10 curiosidades sobre a ida do homem à Lua que você nem imaginava

10 curiosidades sobre missão apollo 11
Em 20 de julho de 1969, o ser-humano pisava na Lua pela primeira vez - e alguns fatos em torno dessa histórica missão chamam a atenção


Que a missão Apollo 11 foi a primeira a colocar os primeiros seres-humanos na Lua, todos já sabemos. Por outro lado, alguns fatos curiosos caíram no esquecimento...



Reunimos aqui 10 curiosidades imperdíveis sobre o primeiro pouso do homem na Lua. Confira:

1 - Foram necessárias 400 mil pessoas para levar o homem à Lua (desde engenheiros, programadores até os costureiros que faziam os trajes espaciais...)

2 - No caminho para a Lua, para regular a temperatura da nave, era necessária uma manobra conhecida como "espeto de churrasco", ou seja, a nave ficava girando para controlar a temperatura e evitar superaquecimento




3 - A famosa frase de Neil Armstrong foi mal-interpretada. Ao invés de ter dito "That's one small step for men. One Giant leap for mankind" (É um pequeno passo para o homem... Um gigante salto para a humanidade), Armstrong afirma ter dito "That's one small step for "A" man. One Giant leap for mankind" (É um pequeno passo para "UM" homem... claramente se referindo á ele, e não à humanidade em geral)


4 - Os cientistas acreditavam que algumas partes da Lua poderiam ser como pântano, que poderia até mesmo engolir a nave de pouso

5 - A missão Apollo 11 foi a que conseguiu colocar os primeiros seres-humanos na Lua (Buzz Aldrin e Neil Armstrong), porém, o programa Apollo consistiu em 17 missões entre as décadas de 1960 e 1970, sendo que 12 pessoas chegaram a pisar na Lua

Astronauta da missão Apollo 14 coletando amostras da superfície lunar
Astronauta da missão Apollo 14 coletando amostras da superfície lunar.
Créditos: NASA

6 - 2.196 amostras de fragmentos da Lua foram coletados durante as 6 missões Apollo que tocaram o solo lunar. A NASA dividiu essas peças em 140.000 fragmentos, com um peso total de 382 kg (praticamente o peso de um cavalo). 85% desse material ainda está de posse da NASA, sendo que os outros 15% foi destinado a museus e estudos em outros laboratórios.




7 - Dos 140.000 fragmentos lunares trazidos pelas missões Apollo, 6 amostras são consideradas as mais valiosas, já que nunca foram retiradas do pacote lacrado ainda na Lua

amostras lunares da missão Apollo 11 chegando em laboratório da NASA
Amostras lunares da missão Apollo 11 chegando em laboratório da NASA.
Créditos: NASA

8 - Buzz Aldrin e Neil Armstrong permaneceram em superfície lunar por 2 horas 31 minutos. Michael Collins (astronauta que permaneceu em órbita) não chegou a pisar no solo lunar


9 - Ao chegar de volta na Terra, Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins permaneceram por 3 semanas em quarentena num ambiente de apenas 10 metros, feito em alumínio, a fim de evitar contaminação de bactérias lunares estranhas (caso elas existissem)

astronautas em quarentena encontram com suas esposas
Astronautas em quarentena encontram com suas esposas.
Créditos: NASA




10 - O escritor de discursos do então presidente dos EUA, Richard Nixon (William Safire) preparou um texto para que o presidente falasse em público no caso dos astronautas sofrerem algum acidente. O discurso já preparado dizia:

"Fate has ordained that the men who went to the moon to explore in peace will stay on the moon to rest in peace." (O destino ordenou que os homens que foram à Lua para explorar em paz ficarão na Lua para descansar em paz)
"know that there is hope for mankind in their sacrifice."
(sabemos que existe esperança para a humanidade em seu sacrifício) 
"their souls 'to the deepest of the deep"
(suas almas para o mais profundo das profundezas)
Presidente Richard Nixon falando ao vivo com astronautas na Lua durante transmissão de TV
Presidente Richard Nixon falando ao vivo com astronautas na Lua durante transmissão de TV.
Créditos: NASA




Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
19/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

28 comentários:

  1. E o pior é que ainda tem muita gente que acredita que tudo isso não passou de encenação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -"Como você vai entrar numa Lua, se ela é redonda? E ela não tem porta!"
      -"E por que o hómi num foi no Sol?!"

      Excluir
    2. No sol faz muito calor e não dava para levar cerveja suficiente no módulo.

      Excluir
  2. Esqueçam a Apolo 11, vai ser legal mesmo é quando o Brasil for à Lua.

    ResponderExcluir
  3. Zé Hospício, como é que você faz para conseguir acessar a internet estando internado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui tem uma sala de informática com uns PCs daqueles meio antigos, a gente sempre tem um tempinho pra acessar a internet entre uma loucura e outra.

      Excluir
  4. Meu pai diz: Sendo o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI:

    LUA nunca foi LUA, e sim ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO, que ESTABILIZA a ROTAÇÃO e CICLOS DAS MARÉS: do nosso PLANETA.

    Ele diz também, que apenas lunáticos que só conhecem CINTURÕES DE COURO CRU, e não os de VAN ALLEN; acreditam que o homem, tenha um dia posto os pés: no ESTABILIZADOR do nosso PLANETA.

    E mais:

    Que se isso realmente tivesse acontecido, a ESTAÇÃO ESPACIAL seria construía no ESTABILIZADOR do nosso PLANETA, e não ficaria orbitando nosso PLANETA, muito abaixo dos ESCUDOS PROTETORES: descobertos por ALLEN.

    Ninguém até hoje da NASA e ROSCOSMOS, teve coragem suficiente: para enfrentar meu pai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Ninguém até hoje da NASA e ROSCOSMOS, teve coragem suficiente: para enfrentar meu pai."

      Deve ser porque a relevância científica dele é zero e além disso delírios de grandeza não são dignos de serem enfrentados. Provavelmente o pessoal da Nasa tem mais o que fazer do que perder tempo com megalomaníacos de internet.

      Excluir
    2. Sua linguagem é sofisticada de mais para o meu pobre intelecto de mero apertador de botões.

      Excluir
  5. Considerar construída: no lugar de construía.

    ResponderExcluir
  6. Sr. Rafael Freitas; O que meu pai conhece, não é de conhecimento do pessoal da NASA e RISCOSMOS, que até que dominam algumas tecnologias, mas sobre o que meu pai sabe: não sabem nada.

    CIÊNCIAS que meu pai domina, são CIÊNCIAS NOVAS, que o pessoal da NASA e ROSCOSMOS, que nada sabem sobre a VERDADEIRA CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL E TERRÍVEIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, ignoram também que vem ocorrendo um AQUECIMENTO: em todo MACROCOSMO.

    A prova maior disso foi a DEVASTADORA TEMPESTADE DE POEIRA ocorrida há pouco espaço-tempo-i no 4° ELEMENTO do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam de MARTE.

    A que sepultou a sonda da NASA, OPPORTUNITY.

    Quem possui um pouco de inteligência sabe, que não existe GRANDE TEMPESTADE mesmo que de POEIRA, que não seja impulsionada: por FORTÍSSIMO VENTO.

    E sabe também que FORTÍSSIMA VENTILAÇÃO em SISTEMAS ELETROMAGNÉTICOS, tem como objetivo: necessário RESFRIAMENTO.

    Até mesmo seu computador quando em MAIOR AQUECIMENTO, dispara FORTE VENTILAÇÃO ATRAVÉS do COOLER: para necessário RESFRIAMENTO.

    E se o pessoal da NASA e ROSCOSMOS, não sabem, que o que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é, não interligado por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, infinitamente mais avançados do que eles conhecem, como WI-FI:

    Ignorantes também são, sobre o DEVASTADOR AQUECIMENTO MACROCÓSMICO.

    E ao invés de PREPARAREM a HUMANIDADE ADEQUADAMENTE, ficam no mundo da LUA, igual TONHO DA LUA, achando que vem RUTINHA: quando virá RAQUEL...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo! Então publique um livro explicando essa sua 'nova ciência', entre em contato com alguma universidade para compartilhar suas revolucionárias teorias de alteração do nome das coisas, procure um jornal ou canal de tv para anunciar suas 'descobertas avançadas'...
      Se o que vc diz saber é tão inédito que nem os maiores estudiosos do mundo sabem, então isso deve ser compartilhado com o maior número de pessoas, certo?
      Ou vc acha que conseguirá isso com um blog e comentários aleatórios em publicações do Sputnik Brasil e Galeria do Meteorito?

      Excluir
  7. Sr. Leandro; meu pai tem consciência, que encontraria grande resistência, por parte de vaidosas comunidades religiosas e científicas, que a milhares de espaços-tempos-i, vem incutindo inverdades na cabeça das pessoas: como se verdades fossem.

    Dizendo por exemplo que a CIÊNCIA está muito evoluída, e humanidade vivendo em media apenas 1/3 que vivem as tartarugas de Galápagos, com cara de lesadas:

    O mesmo mosquito que matou Alexandre o Grande Apenas Em Tolice, matando até hoje:

    Como também o DIABETES que já matava pessoas há mais de 3 Mil anos: no antigo Egito.

    Quando meu pai mostrou e provou pela lógica, que através de atitudes sábias e coletivas se tomadas há milhares de anos, a humanidade poderia hoje, está com um tempo médio de vida de 700 anos: ao invés de 70.

    Que acredita nisso?

    Só ele e eu.

    ResponderExcluir
  8. Pramim o homem não foi a lua e tudo mentira jogo combinado com os russos

    ResponderExcluir
  9. José Bonifácio e filho, se vocês dois dispõem de tanto conhecimento assim, então me respondam:
    Por que os seres humanos se comportam como um câncer no planeta?
    Por que as pessoas nas posições mais altas das hierarquias ensinam para as demais pessoas na posições mais baixas algo que elas não seguem à risca?
    Por que é necessário iludir as pessoas para que as coisas funcionem em pleno século 21?
    Por que sendo ensinado nas escolas que a terra é redonda, muitas pessoas preferem acreditar que ela é plana?
    Por que as instituições ensinam a praticar o bem, contudo praticam o mal contra quem não as aceitam?
    Por que é sempre necessário ter sempre uma visão de que é preciso a todo o custo separar o joio do trigo? Por que tem que existir essa dualidade entre o bem e o mal?

    ResponderExcluir
  10. Tio Anônimo, vou apresentar seus inteligentíssimos questionamentos para meu pai, que esses dias encontra-se imbuído em profundos estudos e pesquisa, e no mais tardar até sexta-feira, dar-lhe-ei respostas dignas, do elevado nível dos mesmos.

    Confesso que com a minha pouca idade, vivência e experiência: necessito consultá-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente esses profundos estudos do José Bonifácio envolvem mudar o nome de mais alguma coisa e se achar um gênio por fazer isso.

      Excluir
  11. Tio Anônimo do dia 22.7.2019;

    Coloquei meu pai ciente dos seus inteligentíssimos questionamentos, e ele disse-me que praticamente 90% deles já foram respondidos, através do REVELANDO OCULTOS, postado no MÚLTIPLA CIÊNCIA ENERGÉTICA.

    Dê uma lida, e diga o que o senhor acha.

    ResponderExcluir
  12. Tio Anônimo do dia 23.7.2019;

    Meu pai, não inventa nome de nada. Apenas corrige equívocos grotescos e absurdos, cometidos pelos das religiões-ainda-a-desestagnar e absorvidos também pelos das ciências-ainda-a-avançar, que como o torto falando do aleijado, metem o pau um no outro, mas bebem na mesma taça: do desconhecimento.

    Exemplo:

    Todos os judeus descendente de SEM, dizem também em diversas literaturas acadêmicas, serem descendentes: dos genialíssimos SUMÉRIOS.

    Meu pai DESCOBRIU, AFIRMOU e PROVOU em sua 8° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, que o correto por serem descendentes de SEM, para quem não sabe, filho mais velho de Noach:
    É SEMÉRIOS e não SUMÉRIOS.

    E ele dá uma aula, explicando o porquê: desse erro histórico.

    Inclusive, corrigindo outros.

    Obviamente, para não darem o braço a torcer, principalmente a um brasileiro; continuarão ensinando erradamente: mundo a fora.

    Meu pai provou também que por ser TERRA, apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são:

    Jamais o 3° ELEMENTO do MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, um PLANETA tão minúsculo como o nosso, que por ser "HABITADO" por "HUMANOS", e predominantemente constituído por "HIDROGÊNIO": poderia ser TERRA.

    Até que poderia ser denominado de PLANETA-H, mas jamais erradamente e absurdamente: de TERRA.

    Ele diz:

    Comparar nosso minúsculo PLANETA-H, com a UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA:

    Seria ainda mais errado que comparar o micro modelo energético atômico termonuclear "átomo": com o MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam erradamente: de SISTEMA SOLAR.

    Os mais de 32.000 leitores do site do meu pai, MATEMÁTICOS, FÍSICOS, MÉDICOS, JUÍZES, PROMOTORES, PSICÓLOGOS, ENGENHEIROS DE DIVERSAS ÁREAS, e demais pessoas genialíssimas:

    Por calarem-se ou manifestarem-se, através de elogiosos comentários, já admitem que meu pai: é quem está certo.

    Exceto os vaidosos e tolos que gostam de ser enganados, e também os despeitados.

    PENSAMENTO DO MEU PAI:

    SINTO NOS INVEJOSOS, A INCAPACIDADE DE UM DIA SEREM, COMO OS INVEJADOS.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, se a Terra deveria se chamar Planeta H pelo fato de habitada por humanos e ser rica em hidrogênio...
      ...Como o maluco do teu pai explicaria que humano em alemão não começa com H e sim com M (Mensch) e hidrogênio com W (Wasserstoff)? Ele mudaria -de novo- o nome pra planeta WM?
      Se mudar o nome das coisas faz de alguém um gênio então o autor do dicionário é o maior sábio de todos os tempos.

      Excluir
  13. Tio Anônimo; Continue chamando nosso 3° ELEMENTO de TERRA, e aproveite para chamar também o 4° ELEMENTO, que antigos romanos chamavam de MARTE: de AR.

    Sobre ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA e MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, só meu pai entende, e até mesmo os da NASA e ROSCOSMOS:

    Também não entendem nada.



    ResponderExcluir
  14. José Bonifácio e Filho: Seu querer ser turrão eu li seu texto e afirmo que ele respondeu praticamente nada do que eu perguntei, pelo demonstrado até agora vocês estão mais preocupados em divulgar a teoria que criaram do que responder as perguntas que fiz. Além disso vocês demonstram demasiada preocupação seguir o misticismo e as instituições religiosas, principalmente o judaísmo, eu não quero falar mais sobre isso até porque só vai gerar polêmica, portanto acho melhor todo mundo aqui deixar esse assunto de lado.
    Outra coisa, sumério não é semério ou semita, ou seja lá onde vocês estão querendo fazer, não adianta querer fazer mistureba e acharem que descobriram alguma coisa.
    Se vocês têm mesmo o conhecimento que afirmam ter deveriam ser capazes de responder pelo menos a maior parte das minhas perguntas sem usar essa linguagem que eu entendo bulhufas.
    Por fim, acho melhor vocês consideraram o que o outros anônimos, que não são eu, estão dizendo a respeito de vocês dois ficarem trocando as palavras, a argumentação de vocês dois está sendo facilmente refutada pela lógica deles.
    Bem é só isso que queria dizer e por aqui encerro minha participação nesses comentários, espero que vocês dois não se ofendam com o que eu quis dizer. Que Zathura nos guie pelo espaço afora.

    ResponderExcluir
  15. Tio Anônimo acima; no REVELANDO OCULTOS, a respeito de seu primeiro questionamento, meu pai já dizia:

    O maior de todos os erros cometidos pelo o ser-humano, é o de ver-se como como um ser vivo compondo um MACROCOSMO-ENERGÉTICO-ATÔMICO, e achar que esse MACROCOSMO-ENERGÉTICO-ATÔMICO: não seja vivo também.


    Quando vírus e bactérias nocivas, estão atacando e fazendo doer teu micro-corpo-atômico-molecular:


    O que tu fazes?


    Quando células-cancerígenas são detectadas no início por um médico, ele recomenda:


    Urgente intervenção.


    Matar as células doentes com tratamentos agressivos: ou extirpá-las!


    No entanto todos nós, desejamos preservar e fortalecer os anticorpos, que para nós: são benéficos.


    Em nossas formas de imagens-energéticas-atômicas-projetadas-ainda-3D, compomos o MACRO CORPO: UM-INVERSO-IMAGEM-ENERGÉTICA-ATÔMICA-AINDA-3D.


    MACRO-CORPO: semelhante ao micro-corpo-humano-atômico-molecular.

    Agora se o senhor acha, que meu pai só troca o nome das coisas: continue achando.

    Fique na paz tio.

    ResponderExcluir
  16. Pela última vez que respondo seus comentários Tio Anônimo, é que eu havia esquecido de citar a 10° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA E OUTRAS, do meu pai.


    CONSCIÊNCIA CÓSMICA, GLOBAL E INDIVIDUAL.


    Sabendo todos agora, que o que religiosos chamam erradamente de MUNDO MATERIAL, e cientistas chamam também erradamente de UNIVERSO MATERIAL, MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO PI é, que AGE e REAGE, conforme nossas ações:


    Devemos nos conscientizar que cada um de nós como microcosmos + e +, habitando esse MACRO CORPO, por investimentos em livres ações, tanto para o BEM, quanto para o mal:


    Optamos ser para esse MACRO CORPO ATÔMICO que habitamos:


    VÍRUS MALÉFICOS: OU ANTICORPOS...


    BACTÉRIAS MALÉFICAS: OU BENÉFICAS.


    Sendo que esse MACRO CORPO, habitado por todos nós e demais habitantes de outros PLANETAS-H:


    AGE e REAGE: conforme nossas ações.


    O maior erro cometido por nós, é o de nos considerarmos energicamente vivos habitando um MACRO CORPO, e achar que esse MACRO CORPO, não seja energeticamente: VIVO também!


    Devemos todos que habitamos o PLANETA-H que ainda chamam erradamente de TERRA, termos CONSCIÊNCIA GLOBAL, e sabermos que:


    Detritos de esgotos, não coletados e não tratados no BRASIL e demais países, lançados diretamente nos RIOS, MARES e OCEANOS: não só prejudicam os brasileiros e povos desses países, como todos os demais povos: do PLANETA.


    Explosões de Reatores Nucleares e vazamentos radioativos, ocorridos em CHERNOBYL e FUKUSHIMA, não só afetou ucranianos e japoneses: como toda humanidade.


    Considerando que oceanos e mares, além de serem interligados naturalmente e energeticamente, são interligados também, por canais-artificiais, PANAMÁ, SUEZ e outros:


    Peixes e frutos do mar, contaminados pelo vazamento radioativo de FUKUSHIMA, são consumidos: em vários países do mundo...


    Não é por acaso que países mais desenvolvidos com ALEMANHA e outros, estejam buscando livrar-se urgentemente: de USINAS TERMONUCLEARES.


    Não existe USINA TERMONUCLEAR 100% livre: de vazamentos radioativos.


    Usinas termonucleares, obrigatoriamente para resfriamentos dos REATORES, são construídas: ao lado de grandes LAGOS, RIOS, MARES e OCEANOS.


    Tudo isso, somado a aditivos químicos e agrotóxicos, empregados na produção e conservação de alimentos: resulta em diversos tipos de câncer.


    Todos nós individualmente, temos que nos conscientizar, que quando optamos por ações maléficas: tais ações, não só afetam a nós: como todo PLANETA e todo MACRO CORPO.


    Isso porque o MACRO formado é: por micros + e +:


    Exemplo:


    MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente de ÁTOMO:


    MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam erradamente de SISTEMA SOLAR:


    MACRO GALÁXIA: e assim sucessivamente.


    Ideal seria que fosse criada uma data programada, para que não só os brasileiros como todos os demais habitantes do nosso PLANETA-H, despertassem suas consciências unicamente para o BEM COLETIVO, arrependendo-se do que de fizeram de errado: e passassem a não fazer mais.


    Esse dia seria chamado de DIA DA CONSCIÊNCIA HUMANA, UNICAMENTE PARA O BEM COLETIVO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk

      Que loucura é essa bicho!

      Excluir
    2. José Bonifácio é o "Cavaleiro das Mil Encrencas".

      Excluir
  17. Que é isso Sr. Astro intruso; Meu pai, nem de encrencas gosta.

    Tem suas opiniões, que divergem com opiniões, de outros daqui: mas isso é salutar, porque como dizia o genial Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra.

    "Cavaleiro das Mil Encrencas" parece até nome: de personagem de mangá.

    ResponderExcluir
  18. se o homem tinha tecnologia no final dos anos 60 e nos anos 70 para fazer viagem espacial (ir à lua é uma viagem espacial), porque ainda não foi à marte? e qual o sentido do homem ficar andando de "jipe" na lua? lá pra toda direção que for terá sempre a mesma paisagem, lá é um lugar monótono, ir pra onde na lua? rsrsrs, e se a lua fosse do tamanho de um campo de futebol, mesmo assim conseguiriam pousar nela? se teve outras missões à lua, porque não transmitiram ao vivo para todo mundo acompanhar?

    ResponderExcluir