A Vela Solar da missão LighSail 2 está funcionando!

LightSail 2 - vela solar está funcionando
Este é mais um grande marco para a navegação espacial


Boas notícias: a vela solar da nave LightSail 2 está funcionando como esperado. Após o lançamento em 25 de junho, as velas foram abertas em 23 de julho com sucesso.



"Estamos felizes em anunciar o sucesso da missão LightSail 2", disse Bruce Betts, gerente do Programa LightSail e cientista chefe da empresa The Planetary Society.

O trabalho de vela solar da empresa The Planetary Society começou em 2005, com a espaçonave Cosmos 1. A missão falhou, e foi enviada a nave LightSail 1 - essa missão de demonstração foi bem sucedida.




Agora, a nave LightSail 2 conseguiu elevar sua órbita em cerca de 2 quilômetros através da navegação solar - missão cumprida!

abertura da vela solar LightSail 2
Sequência de fotos feitas pela câmera 1 mostram a abertura da vela solar de LightSail 2.
As imagens têm entre 10 e 30 segundos de intervalo.
Créditos: The Planetary Society

LightSail 2 é a primeira nave espacial a usar com sucesso a navegação solar para se impulsionar na órbita da Terra. No entanto, não é a primeira nave espacial com vela solar. Essa honra pertence a IKAROS do Japão, que foi a primeira espaçonave a usar velas solares como seu principal sistema de propulsão. O IKAROS foi lançado em 2010 e, a partir de 2013, ganhou cerca de 400 m/s (metros por segundo) de velocidade a partir de suas velas.


Mas a IKAROS era uma missão financiada pelo governo, lançada pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). A Planetary Society, por sua vez, é uma agência não governamental e uma instituição de caridade registrada, e o financiamento coletivo desempenhou um grande papel em seu programa LightSail. O programa custou cerca de US $ 7 milhões (dólares americanos) em dez anos e, notavelmente, cerca de 40.000 doadores individuais apoiaram o projeto. Houve também uma campanha do Kickstarter em 2015 que gerou US $ 1,24 milhão (dólares americanos).




"Carl Sagan falou sobre a vela solar em 1977. Mas a ideia remonta pelo menos a 1607, quando Johannes Kepler notou que as caudas dos cometas devem ser criadas pela energia do sol", disse o CEO da Planetary Society, Bill Nye. "A missão do LightSail 2 é um divisor de águas para voos espaciais e para o avanço da exploração espacial."

vela solar da nave LightSail 2
Vela Solar da nave LightSail 2 aberta e funcionado como esperado.
Créditos: The Planetary Society

Os resultados de LightSail 2 serão apresentarão no 5º Simpósio Internacional de Navegação Solar na Alemanha. A NASA está usando os resultados do LightSail 2 em sua missão NEA Scout, que está enviando um CubeSat movido a vela solar para um asteroide próximo da Terra, possivelmente agora em 2020.

A vela solar reflexiva Mylar tem aproximadamente o tamanho de dois caminhões (um ao lado do outro), e pode ser vista em algumas regiões durante o amanhecer e o anoitecer. Você pode verificar se ela poderá ser vista da sua cidade ou até rastrear seu trajeto acessando o Painel De Controle da Planetary Society.




A fase de elevação de órbita de LightSail 2 durará cerca de um mês. Em cerca de um ano, ela fará sua reentrada na atmosfera queimando completamente, marcando o fim de uma missão histórica.


Imagens: (capa-The Planetary Society) / The Planetary Society
02/08/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Será que em caso de tempestade solar a velocidade da propulsão melhora muito?

    ResponderExcluir
  2. Essa é a história dessa inquieta humanidade... içar as velas marujos, rumo ao mundo novo! No mar é prudente recolher as velas em uma tempestade, no espaço também tenho essa dúvida, cadê o nerd para responder essa questão?

    ResponderExcluir
  3. O objetivo seria atingir quais distâncias com essa tecnologia? Sendo que ao se distanciar do sol a sua capacidade de propulsão se perderia na mesma proporção de seu afastamento!

    ResponderExcluir