Mais de 10.000 planetas podem estar orbitando o buraco negro supermassivo da Via Láctea

Mais de 10.000 planetas podem estar orbitando o buraco negro supermassivo da Via Láctea
A ideia de que planetas orbitam buracos negros supermassivos muda a forma como enxergávamos as galáxias, e todo o espaço


Milhares de planetas podem se formar e orbitar em torno de buracos negros supermassivos encontrados nos núcleos da maioria das galáxias, se não todas, de acordo com um novo estudo publicado na revista The Astrophysical Journal.


"Os planetas não estão apenas orbitando em torno das estrelas, mas também em torno de buracos negros supermassivos", disse o principal autor do estudo, Keiichi Wada, astrofísico da Universidade Kagoshima, no Japão.

Quando novas estrelas se formam, as nuvens de gás e poeira ao seu redor colapsam para formar os planetas. Mas estrelas não são os únicos objetos cercados por discos de gás e poeira. Esses discos também costumam cercar buracos negros supermassivos com massas de milhões ou bilhões de vezes a do nosso Sol. Isso levou Keiichi e seus colegas a investigar se planetas poderiam se formar em torno desses buracos negros. "Não me lembro quando e como surgiu essa ideia, mas talvez seja porque estou em um ambiente empoeirado - ou seja, devido às cinzas vulcânicas do vulcão mais ativo do Japão, a montanha Sakurajima em Kagoshima", disse ele.


Muitos buracos negros supermassivos são bastante silenciosos, como é o caso de Sagittarius A*, o buraco negro supermassivo da nossa galáxia, que tem cerca de 4 milhões de vezes a massa do Sol. No entanto, Keiichi é especialista em núcleos galáticos ativos produzidos por buracos negros supermassivos que devoram de forma voraz a matéria que está muito próxima. Eles geralmente criam zonas de gás e poeira em forma de anel em torno de si, que variam de cerca de 0,3 a 30 anos-luz a partir do buraco negro supermassivo.




Keiichi e seus colegas descobriram então que os planetas podem se formar em torno de núcleos galáticos ativos. "O senso comum diz que os planetas são formados a partir de discos protoplanetários em torno das estrelas, mas descobrimos que os planetas também podem ser formados sem a ajuda das estrelas", disse Keiichi. "Eles podem ser formados diretamente a partir de grãos de poeira em torno de buracos negros supermassivos".

ilustração buracos negros - Joshua Valenzuela - UNM
Ilustração artística de buracos negros.
Créditos: Joshua Valenzuela / UNM

Os cientistas concentraram-se em núcleos galáticos ativos relativamente escuros, já que os brilhantes são tão energéticos que interromperiam facilmente a formação planetária. Keiichi e seus colegas desenvolveram modelos de computador para calcular a maneira como o calor é distribuído dentro dos anéis de poeira em torno desses buracos negros supermassivos, e descobriram que minúsculas partículas de gelo podem crescer num "efeito bola de neve".




Esses planetas normalmente teriam cerca de 10 vezes a massa da Terra, podendo ser mundos rochosos ou planetas gigantes gelados semelhantes a Netuno.


Os cientistas estimaram que mais de 10.000 planetas poderiam orbitar cada buraco negro supermassivo no centro de cada galáxia. Com isso, milhares de planets podem estar agora orbitando o gigante Sagittarius A* - o buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea.

De acordo com os modelos de computador, esses planetas se formam a uma distância de 10 a 30 anos-luz dos buracos negros, portanto, esses mundos não sofrem com os efeitos bizarros dos fortes campos gravitacionais dos buracos negros, como dilatação do tempo (como visto no filme Interestelar).

Mas detectar esses planetas seria um grande desafio, já que a detecção de exoplanetas envolve detectar o escurecimento do brilho de suas estrelas conforme eles passam na sua frente. Por não orbitarem estrela nenhuma, não haveria como aplicar essa técnica. Teríamos que encontrar uma forma de detectar a massa do disco protoplanetário em torno do buraco negro, mas isso é um desafio colossal.




Mas será que esses planetas permanecem ali, orbitando esses objetos gigantescos e monstruosos? Ou será que eles são rapidamente arremessados para bem longe? Essa e outras perguntas devem ser respondidas nos próximos estudos.



Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / Joshua Valenzuela / UNM
24/10/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

71 comentários:

  1. O que chamam primitivamente de SISTEMA SOLAR, na verdade MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, macro formato, do micro modelo energético atômico termonuclear átomo, e em todo MACROCOSMO ENERGÉTICO ATÔMICO, existem 7 OCTILHÕES diferenciados de MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES; e todos eles, assim como o nosso que chamam primitivamente de SISTEMA-SOLAR, com seus PLANETAS = VIAJANTES, viajam por dentro de MACROS CANAIS ENERGÉTICOS: que chamam primitivamente e erradamente de BURACOS NEGROS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O senhor tem muita necessidade de receber atenção, não é mesmo?

      Excluir
    2. O cara só tá zoando. ..Melhor bloquear. Uma hora cansa.

      Excluir
  2. Ok. Agora reflita: o que você fez de mais além de trocar os nomes das coisas? Isso é que são as "descobertas científicas avançadas"? Renomear objetos celestes?

    ResponderExcluir
  3. Apenas comentei a matéria, dando a minha versão. Comente-a também, e dê a sua.

    Teus genitores batizou-te com o nome de Anônimo?

    Obviamente que não, mas tu achastes mais conveniente, adotá-lo.

    Quem conhece PINDORAMA corretamente denominado por meu pai, significado como "PARAÍSO DAS PALMEIRAS"? "E antes que digam alguma besteira, ele passou 16 na FLORESTA AMAZÔNICA, casou com uma neta de uma senhora TUPINAMBÁ, e está recuperando a língua nativa do nosso país".

    O mundo todo chama erradamente de SUMÉRIOS, quando pelo meu pai corretamente SEMÉRIOS, porque de SEM descendiam.

    Nem os membros da comunidade judaica, pessoas intelectualizadíssimas, da qual também ele faz parte: contestam isso

    ISRAEL, era YACOV = JACÓ.

    Porque como meu pai corretamente procriou, "Judeu burro nem nasce, vira aborto involuntário"...

    O 2° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, criado pela ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA que todos buscam, independentemente de religiões ou crenças, foi nominado indevidamente e ousadamente pelos romanos, como nome de seus deuses pagãos e mitológicos idiotas: como VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA...

    O que chamam erradamente de PLUTÃO, era PLANETA...

    O que era apenas ÁTOMO por DEMÓCRITO, pelo genialíssimo BOHR, passou a ser "MODELO ATÔMICO" e pelo também genialíssimo JOSÉ BONIFÁCIO, mais corretamente: por "MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR".

    E assim caminha a humanidade, viajando num PLANETA-H, já bem próxima da 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 3° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR = 3° PROCESSO FISIOQUÍMICO TRANSMUTATIVO NECESSÁRIO, fenômeno que ocorre no micro como no MACRO, só que em MACRO-ESPAÇO-TEMPO-I. O 2° denominaram erradamente como DILÚVIO, já vendo muita coisa que antes não via: e comendo moscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Versão do Bonifácio: Sol não se chama Sol, Lua não se chama Lua, Marte não se chama Marte, Vênus não se chama Vênus, Sistema Solar não se chama Sistema Solar...
      Realmente muito instrutiva...

      Excluir
    2. Sr Bonifácio, diante da vossa sabedoria e que os nomes dados aos nossos astros não são corretamente pronunciados e que a física é uma percepção dos humanos, se a vida como conhecemos é baseada em uma molécula de carbono, o Sr com tanta sabedoria dotado de uma mente bem mais evoluída do que nós pobres mortais habitantes de um planeta que na sua consciência não se chama planeta. Pois bem, como é a representação do universo dentro da química, física e biologia do cosmos? Baseado na sua mente extraordinária.

      Excluir
    3. Anônimo 26, 18:21 Por que você não pergunta para os caras da NASA e ROSCOSMOS, já que só acreditam neles?

      Não importa o que meu pai diga, o senhor jamais concordará.

      Família grande essa de Anônimos. já que muitos nomes foram trocados por vocês mesmos para Anônimo, isso não atrapalha não?

      Unidos até que são, porque um, defende o outro.

      Lembram do que sempre dizia Nelson Rodrigues, referindo-se a muitos?

      Excluir
  4. Como será viver num planeta que orbita um buraco negro? Como será que o tempo passa para civilização que viva por lá caso realmente exista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perguntei para meu pai, e já sei como. Agora se eu disser, como sempre, o senhor não vai acreditar.

      Excluir
    2. Isso mesmo, não fala nada não... Você calado, é um verdadeiro poeta!

      Ass. L.

      Excluir
  5. Sr. Astro Intruso; Se o senhor se refere ao meu pai? Ele diz: "A verdadeira atenção que importa, ele já recebeu. O maior de todos os prêmios também, que ele jamais trocaria por nenhum outro prêmio, pelo o homem concedido.

    Muitos serão DESPROJETADOS na 3° ÓRBITA e REPROJETADOS na 2° ÓRBITA, que de tão quente e sufocante: VERDADEIRO INFERNO.

    Poucos independentemente até mesmo de religiões ou crenças, serão DESPROJETADOS na 3° ÓRBITA e REPROJETADOS na 4° ÓRBITA, que para nós que ainda habitamos a 3°: VERDADEIRO CÉU.

    Uns acreditam erradamente que o breve REALINHAMENTO DOS PLANETAS, ocorrerá por AÇÃO de NIBIRU, que chamam também erradamente: de 2° SOL.

    Eu acredito, no que meu pai DESCOBRIU.

    Cada um teu o direito, de acreditar no que quiser.

    O senhor mesmo, só acredita no que o pessoal da NASA e ROSCOSMOS, dizem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta retórica, meu caro, pergunta retórica.

      Excluir
  6. Estou indo para faculdade, posteriormente consultarei meu pai, e responderei sua pergunta.

    Fique na paz.

    ResponderExcluir
  7. Fico imaginando esse cara na faculdade... Segundo ele, é na área da saúde: enfermeira: - Doutor! Esse homem teve uma fratura exposta no braço direito!
    Doidofácil Jr: Não! Ele teve uma macro micro projeção desprojetada do único multi sistema atômico-resistente do 4 elemento corpóreo-ninja-da-batata, erradamente chamado braço! Pegue a unidade transmogrificadora de raios de Nibiru, que como Jacó uma vez disse: jamais ande por onde um navio passou voando! Para que eu possa reprojetar o desprojetada com projeção do micro-macro-cosmos da órbita da cabeça!
    Enfermeira: O_o

    Ass. L.

    ResponderExcluir
  8. Sol, Lua, Marte, Vênus, Sistema Solar, tudo isso denominação primitiva e equivocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, ok então... As "múltiplas ciências avançadas" se resumem a trocar o nome das coisas. Então já que você diz tanto que eu "troquei meu nome para L", seria eu uma múltipla ciência avançada?

      Ass. L.

      Excluir
    2. Será que não ocorreu ao "gênio" seu pai que há questões muito mais importantes pra Astronomia do que ficar inventando novas nomenclaturas desnecessárias?
      A propósito, quem determina a nomenclatura de corpos celestes é a União Astronômica Internacional. Se seu pai acha que a nomenclatura oficial está errada, ele pode entrar em contato com eles. Provavelmente, esse grupo de eminentes astrônomos das maiores universidades do mundo vai considerar a sugestão de um doido qualquer que certamente mal terminou o ensino fundamental e por sua mania de grandeza se acha cientista.

      Excluir
    3. Sr Anônimo 26; Essa União Astronômica Internacional, foi fundada pelos primitivos legionários romanos, que denominaram o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, tolamente como MARTE DEUS DA GUERRA?

      Excluir
    4. Não, foi fundada em 1919 por astrônomos profissionais. Todos os membros tem doutorado ou PhD na área (verdadeiro, não imaginário igual seu pai) e são pesquisadores (de verdade, não loucos que misturam esoterismo com rudimentos de terminologia científica) e educadores atuantes. É a organização responsável por nomear objetos celestes. Reúnem-se em assembleias para discutir tais assuntos.
      Você (e seu pai) podem conferir por conta própria no site deles, iau ponto org. Mandem uma mensagem pra eles, quem sabe aceitam mudar o nome da Lua pra transmorfizador etéreo prateado e luminoso, igual vocês querem.

      Excluir
    5. Tirei o chapéu para essa resposta.

      Ass. L.

      Excluir
    6. Os antigos romanos não eram esotéricos, místicos, mitologicamente-religiosos?

      Vocês se dizem agnósticos, ateus, metem o pau nos religiosos... E chamam também o 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, com consta erradamente na TORAH, de "TERRA"?

      Ou seja, adotaram também um gritante erro?



      Não seria

      Excluir
    7. Notei que você costumava usar o termo "termonuclear" apenas para se referir ao Sol, como por exemplo: blá bá blá blá bá blá blá termonuclear, erradamente chamado de Sol. Mas agora está usando para se referir ao nome fictício da Terra também? Cuidado com as contradiçõs, pois elas tiram a credibilidade.

      Ass. L.

      Excluir
    8. O que tu chamas erradamente de TERRA, já que TERRA, é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são: chamo corretamente como 3° ELEMENTO ORBITAL, do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que também chamam primitivamente e erradamente, de SISTEMA SOLAR.

      Até que não seria errado chamar nosso 3° ELEMENTO ORBITAL, de PLANETA-H.

      Agora de TERRA, é o cumulo da tolice e retardo científico.

      Tiram a credibilidade?

      Tá vendo aí que tu não és burro?

      Tu de todos que comentam aqui, és um dos mais inteligentes, porque já admites, que temos alguma credibilidade científica.

      Parabéns L, nem eu nem meu pai, costumamos nos enganar a respeito da inteligência das pessoas.

      Inteligentes reconhecem inteligentes, mesmo que hajam algumas discordâncias.



      Excluir
    9. Mas cá entre nós: que diferença faz o nome, se nós estamos nos referindo a mesma coisa? Trocar o nome não muda princípio fundamental algum. Cada um pode por o nome que bem entender, e a ciência continuará como sempre foi.

      Ass. L.

      Excluir
  9. Meu pai diz:

    Não importa como você se chama, Leandro, Pedro, Antônio, porque sua identificação individual cósmica atômica, encontra-se nas digitais de todos os dedos dos seus pés, mãos, traços únicos da íris de seus olhos, DNA que identifica seus genitores, arcada dentária, estrutura óssea...

    Ou seja, no MACROCOSMO ATÔMICO que o senhor chama de UNIVERSO, sua identificação é outra totalmente diferente.

    Meu pai, é quem entende sobre essas coisas.

    Meu pai diz que a IDENTIFICAÇÃO ENERGÉTICA ATÔMICA dele, é algo como 8.888888.888888.

    Anunciador de términos, e inícios de ciclos.

    O mais incrível disso tudo, é que pela numerologia cabalística, o n° 8, significa isso mesmo.

    Mas para vocês que só acreditam no que o pessoal da NASA e ROSCOSMOS dizem, nada disso importa.

    Mas é assim mesmo, tens uns que acreditam por religiões ou ciências, até que o MUNDO VAI ACABAR.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pqp, numerologia, Cabala...A coisa fica pior a cada dia que passa!
      Mas vamos lá: Primeiro, como se determina a tal "identificação energética atômica"? É tipo um número de série? Vem escrito no manual de instruções ou num selo colado em cada criança que nasce? Tipo, escrito, "Made in Brazil, Data de fabricação xx/xx/xx, Validade yy/yy/yy, Lote 8888888888888"?
      Segundo, se vc (ou seu pai, que seja) se considera(m) "cientista(s)", porque misturar com numerologia, Cabala, alquimia e etc? Que salada maluca de pseudociência, esoterismo e delírios aleatórios é essa? Ciência é racionalidade, tem que ter um porquê pra tudo. Esoterismo e pseudociência são o completo oposto, exigem apenas fé. Se você(s) se acha(m) "cientista(s)", provavelmente tem um motivo pra essa misturança toda.
      Por último, só por curiosidade: vc realmente lê as matérias aqui no GdM (ou no Sputnik Brasil, que vocês consideram "site científico" kkkkkkk) ou só leem o título da matéria e pulam direto pros comentários espalhar essas loucuras?

      Excluir
    2. A identificação Macrocósmica Atômica, que é única e individual, consta em sua carcaça-atômica.

      O n° do cavalo, já que é assim que os espíritas, chamam os corpos.

      Acredito ser o n° do seu chassi, ou seu emplacamento RsRsRs.

      Excluir
    3. Mais essa agora. Então quer dizer que viemos no mundo com um "número de série"? E onde encontro esse número? Não é perigoso clonarem o número igual fazem com carros?
      Dr Freud, ajusta a medicação do seu paciente aqui porque ele tá cada vez mais psicótico.

      Excluir
    4. Você acha que cabala é ruim? Você não viu nada! Esse cara achou alguma conexão bizarra entre os seios femininos e as teorias malucas dele. Ele tem até "provas incontestáveis" com imagens e tudo! O maluco é doidão!

      Ass. L.

      Excluir
    5. Anônimo 26, 19:07; É por isso que alguns lotes são retirados, porque danificaram-se todos. RsRsRs

      Anônimo L, não serias tu o 666, que tanto os cristãos procuram?

      Tu detestas os pobres cristãos.

      Excluir
    6. Pergunta para o Anônimo 26 de outubro de 2019 19:07:

      Muitos médicos dizem: "O CORPO HUMANO É UMA MÁQUINA".

      Se realmente é, onde fica seu Botão LIGA-DESLIGA?

      Excluir
    7. José Bonifácio sofre de psicose severa, os antipsicoticos não estão ajudando, os efeitos duram pouco, teremos que aumentar a dose ou mandaremos para um tratamento contra a de Philippe Pinel que era o tratamento de choque.

      Excluir
    8. Eu detestar cristãos?! Como se atreve a proferir calúnias sobre mim? Muito pelo contŕario, fui criado em uma família de cristãos, e respeito a opinião de qualquer indivíduo de maneira igual, seja ela religiosa, política ou qualquer outra. Sou a favor do diálogo respeitoso e honesto (como pode ver).Pego mentindo novamente né? Que feio!

      Excluir
  10. Tio Anônimo L; "Você calado, é um verdadeiro poeta!" citação do Genialíssimo Romário, não deveria ser escrito entre aspas, como agora encontra-se?

    O senhor acusa meu pai de mudar os nomes dos ELEMENTOS CÓSMICOS, e além de mudar seu próprio nome, ainda usurpa frases alheias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se no texto houvesse uma menção ao Romário, sim, a citação deveria ser entre aspas. Todavia, essa frase se celebrizou e é usada rotineiramente sem relação direta ao Baixinho. Portanto não há necessidade de aspas, pelo mesmo motivo que não se usam aspas em outras frases famosas, como "penso, logo, existo" de Descartes, "ser ou não ser, eis a questão" de Shakespeare, ou "a sorte está lançada" de Júlio César. Essas frases são comumente usadas sem aspas, desde que não relacionadas diretamente aos seus autores.
      Parece que o "cientista avançado" aí tem alguns problemas com gramática. Até pouco tempo atrás ele: escrevia tudo: separado por: dois pontos. É só: ver os comentários: dele em postagens mais antigas: aqui no site. Até hoje usa CAIXA ALTA ALEATORIAMENTE SEM NECESSIDADE. Assim fica difícil.

      Excluir
    2. Bem; pelo menos quem a tornou nacionalmente conhecida, foi o Romário, como aquela também proferida pelo genialíssimo Zagalo, "Vocês vão ter que me engolir!".

      Por que vocês não perguntam só para os caras da NASA e ROSCOSMOS, já que só acreditam neles?

      A não ser que mesmo não admitindo, queiram aprender sobre CIÊNCIAS AVANÇADAS?


      Excluir
    3. Ui, nossa! Usurpei uma frase clichê brasileira!!! Me prendam! Se você fosse um super herói, se chamaria Change Name boy, com o incrível super poder da troca de nomes!!!

      Ass. L.

      Excluir
    4. Não, Bonifácio, nós não "acreditamos" na Nasa e Roscosmos. Acreditar é colocar fé em algo. Fé é a convicção em algo intangível, desconhecido. Ciência é o oposto de fé. A ciência se baseia na observação, experimentação e daí se tira uma conclusão sobre um assunto. Essa conclusão jamais é definitiva; futuros experimentos ou observações poderão alterá-la ou mesmo invalidá-la. Portanto, ciência nada tem a ver com crença. Nessa misturada que você faz, você confunde ciencia com religião.
      Aliás, que fixação é essa sua pela Nasa e Roscosmos? Essas são agências espaciais, responsáveis apenas por uma parte das pesquisas em Astronomia. A maior parte vem de universidades, feita por pesquisadores que não tem nenhuma ligação com agências espaciais.

      Excluir
    5. Sem acreditar no REAL ESPECIAL NÃO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO ESPIRITUAL, vocês jamais entenderão os fenômenos quânticos.

      Nada temos contra a NASA e ROSCOSMOS, até dizemos que dominam algumas TECNOLOGIAS, muito embora nada saibam sobre a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA prestes a ocorrer no MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, mesmo sabendo que esse processo ocorre no MICRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "ÁTOMO", em menores espaços-tempos.

      Decerto o senhor dirá: "Mais uma loucura de JOSÉ BONIFÁCIO".

      Mas muito em breve alguns saberão, quem realmente tinha razão.

      Isso é crendice ou ciência?

      Nosso pais, tem os melhores astrônomos desse PLANETA, sendo que muitos, necessitam ir para o CHILE e outros países, por falta de dignos observatórios no BRASIL, compatíveis com suas competências.

      Excluir
    6. Desviando do assunto novamente heim... danadinho ;-)

      Ass. L.

      Excluir
  11. Respostas
    1. Você disse que está cursando graduação na área da saúde, se importaria de dizer qual o curso?

      Ass. L.

      Excluir
    2. Creio que ele vá na faculdade não como aluno, mas como objeto de estudo para futuros psiquiatras.

      Excluir
    3. Isso aí e so mais uma mentira dele, como todas as outras. e tambem as do pai dele, que disse ser doutor, mas segundo o proprio Bonifacio pai, é analfabeto

      Excluir
    4. Meu pai analfabeto? Literata nunca foi, renunciou tudo que sabia sobre religiões-a-desestagnar e ciências-ainda-a=avançar. Agora quanto a MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, seu MESTRE, DOUTOR: e ÚNICA AUTORIDADE DESSE SUBDESENVOLVIDO PLANETA.

      Excluir
    5. Defendo meu amigo anonimo aí em cima, pois foi ELE mesmo que disse isso para mim. Como ele pode ser Mestre e Doutor, s essas são denominações criadas pelos mesmos tipos de pessoas que mantêm a Terra com o nome de Terra, o Sol com o nome de Sol? Não seriam esses títulos "primitivos" perante a ciência avançada dele? Afinal esses títulos são destinados apenas a pessoas que concluíram tais graus acadêmicos "primitivos". Ou seja, ele deu a si próprio um título (sem qualquer validade), que ele, dentro da cabeça dele, achou que merecia, em outras palavras, ele inventou que tem esse título, assim como inventou todas as outras baboseiras.

      Ass. L.

      Excluir
    6. Como tu dissestes e espero que sim, que sejas tão jovem quanto eu, fazemos parte de uma geração, isso se não formos DESENERGIZADOS por assaltantes em nosso país; que decerto vivenciaremos tudo que meu pai DESCOBRIU. Torço também para que tu sejas DESPROJETADO subitamente na 3° ÓRBITA e REPROJETADO na 4°, porque só assim, tu perguntarás para ti mesmo: "Como JOSÉ BONIFÁCIO, que eu chamava de analfabeto, sabia dessas coisas, até mesmo sobre minha atual CONSTITUIÇÃO PREDOMINANTE ELEMENTAR CORPÓREA, e o pessoal da NASA, ROSCOSMOS, ESA, e demais das religiões e ciências não"?

      Aí tu com inteligência e consciência mais elevada, dirás: "O cara não só dizia que era, ele era mesmo, a ÚNICA AUTORIDADE SOBRE MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS, do 3° ELEMENTO ORBITAL".

      Excluir
    7. Falando em objetos de estudos psiquiátricos, visitem-me em meu consultório em Viena, nos últimos meses estou cheio de pacientes mas o caso do José Bonifácio é mais grave, ele tem esquizofrenia paranoide!

      Excluir
    8. Que conste nós altos que eu nunca chamei seu pai de analfabeto, apenas expus uma informação que ele mesmo forneceu.

      Ass. L.

      Excluir
  12. Tio Anônimo L; O pessoal da NASA, ROSCOSMOS, CIA, FBI, MOÇAD, todos eles sabem.

    Nada posso responder sobre essa área, mesmo porque. ainda estou no 1° ANO.

    Aproveito para perguntar a todos:

    Por que de tantos comentários, apenas eu, comentei sobre a matéria publicada?

    Seria por que sobre o assunto, vocês não sabem nada?

    Todos seriam fãs encubados do meu pai?

    Vocês acreditam ou não, 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO?

    Como atômicos pretendem ATUAR na 2° ou 4° ÓRBITA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você comentou sobre a matéria? Kkkkkkkkkkkkk
      Onde na matéria diz que Sol não se chama Sol, Lua não se chama Lua, Terra não se chama Terra e outros delírios seus?

      Excluir
    2. Estou aguardando vossos comentários, mesmo que sejam com primitivas, mitológicas e erradas denominações dos ELEMENTOS CÓSMICOS.

      Lunaticamente como LUA por exemplo, ao invés de ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO DO NOSSO PLANETA.

      Excluir
    3. Não tem problemas estar no 1° ano não... Só perguntei qual o curso. estou apenas puxando papo...

      Ass. L.

      Excluir
    4. Muita coisa a seu respeito, o senhor oculta. Futuramente serei um profissional da área, e um PESQUISADOR. Independentemente disso, assim como meu pai, sempre achei o senhor ou senhora, uma pessoa muito inteligente.

      Não se pode tapar o DEAT para o senhor SOL, com uma peneira.

      Aprendo muito com todos vocês, com o Sr Astro Intruso, e agora com o outro da vasta família Anônimo, também.

      Mas sobre esses assuntos de MACROCOSMO REAL e ATÔMICO, muito mais com meu pai.

      Excluir
  13. Tudo bem, eu sei que muita coisa eu oculto, e isso lhe incomoda muito... Mas vou compartilhar um pouquinho sobre mim: tenho 25 anos, sou agnóstico, gosto de astronomia e sou entusiasta da nefologia e da teoria das cordas, sou pós graduado em sistemas e controle pelo ITA e não gosto de macarrão. Viu, não Doeu nadinha.

    Ass. L.

    ResponderExcluir
  14. Isso és tu quem está dizendo.

    A China ou EUA, já inventaram ou fabricaram o COMPUTADOR QUÂNTICO, como já anunciaram?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como? O que é que isso tem a ver com a conversa? To achando que toda essa esquiva de responder qual curso está, é só para acobertar mais uma de suas invenções.

      Ass. L.

      Excluir
    2. A pergunta que fiz, a depender da tua resposta, eu iria saber se tu eras mesmo da área, que tu dizes ser.

      Excluir
    3. A única entidade que conseguiu um resultado de supremacia quântica, até agora foi o Google, todo mundo já sabe disso...

      Ass. L.

      Excluir
    4. Impossível, porque esses das ciências-ainda-a-avançar, nunca conseguiram compreender os mais simples fenômenos quânticos.

      Dizem possuir tecnologias que não possuem.

      Até aprender com meu pai, eu também acreditava que eles haviam pisado no ESTABILIZADOR, que chamam de LUA.

      Acreditava também que por eles mesmos, poderiam pisar, colonizar e habitar o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente e erradamente de MARTE.

      Hoje, mesmo sendo ainda um aprendiz de MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA e MICRO E MACRO QUÂNTICA AVANÇADA, ninguém me engana mais.

      Não adianta ficar debatendo com vocês, porque as nossas fontes de aprendizado sobre esses assuntos, são totalmente opostas, diferentes e conflitantes.

      O que sei sobre esses assuntos, não interessam a vocês, e o que vocês sabem também sobre esses assuntos, não me interessam.

      Vou dormir, estou com sono.

      Até mesmo o que o pessoal da NASA e ROSCOSMOS dizem saber, não me interessa.

      Aguardemos todos, pra vermos quem é quem.

      Foi um prazer, debater com pessoas inteligentes como vocês.

      Se acham que me venceram, que continuem achando.

      Melhor cuidar do blogger do meu pai.

      Agradeço ao genialíssimo tio RICHARD, pelo conceituadíssimo espaço GALERIA DO METEORITO.

      Excluir
    5. Já respondi sua pergunta, agora seria educado de sua parte, responder a minha, sem firulas.

      Ass. L.

      Excluir
  15. Meu Deus do céu, cara! Não tem como argumentar com esse José Bonifácio, tamanha é a teimosia dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita dó desses dois, de verdade. Não acho que alguém mereça passar pelo o queles estão passando. Quando eu conversava com o Bonifácio pai, várias vezes insistia para ele se aprofundar mais nos assuntos reais, tentei convencê-lo, mas infelizmente, sem sucesso. Eles tem uma condição que distorce a forma de pensar, chamado efeito Dunning-Kruger. poderia ser resumida da seguinte maneira: as pessoas tolas pensam que são mais inteligentes do que aquelas que realmente são. Ou talvez seria mais correto dizer: as pessoas ignorantes têm a certeza de que sabem muito. Sempre busquei ajudar o máximo para ajudar o próximo, mas esse dois aí não se ajudam...

      Ass. L.

      Excluir
  16. Sempre visito esse site e vejo José Bonifácio comentando algo, mas por mais que eu não concorde com nada do que ele fala eu também não abro uma discussão, porque não é possível discutir com ele algo que existe só na cabeça dele. Talvez deixar ele dar a opinião dele sobre a matéria da maneira que ele acha certo sem retrucarmos seria mais saudável para todos nós. E os demais começarem a discutir sobre a matéria, porque eu vejo uma galera muito inteligente por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Unknown. É melhor deixarmos o Topo Gigio pensar o que quiser sem retrucarmos.

      Excluir
    2. É o que o Dr Freud falou. O objetivo dele é só chamar a atenção.

      Excluir