Manchas de Tigre de Encelado são alvo de Busca por Vida

encelado - manchas de tigre e a vida fora da Terra
Sonda Cassini mostrou que a lua de Saturno Encelado pode ser muito promissora na busca por vida fora da Terra


Dentre tantos mistérios da lua de 500 km de largura, que é basicamente uma bola de gelo com núcleo de água, destaca-se as 4 linhas conhecidas como "listras de tigre" em seu polo sul.


Quando os geiseres de Encelado foram revelados, o satélite de Saturno passou a ter mais atenção dos cientistas, afinal, água líquida é essencial para o tipo de vida que conhecemos. Mas Encélado apresenta mais do que apenas água líquida: esse mundo incrível possui também "atividade geológica" em seu interior, devido a influência gravitacional de Saturno (o fenômeno é bem parecido com o que acontece também em Io e Europa, luas de Júpiter).




Embora sua superfície registre temperaturas médias de -200º C, seu interior pode se tornar mais quente, por isso vemos os geiseres surgirem.

Manchas de Tigre no hemisfério sul de Encelado
Manchas de Tigre no hemisfério sul de Encelado.
Créditos: NASA / JPL / Space Science Institute / divulgação

As estranhas "Linhas de Tigre" medem cerca de 135 km, sendo longas e bem finas, separadas por cerca de 35 km. Elas seriam resultado do escape da água dos oceanos escondidos, que por conta da pressão interna, transborda pelas rachaduras gigantescas trazendo calor para a superfície e evitando um congelamento instantâneo.




"O que faz com que elas (as fissuras) sejam especialmente interessantes é que elas estão continuamente expelindo gelo de água, nesse momento em que falamos", disse o Dr. Doug Hemingway, do Instituto Carnegie, em um comunicado. "Nenhum outro planeta ou lua gelada apresenta nada parecido com isso."

O estudo foi publicado na revista Natura Astronomy.


Imagens: (capa-NASA/ESA/JPL) / NASA / JPL / Space Science Institute / divulgação
09/12/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

4 comentários:

  1. Maravilha linda! Infelizmente somos doentes e insensatos o suficiente para acreditarmos que missões pelo sistema solar sejam caras, sem se darmos por conta que cataratas e oceanos de dinheiro são gastos com armas de extermínio em massa, com guerras, com ódios e crenças em um deus podre e falso. Até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então com isso você quis dizer que os seus deuses na verdade são os verdadeiros?

      Excluir
    2. Interrompemos a nossa programação para a transmissão do horário obrigatório reservado aos partidos políticos, dentro de instantes continue assistindo "Manchas de Tigre de Encélado são alvo de busca por vida".

      Excluir
    3. Ao meu ver, ele não acredita em deus. E eu o entendo.

      Excluir