AO VIVO: Eclipse Solar Total de 2 de julho de 2019

eclipse solar total 2 julho 2019 ao vivo
Chegou o grande dia do Eclipse Solar 2019 que acontece na América do Sul


Se preparem, pois em instantes, a Lua estará passando na frente do Sol, nos proporcionando uma vista magnífica. Em uma estreita faixa que passa pelo Chile e pela Argentina, o dia vai virar noite por cerca de 3 minutos. Sim, e é de lá que as imagens serão transmitidas ao vivo, diretamente para nossa live que acontece no Youtube!



Em outras partes da América do Sul, incluindo Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil, o Eclipse Solar dessa terça-feira poderá ser visto de forma parcial.


Transmissão ao vivo: Eclipse Solar Total de 2 de julho de 2019

A nossa live terá início às 13h30 pelo horário de Brasília, em nosso canal no Youtube, e também poderá ser vista logo abaixo:


Para participar do chat ao vivo e bater aquele papo gostoso com a gente, encorajamos a todos acessarem a live diretamente pelo Youtube (clicando aqui).


Para saber quais regiões do Brasil poderão observar esse Eclipse Solar de hoje, 2 de julho de 2019, e os horários, clique aqui.

E como sempre, vale lembrar: Nunca, em hipótese alguma, olhe para o Sol sem uma proteção adequada (máscara de solda apropriada, ou o vidro da máscara de solda, ou óculos apropriados para eclipse).
como observar o sol de forma segura

Se for observar com equipamento astronômico, utilize um filtro solar adequado, sobretudo um que seja acoplado na entrada do equipamento (como mostra a imagem acima) para evitar superaquecimento e danos irreversíveis na sua visão.




Observar o Sol (ou até mesmo o eclipse solar) sem equipamento apropriado para barrar a radiação, causa cegueira imediata e permanente. Todo cuidado é pouco.


Como acontece um Eclipse Solar?

Diferente do eclipse lunar (quando a Terra se alinha entre o Sol e a Lua) o eclipse solar acontece quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, em um alinhamento que faz com que a sombra da Lua seja projetada aqui na Terra. Na imagem abaixo podemos ver a diferença entre um eclipse solar e um eclipse lunar:

diferença eclipse lunar e solar

Este eclipse solar que acontece agora em 2 de julho é o primeiro eclipse solar total desde agosto de 2017. O próximo Eclipse Solar Total acontece em 14 de dezembro de 2020, e mais uma vez, a totalidade poderá ser vista do Chile e da Argentina.


Imagens: (capa-divulgação) / YouTube / Galeria do Meteorito / divulgação
02/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário