Saturno visível a olho nu - ele está em seu ponto de maior proximidade com a Terra

saturno visivel a olho nu - oposição de saturno
Saiba tudo sobre a oposição e a máxima aproximação de Saturno em 2019 - veja como observá-lo


Hoje, 09 de julho de 2019, Saturno está em oposição - exatamente oposto ao Sol. E nesse mesmo dia, Saturno também faz sua máxima aproximação com a Terra (perigeu). O que acontece? Saturno fica maior, mais brilhante e está presente nos céus durante toda a noite.


E vale lembrar que não precisamos de telescópios ou qualquer outro equipamento do tipo - Saturno pode ser visto a olho nu, e brilha como uma estrela dourada e luminosa, na constelação de Sagitário.


Por estar em oposição, Saturno nasce à leste assim que o Sol se põe, e só se esconde no horizonte oeste ao amanhecer. Quem tiver binóculos ou telescópios à disposição, poderá ver facilmente seus magníficos anéis.


O melhor momento para observar o planeta Saturno

Outro fator contribui para que Saturno chame a nossa atenção nessa época do ano - o Efeito Seeliger. Nomeado em homenagem ao astrônomo alemão Hugo van Seeliger, o Efeito Seeliger acontece quando objetos iluminados pelo Sol escondem suas próprias sombras. Durante a oposição, as partículas de gelo dos anéis de Saturno fazem isso, ou seja, todo seu sistema de anéis se torna iluminado - o que contribui para seu aumento de brilho.

Saturno em oposição - mais próximo da Terra
Visão leste do céu durante o mês de julho de 2019, por volta das 19h30.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

Nessa época do ano, ao olhar na direção leste no início da noite, veremos Saturno como uma estrela brilhante. Acima, veremos ainda Júpiter (que esteve em oposição no mês passado) e a estrela alaranjada Antares. Os dois (Júpiter e Antares) estão próximos um do outro, enquanto Saturno fica mais distante desse encontro celeste.


Aproveite então para observar Saturno e seus majestosos anéis. Esse é o momento dos gigantes gasosos do Sistema Solar, que ganham altura e destaque nos céus de todo o globo. Não é todos os dias que os anéis de Saturno se mostram de forma tão magnífica - uma beleza sem igual.



Imagens: (capa-/ilustração/STELLARIUM) STELLARIUM / Galeria do Meteorito
09/07/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário