Esclarecimento sobre a estrela Betelgeuse - ela vai explodir?!

estrela betelgeuse
O que sabemos até agora? E, até onde sabemos sobre essa possível explosão?


Uma recente detecção de ondas gravitacionais fez astrônomos do mundo inteiro discutirem sobre a possibilidade de explosão da estrela Betelgeuse.

Diversos portais anunciaram a iminente explosão da estrela, com alguns dizendo que poderia acontecer a qualquer instante... já em outros lugares, a informação era de que não - essa estrela não vai explodir agora (que podíamos tirar nosso cavalinho da chuva!).




Diante de tantas informações desencontradas, nada melhor do que esclarecer tudo isso de forma clara e precisa. Apesar de uma explosão de supernova ser algo incrivelmente mágico e surreal de se ver (vale lembrar que a última explosão desse tipo aconteceu em 1604, sendo que a média é de uma a cada 100 anos), será mesmo que podemos nos preparar para vislumbrar um evento tão único e raro?!


Ah, e antes de mais nada, não custa nada ficar de olho em Orion, sobretudo na estrela Betelgeuse - provavelmente ela se tornou a estrela mais observada dos últimos tempos...


Imagens: (capa-ilustração/ESO/L. Calçada) / YouTube / divulgação
24/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

38 comentários:

  1. Pobrezinhos dos betelgeusinos... mandem uma equipe da cruz vermelha para lá para salvá-los da morte no planeta Betelgeuse-b e por favor, falem algo sobre Proxima Centauri-c que descobrimos. Vá que no dito tenha vida... e se tiver vida terá corrupção, buracos nas rodovias, bomba atômica, distorção religiosa e caixas de bombons com 10 dentro e custando R$ 9,99

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Fora do Ar, não se preocupe com os betelgeubesianos! A Federação Galáctica já anunciou uma operação de resgate dos habitantes, capitaneada pela USS Enterprise.
      Ou melhor, é bom se preocupar um pouquinho, porque numa das naves de resgate vai estar o Comandante Ashtar, e a gente já sabe que ele tem o péssimo hábito de pilotar depois de beber.
      Crianças, lembrem-se: se beber, não dirijam. Não importa o quê: bicicleta, carro, moto, lancha, barco, navio, avião, espaçonave, disco voador, nave interestelar ou mesmo carrinho de rolimã. A regra é clara: bebeu? Fique longe de qualquer volante!

      Excluir
  2. Zé Hospício; Já explodiu assim como o teu juízo descompensado, e você não viu. Provavelmente, ainda verá...

    Agora entendo porque comandante Ashtar, gosta de contigo estar.

    Mineirin... Dono de alambiques em Barbacena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você praticamente só fala bobagem, quase nada tem aproveitamento, só algumas rimas e quando fala de religião sua conversa faz um pouco de sentido.

      Excluir
    2. Seu Bé Zonifácio, meu juízo estava muito, muito pior. Mas depois que eu comecei a tratar com o dr Freud, tive uma melhora extraordinária.
      Eu recomendaria o Sr a tratar com o dr Freud tb, seu Bé Zonifácio. Com certeza essas ideias de 4a TRANSMOEDIZAÇÃO ABACÁTICA, PREDOMINÂNCIA PAPAGAIAL DE PETRÓLEO etc.

      Excluir
  3. Astro Intruso, está igual um cara que disse quer por tudo que eu falei há muito espaço-tempo-i, estar acontecendo cronologicamente: eu seria igual Mãe-Diná. Respondi pra ele que vidente eu não sou, porque vidente chuta mil para acertar uma. Já pelas CIÊNCIAS AVANÇADAS, pela incontestável LÓGICA embasada, tudo que DESCOBRI já aconteceu, está acontecendo, e acontecerá.

    GUERRA DAS UNIDADES ELEMENTARES FOGO, TERRA e ÁGUA: X AR.

    O maior erro cometido pelo tolo ser-humano, é saber que como um micro-corpo-energético-atômico-vivo habita um MACRO-CORPO-ENERGÉTICO-ATÔMICO que chamam de UNIVERSO, e desconhecer que esse MACRO-CORPO, ENERGETICAMENTE E ATOMICAMENTE VIVO: também é.

    E pior de tudo:

    Ainda se comportar como vírus ou bactérias nocivas, ao invés de anti-corpos ou bactérias benéficas...

    Depois das FORTES CHUVAS e INUNDAÇÕES DEVASTADORAS, virão VENTANIAS VIOLENTÍSSIMAS! Mais ainda para frente, até mesmo grandes rios secarão, porque VENTOS TAMBÉM: secam roupas de varais.

    E ditos governantes do mundo todo só preocupados com guerras, desconhecendo tolamente que uma TERRÍVEL GUERRA ELEMENTAR já está sendo TRAVADA entre as UNIDADES QUE COMPÕEM ESSE MACRO-CORPO, e que chegará um momento em que até mesmo seus grandes aviões, serão atirados contra o solo: por FORTES VENTOS.

    Espero que antes de morrerem percebam, que não governam, nem suas próprias vidas.

    ResponderExcluir
  4. O hospício e fora do ar são loucos batutas... já o Bonifácio é um louco chato e amargurado, mais um profeta do apocalipse... Como diria Nietzsche: "adoradores da morte se matem!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou o único que não acredita pela religião nem ciência, no FIM DO MUNDO. Como eu poderia ser profeta do apocalipse?

      Me chamo JOSÉ, e não JOÃO.

      Excluir
  5. Sou o único que não acredita pela religião nem ciência, no FIM DO MUNDO. Como eu poderia ser profeta do apocalipse?

    Me chamo JOSÉ, e não JOÃO.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo; dar uma olhada nisso ocorrido já no BRASIL:

    https://www.youtube.com/watch?v=HjJjPLRjXig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece uma máquina de repetição! Sempre repetindo as mesmas abobrinhas.

      Já não discutimos que desastres naturais ocorrem desde sempre, e que o aparente aumento da ocorrência desses fenômenos é por conta das mudanças climáticas aliado ao maior fluxo de informações? Além do mais, onde isso supostamente se encaixaria nas suas teorias absurdas de renomeações desnecessárias?

      Você tem uma percepção totalmente equivocada do que é ciência. Ciência não é uma briga de egos como você aparenta achar, ciência é o oposto disso: é feita de colaboração, da soma de conhecimentos. E não me venha falar em "ciências avançadas" porque isso só existe na sua cabeça.

      Siga meu conselho: vá marcar uma consulta, não há mal nenhum nisso.

      Excluir
    2. Repetir a mesma coisa, é admitir que lhe falta de argumento, normal para o caso dele.

      Ass. L.

      Excluir
    3. Notícia velha isso aí, tem o vídeo do tornado de Xanxerê em 2015, também nesta região e foi bem mais destrutivo que esse aí.
      Se você se aprofundasse mais no estudo de meteorologia entenderia que SC fica numa região de clima subtropical, portanto é uma região que recebe muitas frentes frias, umidade do oceano, calor vindo da região tropical e jatos subtropicais aos montes. Ali são muito comuns as tempestades e formação de tornados.

      Excluir
  7. Já tanto tu me recomendas tratamento psiquiátrico: Qual o nome do teu psiquiatra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu começar a delirar que sou um grande cientista, inventar coisas que não existem (tipo "ciências avançadas"), que pesquisadores de agências espaciais visitam meu blog e me mostrar imune à argumentação lógica, pode ter certeza que procurarei um psiquiatra.

      Excluir
  8. Quem procriou isso:

    Sinto nos invejosos a incapacidade de um dia serem, como os invejados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter inveja desse lixo que você vomita aqui nos comentários todo o dia? É ruim hein?

      Excluir
    2. Como ter inveja de fracassado, frustrado, com um complexo de inferioridade tão grande que infla o próprio ego com mentiras sobre si próprio, ao ponto de ter que ficar mendigando migalhas de atenção no site dos outros? A gente tem é pena.

      Ass. L.

      Excluir
  9. Se ela explodir, nao vai levar 642 anos para percebermos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, levarão 642 anos e meio para percebermos.

      Excluir
    2. Se ela tiver explodido há, sei lá, 640 anos, então só daqui a dois anos saberemos? Será que essas alterações observadas não seriam sinal de que algo de interessante está para acontecer em Belgeut...Begetels...Betelgeuse? Tipo a ventania que precede uma tempestade?

      Excluir
    3. é isso que estou pensando. essas ondas gravitacionais que foram detectadas podem ser sinais que ela já explodiu, e esta se manifestando para nos, meros terráqueos.

      Excluir
  10. O da família de pilotos Button, burro também não é.

    Até o pensar dele, é acelerado.

    Na candidatura do Dória a presidência em 2022, ele convidará o Jason Button que diferentemente de mim, diz que sou burro:

    Para acelerar o BRASIL.

    ResponderExcluir
  11. As coisas estão fora de controle por aqui graças a uma peça rara descontrolado por impulsos narcísicos chamado José Bonifácio, vou recomendar cannabis para ele relaxar um pouco.

    ResponderExcluir
  12. Que tal um CHATEAU PETRUS Dr Freud?

    Tem aí no seu consultório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um belo vinho francês, uma bebida que combina com o meu ambiente de trabalho acompanhado do meu precioso charuto. Nós temos várias opções para deixar os pacientes se sentirem à vontade, meu divã é confortável também.

      Excluir
    2. Isso mesmo, a decisão mais sensata que você vai tomar, visite o Dr. Freud no consultório.

      Excluir
  13. Retroceder no espaço-tempo-i? Como sou das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS, prefiro avançar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avançar para dentro do hospício.

      Excluir
    2. Ciências "avançadas" tipo alquimia, uma pseudociência da Antiguidade e Idade Média?

      Excluir
  14. Apenas para visitá-los, até que eu iria. Quais os dias de visita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negação de que realmente tem algum problema é um dos primeiros sintomas da loucura.

      Excluir
    2. Seu Bé Zonifácio, o doutor disse que o Sr é bem vindo em qualquer horário no nosso hospício. Apenas não esqueça de trazer seus documentos pessoais e o cartão do SUS
      Além disso, o doutor tb falou que tem umas camisas bem legais pra te dar de presente. São de manga beeeem longa, dá pra rodear o corpo e ainda dar um nó.
      Aparece aqui sim, seu Bé Zonifácio.

      Excluir
  15. A EXPLOSÃO do CORONAVÍRUS que será disseminado nesse CARNAVAL DO BRASIL, se não for pelo menos adiado, já que estão desenvolvendo uma vacina:

    É muito mais preocupante...

    A CHINA cancelou todas as festividades e festas para evitar a disseminação do CORONAVÍRUS. A pergunta que faço é:

    O CARNAVAL DO BRASIL, onde forma aglomerados de mais de 2 MILHÕES DE PESSOAS nas ruas de SALVADOR, RECIFE, SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO, com presença de milhares de estrangeiros, vão pelo menos postergar?

    Os chineses também tem que parar de tomar sopas mal cozidas dessas porcarias, como mostrado no vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=IvNXjk6Z-00

    ResponderExcluir