AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionidas 2019

orionidas 2019
Observe do quintal de casa e assista ao vivo a chuva de meteoros Orionidas 2019


O pico da chuva de meteoros Orionidas 2019 acontece nessa madrugada, de 21 pra 22 de outubro. A nossa transmissão ao vivo já está preparada, onde iremos observar o pico da chuva a partir de câmeras de monitoramento de meteoros e bater aquele papo gosto pelo chat no Youtube.


A chuva de meteoros Orionidas (também conhecida como Orionids ou Orionídeas) acontece todos os anos entre os dias 15 e 29 de outubro, quando a Terra passa pelos rastros deixados pelo cometa Halley (sim, é aquele cometa famoso mesmo). Quando essa poeira de detritos se encontra com a atmosfera da Terra, o rastro luminoso produzidos por essa entrada é o que chamamos de meteoros - popularmente conhecidos como "estrelas cadentes".




O pico da chuva Orionidas (momento em que a maior quantidade de meteoros pode ser observada) acontece entre os dias 21 e 22 de outubro. Ou seja, é entre segunda-feira e terça-feira que veremos a maior quantidade de "estrelas cadentes" dessa chuva.

Esse espetáculo natural poderá ser visto de todo o globo. O melhor horário é após a meia-noite, no alto da madrugada.



A chuva de meteoros Orionidas produz uma média de aproximadamente 20 meteoros por hora durante seu pico, sendo que em alguns anos ela produz outbursts (aumentos repentinos no número de meteoros observados), como ocorreu em 1993, 2006 e 2009, quando a quantidade de meteoros chegou a dobrar ou triplicar.




Nesse ano de 2019, de acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), é esperado um aumento significativo, já que nos últimos anos a taxa se manteve estável.

A Lua, por sua vez, na fase minguante, nasce poucas horas após a constelação de Orion, que é de onde os meteoros se originam, Isso poderá ofuscar alguns meteoros, mas ainda assim, os meteoros mais brilhantes poderão ser vistos mesmo com o brilho da Lua.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Orionidas 2019

Mesmo que o tempo esteja nublado em sua cidade, acompanhe conosco ao vivo o pico da chuva de meteoros Orionidas 2019.

A live acontece hoje (21) a partir das 23h00 pelo horário de Brasília (02:00 UTC do dia 22). A transmissão ao vivo estará disponível logo abaixo, mas será transmitida pelo nosso canal no Youtube.



Para participar do bate papo ao vivo, clique no link do vídeo e você será redirecionado(a) ao Youtube. Aproveite para se inscrever em nosso canal! Ative o sininho para receber as notificações.


Um pouco mais sobre a chuva de meteoros do Cometa Halley

A chuva de meteoros Orionidas continua até o fim desse mês, mas conforme os dias passam, uma menor quantidade de meteoros poderá ser observada.

O melhor horário para observar a chuva Orionidas é após a meia-noite do seu horário local, não importa em qual país você esteja, pois será o momento que a constelação de Orion (radiante) estiver mais alta no céu. Os meteoros dessa chuva riscarão várias partes do firmamento, mas todos irão se originar da constelação de Orion - por isso o nome Orionidas.




No Brasil, a constelação de Orion é popularmente conhecida como "As Três Marias". Olhe na direção dessas estrelas e evite ofuscar sua visão com qualquer fonte de iluminação. Acostume seus olhos com o escuro e sua chance de observar uma quantidade maior de meteoros será maior.

Para saber mais sobre a chuva de meteoros Orionidas 2019 clique aqui e confira nossa matéria especial.

A chuva de meteoros Orionidas é famosa por produzir meteoros muito brilhantes conhecidos como "bolas de fogo", além de produzir meteoros mais rápidos do que a maioria das chuvas. Pra se ter uma ideia, eles chegam a cruzar os céus a velocidades de até 66 quilômetros POR SEGUNDO.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos.


Imagens: (capa-divulgação) / divulgação / YouTube
21/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado DLSA PRODUÇÕES! Seja sempre muito bem vindo(a)!

      Excluir
  2. Aqui está tudo nublado... Galeria do Meteorito sempre salvando!

    ResponderExcluir
  3. Tio Richard Cardial Presley, parabéns por seu excelente trabalho, e cabelo invocado.

    ResponderExcluir