Ouça os Sons de Marte gravados pela Sonda InSight

sons de marte
Você vai ouvir terremotos, ventos e tempestades de poeira registrados pelo pousador InSight


Desde que chegou em Marte em novembro de 2018, a sonda Mars InSight da NASA, tem "ouvido" o solo marciano, sobretudo os pequenos terremotos que ocorrem por lá. Um sismômetro muito sensível, chamado SEIS (Experiência Sísmica para Estrutura Interior), pode captar vibrações tão sutis quanto as de uma brisa.


SEIS pode "escutar" maremotos, terremotos, ventos e tempestades de poeira. Dos mais de 100 eventos detectados até o momento, cerca de 21 são fortemente considerados terremotos. O restante também pode ser um terremoto, mas a equipe de ciências não descartou outras causas.

De acordo com a NASA, os últimos terremotos sugerem que a crosta marciana é como uma mistura da crosta terrestre com a crosta da Lua. Rachaduras na crosta terrestre se fecham com o tempo, à medida que a água os enche de novos minerais. Isso permite que as ondas sonoras continuem ininterruptas à medida que passam por fraturas antigas. Crostas mais secas como as da Lua permanecem fraturadas após impactos, espalhando ondas sonoras por dezenas de minutos, em vez de permitir que elas viajem em linha reta.



Marte, com sua superfície coberta por crateras, é um pouco mais parecido com a Lua, com ondas sísmicas que duram um minuto ou até mais, enquanto os terremotos na Terra podem durar apenas alguns segundos.




SEIS identifica os terremotos, mas por conta da sensibilidade de seus ouvidos, muitos ruídos devem ser filtrados.

sismometro em Marte
Passagem de nuvens sobre o domo acoplado ao sismômetro em Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Durante o dia marciano, a luz do Sol aquece o ar e cria mais interferência do vento do que a noite, então a equipe percebeu que o melhor momento para ouvir os tremores de forma nítida é durante o crepúsculo.




A noite também produz sons peculiares provocados pelas partes delicadas do sismômetro que se expandem e contraem pela perda de calor.

Alguns assobios misteriosos que podem ser ouvidos em algumas gravações, podem ser explicados por interferências nos componentes eletrônicos do sismômetro, de acordo com a equipe de InSight.

O instrumento SEIS foi fornecido pela agência espacial francesa, Centre National d'Études Spatiales (CNES), e seus parceiros. Os membros da equipe do Insight, Constantinos Charalambous, do Imperial College London e Nobuaki Fuji, do Instituto de Física do Globo de Paris, forneceram as amostras de áudio para esta história.




Venha ouvir os sons de Marte e participar da nossa live que começa às 23h00 no Youtube. A live também estará disponível logo abaixo:


Aproveite para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.


Imagens: (capa-NASA) / NASA / JPL-Caltech
04/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário