11 Asteroides farão Máxima Aproximação com a Terra até Domingo, 13 de outubro

asteroides passam proximo da terra ate domingo 13 outubro 2019
A maioria foi descoberta na segunda quinzena de setembro, e nenhum representa uma ameaça para a Terra


Essa é uma semana bastante movimentada no espaço ao redor do nosso planeta. O Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra da NASA anunciou 11 objetos que passarão perto da Terra até domingo, 13 de outubro.


Dos 11 asteroides, o que passará mais próximo é o 2019 SL7, que durante sua máxima aproximação com o nosso planeta passará a cerca de 571.000 quilômetros de distância. Esse asteroide tem entre 18 e 40 metros - um pouco maior do que o asteroide que explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk em 2013.

Apesar de não ter risco de colisão com o nosso planeta, já que vai passar a quase 1,5x a distância da Lua, se esse objeto colidisse com a Terra ele teria o poder de produzir uma devastação em nível local, embora isso dependa de sua densidade e se ele atingiria ou não o solo.


Como exemplo, Chalyabinsk explodiu a uma altitude de cerca de 30 quilômetros, e sua onda de choque foi forte o suficiente para danificar mais de 7.200 edifícios e ferir mais de 1.000 pessoas.

Rastro deixado pelo asteroide de Chelyabinsk após sua entrada na atmosfera.
Créditos: Cyberborear / divulgação

O objeto que passará mais longe do nosso planeta é o 2019 SE2. Durante sua máxima aproximação, ele chegará a não menos do que 7,7 milhões de quilômetros do nosso planeta. Trata-se de um dos maiores objetos do grupo, com estimativas variando entre 41 e 92 metros.




O maior desse grupo de asteroides que está fazendo máxima aproximação com a Terra é o 2019 SX5, que poderia causar uma devastação a nível regional, já que possui entre 62 e 140 metros de diâmetro. A boa notícia é que podemos ficar tranquilos, já que ele não passará a menos de 7 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Onze asteroides fazendo máxima aproximação com a Terra em tão poucos dias pode assustar, mas vale lembrar que nenhum deles tem chance de colisão com o nosso planeta.




Saber da existência desses asteroides antes de suas máximas aproximações com a Terra é motivador, já que muitas vezes só ficamos sabendo deles depois que eles já passaram por aqui. As detecções estão melhorando, e a tendência é que a cada dia, mais asteroides sejam descobertos com antecedência. Ainda assim, podemos afirmar que conhecemos muito pouco os objetos menores do Sistema Solar, e muitas vezes ainda temos que contar com a sorte.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Cyberborear / divulgação
11/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

30 comentários:

  1. Resumo da humanidade: Seremos os próximos dinossauros famintos de $angue a serem extintos. Se um deles cair, vamos fazer o quê? Rezar? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora mesmo o AZAmerica aqui ficou aparecendo só canal codificado em todos os canais, tentei fazer a busca cega no satélite das chaves mas aparece só sem sinal, na busca não lista qualquer TP. Será que um asteroide desses quebrou o satélite das chaves ou eu precisarei revisar o apontamento?

      Excluir
    2. Aqui no hospício a gente tá fazendo aposta toda vez que sai notícia de algum asteroide que vai passar perto da Terra. O dia que algum cair na Terra e destruir tudo eu ganho.

      Excluir
  2. O Sr. fora do ar, tem um humor de lascar.

    Fazer o quê?

    APOPHIS já tem mesmo, o formato de um sarcófago...

    Meu pai e o Sr. Astro Intruso, duas múmias ambulantes: vão estar em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vivo numa pirâmide num país de terceiro mundo, os antigos espíritos do mal de transformam da minha forma decadente para o ser eterno.

      Excluir
    2. Por todos os faraós! Quem ousa perturbar o sono de Mumm-Rá?

      Antigos espíritos do mal, transformem essa forma decadente em MUMM-RÁ!!!! O de vida eteeeernaaa!!

      Excluir
  3. A UM MUITO GRANDE METEORO COMETA ASTEROIDE NA CONSTELAÇÃO DE LEÃO LIBRA CAPRICÓRNIO O CHAMADO AMPOLA DA DESTRUIÇÃO TOTAL QUE VIRA SEM AVISAR NO ANO 2194 MAIS ANTES CHEGARA O FIM DOS TEMPOS ATÉ 2039 O FIM DO MUNDO COM OS DOIS ULTIMOS PAPAS A UMA PROFECIA ANTIGA DE MICHEL NOSTRADAME O HOMEM QUE VIU O AMANHÃ O FUTURO O JUIZO FINAL A TERCEIRA 3 GUERRA MUNDIAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa notícia! Já estava na hora de alguma coisa botar um fim nessa loucura.

      Excluir
    2. Não sei do que eu gostei mais: dos erros de português, da falta de pontuação, do uso exclusivo de caixa alta, da história mirabolante ou da ideia de que logo logo o mundo vai acabar.
      Enfim, pelo menos o cara não se acha cientista sem o ser e não tem maniar de mudar o nome das coisas. Já é um começo.

      Excluir
  4. Tio Anônimo; O senhor com sua mania de criticar, acabou de mudar mania, para maniar.

    Como devo escrever corretamente, da forma que escrevia o Pessoa, ou de sua forma diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você com zombeteiro consegue consegue se passar como alguém normal, nem parece que está precisando ser internado.

      Excluir
    2. Provavelmente você deve preferir inventar nomes desnecessários para o que já tem nome, tipo a Lua, o Sol, a Terra, Vênus, Marte. E no final pensar que é "cientista" por conta disso.

      Excluir
  5. Múltiplo Cientista Energético Avançado, é meu pai. Mas um dia, serei um também. Por isso estou fazendo faculdade na área de saúde, e pretendo ESTUDAR, PESQUISAR e FAZER DESCOBERTAS CIENTÍFICAS, apenas nessa área.

    Mas pergunto para os senhores Astro Intruso e Anônimo, que enganosamente, acham que tudo sabem:

    Qual planeta vocês habitam mesmo?

    Porque se responderem TERRA estarão respondendo errado, uma vez que apenas os que habitam o 2° ELEMENTO, para vocês como também para os primitivos romanos VÊNUS:

    Possuem PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES CORPÓREAS, 70% TERRA.

    A não ser que como os das religiões-ainda-a-desestagnar que vocês criticam chamando-os de tolos, também acreditem que nossos corpos, ainda possuam 70% PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR TERRA=BARRO, ao invés de ÁGUA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Múltiplo Cientista Energético Avançado, é meu pai. Mas um dia, serei um também. Por isso estou fazendo faculdade na área de saúde, e pretendo ESTUDAR, PESQUISAR e FAZER DESCOBERTAS CIENTÍFICAS, apenas nessa área."

      Cientista vocês nunca foram e do jeito que estão fazendo nunca serão.
      -
      "Mas pergunto para os senhores Astro Intruso e Anônimo, que enganosamente, acham que tudo sabem:"

      Não mesmo, caro teimoso comentarista, eu não sou egocêntrico como vocês que acham que podem simplesmente refutar as ciências naturais, exatas e humanas simplesmente com achismos, com informações que simplesmente surgem na mente e trocando os nomes das palavras com expressões toscas. A isto classificamos como charlatanismo, egoísmo, pedantismo, ignorância e falta de respeito.
      -
      "Qual planeta vocês habitam mesmo?
      Porque se responderem TERRA estarão respondendo errado, uma vez que apenas os que habitam o 2° ELEMENTO, para vocês como também para os primitivos romanos VÊNUS:"

      Nós habitamos o planeta que oficialmente recebeu o nome de Terra, se está difícil de entender isso então procure ajuda psiquiátrica imediatamente.
      -
      "A não ser que como os das religiões-ainda-a-desestagnar que vocês criticam chamando-os de tolos, também acreditem que nossos corpos, ainda possuam 70% PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR TERRA=BARRO, ao invés de ÁGUA?"

      Eu não sei que diabos vocês têm com esse papo de religião de novo sendo que isso basicamente não me interessa nem um pouco, religião cada tem sua e ponto final.
      Nossos corpos quando adultos são constituídos aproximadamente de 60% de água nos homens e 55% nas mulheres, essa porcentagem varia um pouco de pessoa para pessoa e com a idade, pelo menos até agora nossos corpos são constituídos 100% como minerais do planeta Terra.
      José Bonifácio Junior, parece que você quis dizer que dizer que estuda medicina, portanto acho você deveria voltar para seus livros e se concentrar em aprender mais na área que te diz respeito, além disso deveria não se meter mais a ensinar o que demonstrou não ter aprendido.

      Excluir
    2. Claro que não! Você está errado, seu infiel! Nós habitamos Midgard, um dos nove mundos sustentados pela grande árvore Yggdrasil. Que Odin te perdoe dessa heresia.

      Excluir
  6. Calma Tio Astro Intruso, tome maracujina, na área da saúde, ainda estou no 1° ano. Tenho muito que aprender.

    "Nós habitamos o planeta que oficialmente recebeu o nome de Terra".

    O senhor respondeu inteligentemente. Foi denominado de Terra oficialmente, por um bocado de dementes.

    A culpa não foi sua, não foi de meu pai, muito menos minha.

    Mas que está errado está.

    Existe uma briga danada entre nãos e terra=planistas, mas tanto um quanto o outro, errados estão, porque o ainda 3° ELEMENTO do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós Mumm-RáS, chamam primitivamente de SISTEMA SOLAR: nunca foi TERRA.

    O senhor, o tio Anônimo, tio Cristiano, e até tio Zé Hospício, são pessoas inteligentíssimas, e já perceberam: que está errado isso.

    Agora diferentemente de mim e do meu pai que vocês acusam de arrogantes e intransigentes, mas que até já admitimos, que aprendemos muito com vocês:

    Vocês nunca e jamais admitirão, sequer a possibilidade de investigar, se primitivos religiosos e científicos, denominaram corretamente ou não, o PLANETA que habitamos.

    Meu pai diz, que mesmo se autodeclarando agnóstico, tio Anônimo, possui um relevante conhecimento da antiga TORAH.

    Sendo assim, até teria plenas condições, de investigar.

    Meu pai diz também em sua 13° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA:

    Os mais inteligentes já perceberam, de onde partiu essa confusão absurda, de confundir e chamar erradamente nosso PLANETA-H: de TERRA.

    Partiu do facto dos humanos que habitaram a 2° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR TERRA já passada, NOÉ e SEM por exemplo: possuírem seus corpos nessa 2° ERA TERRA formados com PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES MAIORES TERRA = BARRO, terem passado por merecimento para a 3° ERA PREDOMINANTE DA UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA conforme PREDOMINÂNCIAS MAIORES ELEMENTARES de seus corpos ÁGUA, e continuarem achando que seus corpos ainda fossem, como na ERA ANTERIOR que viviam: feitos de BARRO = TERRA.

    Explico direitinho isso, na minha 2° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA.

    Compreenda tio, "Sem o REAL e QUEM o criou, existe apenas ILUSÃO QUÂNTICA INVERSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem li essa salada de abobrinha.
      Esse é o meu recado de uma forma resumida resumida: volta a estudar o que te diz respeito.
      Que o Zen'oh do futuro e o Zen´oh do presente não decidam te apagar.

      Excluir
  7. Novamente, a mesma situação: matérias cheias de comentários mas praticamente nenhuma sobre o assunto abordado. Apenas respostas ao delírio de um tiozão maluco que se acha cientista.

    ResponderExcluir
  8. Tio Anônimo; o senhor gosta de pedras é? Estão dizendo por aí, que brevemente um monte delas irão chegar, para com o nosso PLANETA, cruzar.

    O único que sabe o que vai nascer, dos cruzamentos desses estrupícios: é o tio Zé Hospício.

    Sofrer por antecipação, por problemas que ocorrerão, e para os quais nem a NASA, tem como evitá-los, de caírem em nossas casas:

    Adianta não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Bonifácio Junior, o "tio Anônimo" tem razão, os comentários deveriam ser utilizados para focar no assunto do artigo.

      Excluir
    2. "Não são pedras, são AEROLITOS!"

      - COLORADO, Chapolin. "De que dicen a pelear, del cielo se caen piedras". Cidade do México: Televisa, 1975.

      Excluir
    3. Se você gastasse pelo menos um minuto para realmente ler a matéria, teria se deparado com as frases "nenhum representa uma ameaça para a Terra" ou "apesar de não ter risco de colisão com o nosso planeta, já que vai passar a quase 1,5x a distância da Lua (...)".
      Mas não. Você só olha o título da matéria e já vem direto pra seção de comentários regurgitar sua verborragia prolixa de renomeações e delírios. Assim fica difícil se achar "cientista" se você não se dá ao trabalho ao menos de ler a matéria.

      Excluir
  9. Tio Zé Hospício, habla español, como se habla em Jalisco.

    Tio Zé, la Tierra ai de ficar embarazada dessas piedras?

    Tio Zé, é um intelectual.

    Tio Astro Intruso e Tio Anônimo também são, porém mucho aborridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou intelectual.
      José Bonifácio Junior, não tem algum blog ou site de medicina onde você pode entrar e comentar o que você está aprendendo na faculdade? Sei lá, você poderia falar de patologias, diagnósticos, remédios, secreções purulentas saindo de não sei onde, biologia humana humana em geral, reclamar do SUS, reclamar de pacientes pedindo atestado para não ter que trabalhar e coisas comuns que os médicos geralmente adoram falar.

      Excluir
    2. Pra variar, dando um jeito de fugir da argumentação quando é confrontado. Mas eu a repito: se tivesse se preocupado em ler a matéria em vez de comentar seus delírios, teria visto que não tem nada do que você está dizendo.
      Outra coisa: claramente você não percebeu que o que o seu colega Zé do Hospício fez foi colocar uma citação segundo a norma da ABNT. Isso mostra como você é um "cientista", tão "cientista" que sequer reconhece uma citação quando vê uma. Se lesse publicações científicas você estaria mais do que acostumado com isso. Ah sim, ia me esquecendo: publicação científica pra você é a Sputnik Brasil rsrsrsrs

      Excluir
  10. Eu ainda não sou cientista tio Anônimo, se é que no Brasil, tenha cientista. Vejo até mesmo a iniciativa privada, investir mais em mandioca e banana, que em ciências.

    Nosso país tem grandes astrônomos, mas fico com dó deles, porque os vejo fazendo grandes descobertas, e por terem investido o pouco de recursos que dispunham: passando necessidades.

    Na área de estudos e pesquisas médicas, área que pretendo atuar futuramente, a maioria também dos que se dedicam, vivem vendendo o almoço, para comprar a janta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, ok. Já vi que é difícil conversar com doido. Vamos corrigir isso então:
      SEU PAI não se diz o maior cientista da história da humanidade, já dizendo aqui algumas vezes (sem provas concretas) que o pessoal da Nasa e Roscosmos visitava o blog dele pra se informar, e que conseguiu até desbancar a Teoria da Relatividade (mesmo sem aparentemente fazer ideia do que seja uma equação de 2° grau)?
      Pois é, é esse tipo de "cientista" que é o seu pai.
      Por isso que não só eu como outros aqui já aconselhamos: vá consultar um médico. Conte pra ele que é o maior cientista do mundo e as coisas que "descobriu".
      Não é zombaria nem nada do tipo, é um conselho sincero mesmo.

      Excluir
  11. Tio Anônimo, meu pai já disse e vocês não acreditam: ele tem 9 irmãos, e quase todos os irmãos dele, são profissionais da área da saúde. Psiquiatra, cirurgião geral, psicólogos, nutrólogos, enfermeiros, odontólogos. Meu tio psiquiatra disse pra mim, que meu pai é maluco-beleza por excesso de inteligência, mas inofensivo.

    Deve ser assim como vocês.

    Tio Zé Hospício por exemplo, existe alguém aqui, mais maluco-beleza que ele?

    Meu pai é fã do RAUL, e nunca existiu ninguém na história da MPB, tão maluco e apaixonante quanto o RAUL.

    São Paulo capital, é todinha apaixonada pelo RAUL.

    Portanto num mundo onde todos se julgam normais e não são, ser maluco-beleza: é ser mais que certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então fala pro seu pai tomar direito os remédios que seu tio psiquiatra prescreveu pra ele, provavelmente dizendo que eram pra "aumentar a inteligência" ou algo parecido. Não precisa ser da área pra ver que o cara não é certo da cabeça.

      Excluir
  12. Ué, já a acabou? Agora que eu comprei a pipoca.

    ResponderExcluir