Cometa Interestelar 2I / Borisov é filmado por astrônomo amador na Áustria

cometa borisov video
Agora conhecemos um pouco a aparência deste ilustre visitante interestelar... e não parece ser nada incomum (pelo menos até agora)


Quando o visitante interestelar 'Oumuamua passou pelo nosso Sistema Solar Interior em 2017, os pesquisadores não conseguiram descobrir o que era de fato aquele estranho objeto em forma de charuto. Os palpites variaram de cometa fossilizado à uma nave alienígena.


Agora, o novo visitante interestelar, 2I / Borisov, é definitivamente um cometa. Este vídeo gravado em 11 de outubro de 2019 pelo astrônomo amador Michael Jäger, da Áustria, mostra claramente a cauda do segundo objeto interestelar confirmado em nosso sistema:

vídeo do cometa borisov - visitante interestelar

E não foi nada fácil capturar a cauda desse cometa interestelar do quintal de casa. "2I / Borisov tem o brilho muito fraco - cerca de 17ª magnitude", disse Michael Jäger. "As estrelas aparentemente brilhantes na animação são realmente muito escuras, da 8ª à 9ª magnitude. Elas nem têm nomes próprios."


O que sabemos sobre o Cometa Borisov?

Em setembro, uma equipe internacional de astrônomos liderada por Alan Fitzsimmons examinou mais de perto o visitante interestelar com o telescópio William Herschel de 4,2 metros, em La Palma, na Espanha.




Os resultados mostram que a cauda do cometa Borisov é rica em cianeto. O núcleo do cometa está liberando uma quantidade muito grande de cianeto a cada segundo, mas isso não é algo relacionado apenas a objetos interestelares, já que os cometas daqui do Sistema Solar fazem o mesmo, além de também possuírem cianeto em sua composição.

Combinando a taxa de produção de cianeto, com o brilho do cometa e sua poeira aparente, os pesquisadores calcularam que o núcleo de 2I / Borisov tem entre 0,7 km e 3,3 km de largura - mais uma vez, típico de cometas que temos por aqui.




No geral, os pesquisadores afirmam que as propriedades do gás, da poeira e do núcleo deste segundo objeto interestelar são semelhantes a cometas normais do Sistema Solar. Em outras palavras, de onde quer que o Cometa Borisov tenha vindo, deve ser um lugar muito parecido com a nossa vizinhança cósmica...



Imagens: (capa-Michael Jäger) / Michael Jäger / divulgação
15/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

3 comentários:

  1. Além da calda ser rica em cianeto, também contém partículas de gelo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, os cometas contém gelo, gases congelados, poeira e rocha.

      Excluir
  2. É cianeto de hidrogênio? Se for é um aroma muito agradável para se inalar.

    ResponderExcluir