Asteroide 2006 QV89 agora tem 0% de chance de atingir a Terra em 9 de setembro de 2019

asteroide 2006 qv89 - chance de 0% de colisão com a Terra para setembro de 2019
Novas observações retiraram o asteroide 2006 QV89 da lista de risco - podemos ficar AINDA MAIS tranquilos!


Como sugere seu nome, o asteroide 2006 QV89 foi descoberto em 2006, e desde então faz parte de uma extensa lista de NEOs (Near Earth Objects - Objetos Próximos da Terra). É considerado NEO qualquer objeto que se aproxima a menos de 1.3 UA (Unidades Astronômicas) do Sol. [1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]



Por outro lado, se um objeto cruza a órbita da Terra e tem mais de 140 metros de diâmetro, ele é considerado um Objeto Potencialmente Perigoso (na sigla PHO, em inglês). Este não é o caso do asteroide 2006 QV89, que tem cerca de 30 metros de diâmetro. Mas por que ele chamou tanto a atenção de todo o mundo?


Quando ele foi encontrado, em 2006, o asteroide QV89 foi observado por apenas 10 dias antes de desaparecer do campo de visão. Ninguém tinha muita certeza sobre sua órbita, já que a janela de observação foi curta, mas ainda assim, foi estimada uma chance em 7.000 dessa rocha espacial atingir o nosso planeta em 09 de setembro de 2019. Com isso, ele foi incluído na lista de risco.

Órbita do asteroide 2006 QV89. Créditos: ESA / via Gfycat

Mas ninguém conseguia encontrar esse asteroide. Até agora, ainda não o encontramos na verdade. Porém, os astrônomos estimaram o local onde ele deveria estar caso fosse atingir a Terra, e utilizando o observatório Very Large Telescope (VLT), essa região foi observada nos dias 4 e 5 de julho.




Ou seja: ao invés de procurar em vão pelo asteroide que seria uma tarefa super difícil, eles apontaram o telescópio para a região do céu onde ele deveria estar caso a colisão fosse realmente acontecer (aquela chance de 1 em 7.000).

O que eles encontraram? Nada. Foi feita uma imagem muito profunda na área do céu onde o asteroide 2006 QV89 deveria estar se fosse atingir o nosso planeta, mas nada foi encontrado. Estando em qualquer outra região do céu, não há risco de colisão com o nosso planeta para setembro de 2019.

Asteroide 2006 QV89 não irá atingir a Terra
Asteroide 2006 QV89 não irá atingir a Terra. Se fosse, ele deveria estar em um desses pontos vermelhos.
Créditos: ESO / O. Hainaut / ESA

O segmento mostrado pelas três cruzes vermelhas na imagem acima mostra onde o asteroide deveria estar para acabar colidindo com a Terra no próximo mês de setembro. A imagem foi processada para ignorar as estrelas de fundo, portanto se o asteroide estivesse ali, ele seria a única fonte de luz brilhante.




Agora podemos ficar ainda mais tranquilos - o asteroide 2006 QV89 foi retirado da lista de risco, e agora sabemos que essa rocha espacial tem 0% de chance de atingir o nosso planeta em 9 de setembro de 2019.

Essa observação foi um esforço entre o ESO (Observatório Europeu do Sul) e a ESA (Agência Espacial Europeia).



Imagens: (capa-NASA/SBDB) / ESO / O. Hainaut / ESA
22/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário