Tudo sobre a Chuva de Meteoros Geminidas 2019

geminidas 2019
Falta pouco para a última grande chuva de meteoros do ano! Saiba como, quando e onde observar, e assista ao vivo!


A chuva de meteoros Geminidas, ou Geminídeas, acontece todos os anos entre os dias 09 e 19 de dezembro, quando o nosso planeta passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte. Já o pico dessa chuva (momento em que a maior quantidade de meteoros é observada) acontece nos dias 13 e 14 de dezembro, sobretudo na madrugada de 13 pra 14 de dezembro.


A taxa de meteoros da chuva Geminidas pode chegar a 80 meteoros por hora durante seu pico. Nesse dia de máxima atividade, a Lua estará praticamente na fase Cheia, e muita gente tem tido a dúvida: Vale a pena observar a chuva de meteoros Geminidas 2019? A resposta é: SIM.


De acordo com a Organização Internacional de Meteoros (IMO), o brilho da Lua na noite de pico da chuva Geminidas deve realmente ofuscar os meteoros de pouco brilho, mas ainda assim, temos a chance de observar cerca de 20 meteoros por hora - justamente os mais brilhantes e coloridos. Sim, vale muito a pena observar essa chuva, que é a última chuva de meteoros intensa do ano.

Geminidas - Amirreza Kamkar - 13 dezembro 2018 - Deserto de Lute - Irã
Meteoro da chuva Geminidas, por Amirreza Kamkar em 13 dezembro 2018 no Deserto de Lute, Irã.
Créditos: Amirreza Kamkar / divulgação

Durante alguns anos, a chuva de meteoros Geminidas pode produzir até mais do que 120 meteoros por hora! O melhor de tudo é que, diferente de algumas chuvas que produzem meteoros tímidos e difíceis de serem avistados, a chuva de meteoros Geminidas costuma não decepcionar - seus meteoros são conhecidos por serem bem traçados. Não é à toa que essa que a Geminidas é uma das chuvas de meteoros mais esperadas, todos os anos.


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2019?

Essa é uma tarefa fácil, mas exige dedicação. Não são necessários equipamentos, como binóculos ou telescópios. Os meteoros cruzam o céu de forma muito rápida, então o melhor é sempre visto a olho nu.




O pico acontece na madrugada entre os dias 13 e 14 de dezembro, mas as noites anterior e posterior também podem surpreender, mas claro, com uma quantidade mais baixa de meteoros.



Pra qual direção do céu devo olhar?

Olhe na direção da constelação de Gêmeos, pois é lá que encontra-se o radiante da chuva, por isso o nome Geminidas. Você não precisa olhar diretamente para essa constelação, mas sim para sua direção.

Radiante chuva de meteoros Geminidas
Radiante chuva de meteoros Geminidas às 02h00 da madrugada (horário local) na direção norte do céu.
Créditos: STELLARIUM   /   Edição: Galeria do Meteorito

Nessa época do ano, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 do seu horário local (região leste / nordeste do céu), mas depois da meia-noite ela ganha uma altura maior no céu. Ou seja, basta olhar na direção onde o Sol nasce a partir das 21h00 da noite de 13 de dezembro.




O melhor horário para observar essa chuva é por volta das 02h00 da madrugada do seu horário local (não importa em qual país ou região esteja). Nesse horário, a constelação de Gêmeos estará na direção norte, rumando para os lados do oeste.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2019

Como sempre, faremos a cobertura completa da chuva de meteoros Geminidas, com imagens ao vivo da nossa câmera de monitoramento de meteoros. Teremos ainda um sorteio, que será feito ao vivo durante a live. Para saber como participar do sorteio assista ao vídeo (clicando aqui).




A esteira de detritos que produz a chuva de meteoros Geminidas foi deixada pelo asteroide Faetonte. Curiosamente, a chuva Geminidas é a única chuva de meteoros confirmada a ser produzida por um asteroide, e não um cometa - isso a torna ainda mais especial do que já é.

Desejamos bons céus, excelentes observações e boa sorte no sorteio!



Imagens: (capa-divulgação) / Amirreza Kamkar / STELLARIUM  / Galeria do Meteorito / divulgação
06/12/19


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário