todo mundo que estava no show começou a grita olho no céu tinha mais de 60 mil pessoas olhando aquela bola de fogo no show .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa que sorte!! Deve ter sido sensacional! Imagina só olhar pro céu e ver um trem desse?

      Por que aqui em Minas não acontece esse tipo de coisa? :/

      Tenho um primo que mora em São Thomé das Letras que vive indo caçar disco voador nos fins de semana mas nunca conseguiu ver nem disco voador, nem meteoro, nem nada. É questão de estar no lugar certo na hora certa mesmo.

      Excluir