Censo espacial: Nova pesquisa vai contar estrelas e galáxias do hemisfério sul

Censo espacial - Nova pesquisa vai contar estrelas e galáxias do hemisfério sul
Projeto pretende catalogar aproximadamente 1,500 galáxias em um perímetro de 120 milhões de anos-luz


No início acreditava-se que o Universo possuía 100 bilhões de galáxias, depois os números foram atualizados para cerca de 2 trilhões, o que mostra que o cosmos parece ser mesmo infinito (ou bem próximo disso)...



Agora a pesquisadora Karín Menéndez-Delmestre, que trabalha no Observatório do Valongo (UFRJ), pretende dar seguimento ao projeto de catalogar 1.500 galáxias situadas até 120 milhões de anos-luz, chamado de Canga (Census of Austral Nearby Galaxies), depois de ter recebido um aporte de R$1 milhão do Instituto Serrapilheira para financiar o projeto.




O objetivo do estudo é compreender melhor as estruturas que são observadas em galáxias locais, como seus núcleos, braços espirais, barras etc. Depois disso poderá ser possível estabelecer uma média da distribuição de massa estelar em diferentes tipos de galáxias, possibilitando compreender melhor como a matéria se distribui dentre as galáxias.

KARÍN MENÉNDEZ-DELMESTRE, PROFESSORA ADJUNTA NO OBSERVATÓRIO DO VALONGO (UFRJ) DESDE 2011.
Karín Menéndez-Delmestre, professora adjunta no Observatório do valongo (UFRJ) desde 2011.
Créditos: divulgação

A pesquisadora Karín Menéndez tem desenvolvido diversas campanhas de observação, contando com grandes telescópios. Um exemplo foi a utilização do SOAR (Telescópio de Pesquisa Astrofísica do Sul), localizado no Chile, a 2.400 metros de altitude no topo dos Andes.




Entender a distribuição de galáxias, suas formas e a quantidade de estrelas que cada uma possui, vai nos beneficiar com um mapa cósmico surpreendente, e além disso o estudo serve também como base para determinar como realmente deve ser a nossa própria galáxia, a Via Láctea. Já que não podemos sair daqui para conhecer seu formato e aparência, nada melhor do que observar nossos vizinhos, afinal, eles dizem muito sobre nós...


Imagens: (capa-NASA/ESA/J. Lotz/STScI) / divulgação
19/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário