Hubble registra o Cometa Interestelar 2I / Borisov

cometa interestelar borisov fotografado pelo hubble
Chegou a imagem que tanto esperávamos (e ainda um time-lapse!)


O potente telescópio espacial Hubble nos deu um presente daqueles: a tão esperada foto do cometa interestelar 2I / Borisov.


2I / Borisov entrou em nosso Sistema Solar do profundo espaço interestelar, mas até agora ninguém sabe de onde veio ou há quanto tempo está viajando. Na foto feita pelo Hubble, o cometa Borisov estava viajando a uma velocidade de 177.000 km/h. Até agora, essas são as fotos mais nítidas deste cometa interestelar.

Nosso primeiro visitante interestelar foi 'Oumuamua, que passou por aqui em 2017. Mas o grande mistério em torno de 'Oumuamua nunca foi revelado, já que, por não produzir cauda nem mostrar sublimação, ninguém sabe ao certo o que era esse primeiro objeto interestelar. Borisov, por sua vez, é claramente um cometa.

meteoritos

Os cometas possuem muito gelo de água e outros materiais voláteis em sua composição. Ao se aproximarem do Sol, eles sublimam seu gás, criando uma coma (pequena atmosfera) e a cauda características desses objetos.




"Enquanto Oumuamua parecia uma rocha, Borisov é realmente ativo, mais como um cometa normal. É um enigma porque esses dois são tão diferentes", disse David Jewitt, da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), em um comunicado à imprensa. David Jewiit é o líder da equipe do Hubble que observou o cometa.

Cometa Interestelar Borisov registrado pelo telescópio Hubble.
Créditos: HST

Apesar de outros sistemas estelares poderem ser bem diferentes do nosso, as propriedades desse cometa mostram que sua composição é semelhante aos cometas daqui.

O telescópio Hubble capturou essas imagens do cometa interestelar Borisov quando ele estava a 418 milhões de km da Terra.


No fim de dezembro de 2019, o cometa Borisov fará sua máxima aproximação com a Terra, chegando a 2 Unidades Astronômicas do nosso planeta. [1 Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]




Mas por viajar numa velocidade de 177.000 km/h, ele é tão veloz que em meados de 2020 já estará tão longe quanto Júpiter, rumando para o espaço interestelar novamente.

O cometa Borisov foi descoberto em 30 de agosto de 2019 pelo astrônomo amador Gennady Borisov, da Crimeia. Em seguida, diversos astrônomos amadores também observaram este cometa junto com astrônomos profissionais. O Centro de Objetos Menores da União Astronômica Internacional e o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra calcularam a trajetória do objeto, confirmando sua origem interestelar.

A maioria dos cometas vêm do Cinturão de Kuiper e da Nuvem de Oort, e sabemos a trajetória desses objetos. Tanto 'Oumuamua quanto Borisov não tinham esse tipo de trajetória.

Outros objetos interestelares provavelmente estão aqui em nosso Sistema Solar, mas ainda não conseguimos enxergá-los. À medida que novos telescópios potentes vão sendo inaugurados, maiores são as chances de conseguirmos detectar cometas ou qualquer outro tipo de objeto interestelar com antecedência.




O Hubble continuará de olho no cometa Borisov, e conforme ele se aproxima do Sol, é provável que haja mais atividade e sua cauda aumente significativamente de tamanho. Como disse Max Mutchler, membro da equipe de observação, "novos cometas são sempre imprevisíveis. Eles às vezes brilham repentinamente ou podem se fragmentar quando são expostos ao intenso calor do Sol pela primeira vez".

Mas o Hubble está pronto para monitorar e descobrir o que acontecerá com esse intrigante cometa interestelar. E ficaremos atentos!



Imagens: (capa-HST) / HST / divulgação
17/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Curiosa é a forma como os astrônomos usam para determinar se esse cometa é desse sistema solar ou se é um visitante interestelar.

    ResponderExcluir