Chegou o pico de uma das maiores chuvas de meteoros do ano, mas ela acontece durante o dia

chuva de meteoros durante o dia
Conheça a chuva de meteoros Arietidas e veja como observá-la


No dia 5 de junho, o Radar Canadense de Órbita de Meteoros (CMOR) detectou um aumento na atividade de meteoros. "Esses são os meteoros da chuva Arietidas", disse Peter Brown, da Universidade de Western Ontario. "Acreditamos que eles se originam do cometa 96P/Machholz".



O ponto destacado por cores quentes mostra a região do céu onde a ionização dos meteoros foi detectada com maior frequência pelo radar CMOS. Repare: eles não ocorrem longe do Sol. Muito pelo contrário.

ARIETIDAS - CMOR - CANADA
Chuva de meteoros Arietidas é registrada durante o dia pelo radar CMOR.
Créditos: CMOR

"A Arietidas (ou Ariétidas) é a quinta chuva de meteoros mais forte do ano detectada pelo CMOR", afirma Peter Brown. "Os meteoros resultantes dessa chuva provavelmente estão relacionados a um complexo fluxo de detritos produzidos pelo rompimento de um grande cometa há milênios..." Por outro lado, alguns astrônomos relacionam essa chuva de meteoros a um asteroide chamado Icarus.

Ironicamente, essa que é considerada uma das maiores chuvas de meteoros do ano, não pode ser vista com facilidade. Na verdade, é bem difícil observá-la a olho nu, já que ela acontece durante o dia. A única chance de observar algum meteoro (com muita sorte) é pouco antes do amanhecer, quando a constelação de Áries está despontando no horizonte nordeste.


A taxa de meteoros dessa chuva é bastante alta, chegando a pelo menos 60 meteoros por hora. Nesse ano de 2019, Peter Brown está otimista, e espera que o radar CMOS detecte pelo menos 1 meteoro a cada 20 segundos.


Como observar a chuva de meteoros Arietidas?

E como foi dito anteriormente, é possível observar alguns meteoros dessa chuva. "Um meteoro da chuva Arietidas visto por um observador é bem impressionante, já que eles são todos Earthgrazers (rasantes)", diz Peter. "Eles rasgam a atmosfera quase na horizontal acima de nós", completa ele.

Chuva de meteoros Arietidas
Radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Arietidas.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito
Clique na imagem para ampliar

Olhe na direção nordeste do céu um pouco antes do dia clarear - é de lá que os meteoros surgirão. Eles não alcançam uma altitude elevada no céu, uma vez que a constelação de Áries (que é seu radiante) nasce no leste cerca de 45 minutos antes do Sol.


Outro fato curioso é que a chuva de meteoros Arietidas tem seu pico (momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada) bastante longo.




Ao contrário da maioria das chuvas de meteoros, que têm picos que duram um ou dois dias, a Arietidas tem um pico que pode durar até 5 dias ininterruptos. Ainda segundo Peter Brown, o melhor momento para observar essa curiosa chuva de meteoros é entre os dias 6 e 12 de junho, e claro, ela acontece todos os anos.


Chuvas de meteoros diurnas

Quando o assunto é chuva de meteoros que acontecem durante o dia, junho é um dos melhores meses do ano. Quando a chuva Arietidas perder força, teremos o pico da Zeta Perseidas em 13 de junho, e depois, da Beta Tauridas em 29 de junho.

A chuva de meteoros Beta Tauridas é muito interessante porque, além de ser uma chuva de meteoros que acontece durante o dia, os pesquisadores suspeitam que ela seja associada ao evento de Tunguska, ocorrido em 30 de junho de 1908, quando um asteroide explodiu sobre uma floresta na Sibéria derrubando mais de 80 milhões de árvores em uma área muito maior que toda a cidade de São Paulo.




Neste ano, a partir do dia 24 de junho, a Terra fará sua máxima aproximação com a nuvem de detritos Taurid - a maior aproximação desde 1975. Muitos astrônomos ao redor do globo irão realizar observações com grandes telescópios a fim de analisar se há objetos maiores, como asteroides, que poderiam representar algum risco para o nosso planeta. Só nos resta cruzar os dedos.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / CMOR / STELLARIUM / Galeria do Meteorito
06/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário