Cometa mergulha no Sol e é completamente destruído

cometa mergulha no sol
Um cometa sungrazer acaba de fazer o mergulho da morte - agora temos um cometa a menos no Sistema Solar


Ontem (15 de agosto), o Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) observou um cometa num mergulho mortal - a bola de rocha e gelo sujo colidiu com o Sol e agora, temos um cometa a menos Sistema Solar.


No vídeo capturado pelo SOHO, você pode ver alguns objetos ao redor do Sol, que por sua vez é bloqueado por um disco opaco para reduzir seu brilho. Acima do Sol está Vênus, que é brilhante e fácil de detectar. À esquerda temos Marte.

O cometa faz um mergulho mortal no Sol e é completamente destruído - este momento exato da destruição não é possível observar, já que o Sol é bloqueado pelo disco.


Este cometa é provavelmente um Kreutz Sungrazer, de acordo com o astrônomo Tony Phillips.

Cometas da família Kreutz Sungrazers são interessantes pois fazem encontros rasantes com o Sol. Eles formam um grupo de cometas observados por centenas de anos. Estudados por Heinrich Kreutz de 1880 à 1890, acredita-se que eles sejam fragmentos de um cometa gigante que se dividiu em vários cometas menores.




Este não é o primeiro cometa que o observatório SOHO registrou nos últimos meses. Em 20 de junho de 2019, dois cometas, um Kreutz Sungrazer e o outro Meyer Sunskirter - cometas que não chegam tão perto do Sol quanto os Sungrazers - foram identificados. Cientistas cidadãos detectaram o par de cometas usando dados das missões SOHO e STEREO (NASA Solar Terrestrial Relations Observatory).




Incrivelmente, mais da metade de todos os cometas conhecidos foram descobertos até agora pelo Projeto Sungrazer, de acordo com o site do projeto. As descobertas de novos cometas podem ajudar os cientistas a estudar as órbitas desses objetos extremos, tanto quanto sua evolução, composição e muito mais.

Confira os vídeos do cometa em seu mergulho mortal na nossa live que começa às 22h40 BRT em nosso canal no Youtube. Aproveite e se inscreva em nosso canal! Ative o sininho para receber as notificações.



Imagens: (capa-SOHO) / SOHO / NASA / JPL
16/08/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. O sol é um portal e o que vc pensa ser um cometa é uma nave que entrou no portal.

    ResponderExcluir