Não é estrela: Encontro celeste chamará a atenção do mundo nessa terça-feria (18)

lua e saturno juntos no céu
Lua e Saturno estarão coladinhos no céu noturno nessa terça-feira (18)


Hoje, dia 18 de junho, você verá um encontro magnífico nos céus. Não estamos falando do encontro da Lua com Júpiter (corrido em 16 de junho) ou da Lua que esteve entre Júpiter e Saturno (em 17 de junho). Hoje (18) o nosso satélite natural ganha um companheiro que chamará a atenção de todo mundo que tiver o privilégio de olhar para o céu à noite.



O que se parece com uma estrela, coladinha com a Lua, é na verdade o planeta Saturno - o gigante de anéis estará a menos de um grau de distância da Lua.




Assim que a noite se iniciar, olhe à leste e você verá a Lua nascer com o que se parece uma joia pendurada. Essa "joia", o planeta Saturno, irá percorrer todo o céu noturno ao lado da Lua. Os dois astros irão se aproximar cada vez mais, chegando no auge à 00h09 pelo horário de Brasília já do dia 19 de junho (03h09 pelo horário internacional).


No extremo sul do Brasil será possível observar a Lua encobrindo Saturno - fenômeno astronômico que ganha o nome de ocultação. Infelizmente, a ocultação de Saturno pela Lua só poderá ser vista no extremo sul do Brasil. Mesmo em Porto Alegre, RS, não será possível observar a ocultação.

Lua e Saturno nos céus em 18 de junho de 2019
Olhe a leste no início da noite dessa terça-feira, 18 de junho de 2019, e veja o encontro magnífico entre Lua e Saturno.
Acima, podemos ver ainda Júpiter e a estrela Antares.
Créditos: STELLARIUM

Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar, está em oposição. Na verdade, o auge dessa oposição ocorreu no dia 10 de junho, portanto, durante as próximas semanas, ele permanece com uma altura privilegiada no céu noturno.


Saturno, por sua vez, está se aproximando de sua oposição, que acontece no dia 9 de julho. Assim como Júpiter, Saturno também está em sua melhor época de obervação.




Em breve teremos observação do céu com telescópio, aproveitando a época dos gigantes do nosso Sistema Solar. Inscreva-se em nosso canal no Youtube para ficar por dentro de tudo!


Imagens: (capa-STELLARIUM) / STELLARIUM / divulgação
18/06/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário