Asteroide FT3 - isso é o que ninguém fala sobre o 'asteroide que pode colidir com a Terra'

asteroide ft3 - chance de colisão com a Terra?
Será mesmo que o tal "asteroide FT3" pode colidir com a Terra?


É quase impossível você acessar a internet nesse mês de julho e não dar de cara com uma manchete dizendo que um asteroide chamado FT3 está em rota de colisão com a Terra. Os menos dramáticos (ou sensacionalistas) dizem que as chances são grandes, mas ainda assim, o medo acabou tomando conta de muita gente.



Mas afinal de contas, qual é o risco desse tal asteroide FT3?

Bem. Pra começar, vamos chamá-lo pelo seu nome oficial, que não é FT3, pois essa seria uma abreviação para 2007 FT3.




Seu tamanho, estimado numa média de 340 metros de diâmetro, realmente é um tanto assustador. caso colidisse com nosso planeta, o impacto aconteceria numa velocidade de cerca de 20,37 km/s (ou 45.500 km/h, produzindo uma explosão equivalente a 2.700 megatons de TNT. Como comparação, a bomba atômica Little Boy, lançada sobre Hiroshima na Segunda Guerra Mundial, produziu uma explosão de aproximadamente 15 kilotons.


Como o próprio nome sugere, ele foi descoberto em 2007 (em 20 de março) - apenas 10 dias antes de sua máxima aproximação com a Terra, ocorrida em 30 de março de 2007, quando essa rocha espacial passou a "assustadores" (sim, estou sendo irônico) 23,9 milhões de quilômetros da Terra. Para se ter uma ideia, a Lua está numa média de 380.000 quilômetros do nosso planeta. Isso significa que em 30 de março de 2007, o asteroide FT3 passou a cerca de 62 vezes a distância da Lua. Isso é MUITO longe daqui!


As estimativas apontam que o asteroide 2007 FT3 irá fazer uma nova máxima aproximação com o nosso planeta em 3 de outubro de 2019, e de acordo com grande parte dos portais, ele tem uma grande chance de colidir com o nosso planeta. Maaaas... a história não é bem assim.

orbita do asteroide 2007 FT3 com relação a terra
Diagrama com a órbita do asteroide 2007 FT3 com relação a Terra.
Créditos: NASA / JPL / SBDB

O asteroide 2007 FT3 passará a cerca de 100 milhões de quilômetros da Terra (mais de 2/3 da distância do Sol). A chance real de colisão com o nosso planeta é de apenas 0.0000092% - ou seja, temos uma chance de 99.9999908% dele "errar" o nosso planeta.

Resumindo, a chance do asteroide 2007 FT3 colidir com a Terra é apenas 1 em 11 milhões, realmente não há motivos para preocupação. Apesar de seu tamanho de aproximadamente 340 metros, com certeza existem outras rochas espaciais que ainda sequer tomamos conhecimento, mas que realmente poderão colidir com o nosso planeta.




Outras máximas aproximações do asteroide 2007 FT3 com a Terra devem acontecer em 2 de outubro de 2024 e 3 de outubro de 2025, porém, as mais consideráveis são realmente aquela que aconteceu em 30 de março de 2007, quando ele passou a cerca de 23 milhões de quilômetros da Terra, e uma que acontecerá em outubro de 2068, quando FT3 chegará a cerca de 24 milhões de quilômetros da Terra.

E qual é a órbita de 2007 FT3?

Bem. Isso ninguém sabe ao certo. Apenas 14 observações foram feitas entre 20 e 21 de março de 2007, e é com base nisso que traçamos sua trajetória. Essa incerteza é o que, provavelmente, chamou a atenção dos cientistas. Ainda assim, uma colisão com o nosso planeta é altamente improvável.

Falaremos sobre esse assunto ao vivo em nosso canal no Youtube (live também disponível logo abaixo).

Aproveite e se inscreva em nosso canal. Inscreva-se e ative o sininho para receber as notificações.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / JPL / SBDB
08/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. É pessoal, em tempos de fake news informação verdadeira não rende cliques! Por isso esse alarmismo todo em volta desse asteroide.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por onde anda o José Bonifácio? kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Tio Anônimo; eu e meu pai, estamos atentos.

    Só não comentamos mais, porque prometemos: e cumprimos nossa palavra.

    Mas acesso o conceituado GALERIA DO METEORITO, todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. IMBECIL! A LUA ESTÁ A 385 MIL KM, ESSA PEDRINHA RIDÍCULA VAI PASSAR A 24 MILHÕES DE KM!!! ¬¬
    Metade do caminho entre Terra e Marte!! PARA DE BOSTEJAR!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falô o astrônomo , inbecil é você !
      Babaca maldito

      Excluir
    2. kkk
      VC POR ACASO TRABALHA NA NASA!?
      so fala merda
      babacao

      Excluir