Eclipse Solar é fotografado da Lua - uma visão magnífica!

eclipse solar fotografado da Lua
Com as belíssimas fotos do Eclipse Solar Total ainda frescas em nossa memória, você já parou pra pensar como seria esse eclipse visto da Lua?


Enquanto milhões de pessoas desfrutavam de uma visão espetacular do eclipse total de terça-feira (02 de julho) no Chile e na Argentina, um satélite lunar conseguiu capturar o mesmo fenômeno, lá de longe. E foi incrível!



O pequeno satélite Longjiang-2 da China, sobrevoava a Lua quando o Eclipse Solar Total começava aqui na Terra. Como se não bastasse, tudo foi registrado com o nosso planeta no horizonte lunar - momento perfeito para uma foto inesquecível.

Eclipse Solar fotografado da Lua - satélite Longjiang-2
Eclipse Solar Total de 02 de julho de 2019 fotografado da Lua pelo satélite Longjiang-2.
Créditos: Xinhua / CNSA / divulgação

A mancha escura que mais se parece com um buraco negro é a sombra da Lua sendo projetada aqui na Terra. Quem se encontra naquela região onde o círculo escuro é projetado, experimenta a sensação de ver o dia virar noite, conforme a Lua entra na frente do Sol. Aqueles que estão nos arredores da sombra testemunham um eclipse solar parcial.




Construído no Instituto de Tecnologia de Harbin, na província de Heilongjiang, nordeste da China, o micro-satélite que pesa apenas 47 kg foi enviado ao espaço em 21 de maio de 2018, juntamente com o satélite Queqiao da missão Chang'e 4.

A câmera principal de Longjiang-2 - um pequeno dispositivo CMOS - pesa apenas 20 gramas. Isso nos mostra que mesmo pequenos equipamentos conseguem fazer verdadeiras mágicas, seja aqui na Terra como lá no espaço. A Lua, por exemplo, tem sido fotografada desde que Longjiang-2 chegou até lá.




Essa é uma bela despedida para o micro-satélite Longjiang-2. A fim de evitar lixo espacial, os controladores da missão planejam colocá-lo fora de órbita para uma colisão proposital na superfície da Lua. Essas fotos incríveis do Eclipse Solar Total com certeza foram um belo presente, e uma forma majestosa para marcar o fim de uma jornada.

E não foram apenas os chineses que tiveram a oportunidade de fotografar o eclipse do espaço...

eclipse visto do espaço
Eclipse Solar Total de 02 de julho de 2019 visto do espaço pelo satélite meteorológico GOES-West.
Créditos: NOAA

O satélite GOES-West, da NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA) também registrou uma belíssima imagem desse Eclipse Solar Total da América do Sul. E podemos afirmar com toda segurança: os eclipses solares não são apenas um dos fenômenos mais lindos de serem observados daqui da Terra. Lá do espaço, eles também não perdem nada...



Imagens: (capa-CNSA) / Xinhua / CNSA / NOAA / divulgação
05/07/19



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. Eu nunca vi um Eclipse Solar Total, que seria massa!!!! Mas eu já vi e ouvi um monte de moleque ladrão solto nesse meu condomínio desgovernado fazendo coisa errada!!!! Infelizmente.

    ResponderExcluir