Quarta frota de satélites Starlink é lançada ao espaço

darksat starlink - nova frota de satélites starlink lançada
Agora já são mais de 200 satélites Starlink orbitando o nosso planeta


A quarta frota de satélites Starlink foi lançada em 28 de janeiro às 14:28 UTC. Isso eleva o número total de satélites Starlink em órbita para 240, e claro, deixando observadores do céu consternados em todo o mundo.


A SpaceX está montando a mega-constelação de satélites, os chamados Starlink, com o objetivo de fornecer internet banda larga de alta velocidade para locais onde o acesso não existe, é caro ou não confiável. Inicialmente, 1.587 satélites Starlink serão colocados em órbita até o final de 2020.

Por fim, mais de 40.000 satélites estarão em órbita baixa fornecendo internet via satélite para todo o globo. Mas além da internet, os satélites Starlink também produzem uma poluição diferente, que arruína diversas observações deixando riscos brilhantes em fotografias do céu noturno e ofuscando objetos distantes quando estes são observados através de grandes observatórios.




"Os novos satélites são mais brilhantes do que praticamente todos os 18.000 objetos no catálogo público", diz Patrick Seitzer da Universidade de Michigan.

A Sociedade Astronômica Americana (AAS), a União Astronômica Internacional (IAU) e a própria SpaceX estão trabalhando para entender qual será o impacto real e os efeitos que os satélites Starlink terão na pesquisa científica.

Uma possível solução para esse grande problema seria o chamado "DarkSat", Lançado em 7 de janeiro, o DarkSat tem um revestimento especial projetado para escurecer partes do satélite para que não reflitam ou dispersem a luz do Sol com tanta intensidade.


"A expectativa é de algumas magnitudes de escurecimento da banda V (caindo assim abaixo do limite do olho nu)", disse Joel Parriott, da Sociedade Astronômica Americana.

Os satélites lançados em 7 de janeiro ainda estão usando seus propulsores de plasma krypton para elevar suas órbitas desde a órbita de implantação, a 290 quilômetros, até a altitude operacional a 550 km. Até então, os painéis solares dos satélites estão posicionados para reduzir o arrasto.

Starlink
Ilustração artística de satélites Starlink.
Créditos: SpaceX / divulgação

Como resultado, por enquanto, um DarkSat continua sendo tão brilhante quanto seus companheiros anteriores. Observações dos Starlink comuns comparada com um Starlink DarkSat mostram que o brilho, no momento, é idêntico.

Espera-se que os satélites atinjam a altitude operacional e depois alterem o posicionamento de seus painéis solares, o que deve acontecer no fim de fevereiro.



O DarkSat é a solução?!

Depende do ponto de vista (literalmente!). Para observadores do céu noturno será magnífico, já que, ao sair do alcance da visibilidade humana, eles não irão contribuir com a poluição luminosa e não irão arruinar uma noite de observação de estrelas.




Por outro lado, para o estudo científico, algumas magnitudes a menos ainda não serão suficientes, podendo atrapalhar bastante a observação por grandes observatórios. Por conta dos sensores utilizados em observações profissionais, os possíveis problemas incluem pixels saturados e embaralhamento entre pixels e imagens fantasmas, diz Patrick Seitzer, que está trabalhando sobre o impacto dos satélites Starlink com a SpaceX.

A SpaceX também planeja fornecer dados precisos sobre os satélites Starlink, assim, os observatórios poderão evitá-los durante suas observações. Mas vale lembrar que isso não irá ajudar tanto aqueles observatórios com amplo campo de visão, nem aqueles que observam o céu durante o crepúsculo como os telescópios robóticos que buscam por asteroides potencialmente perigosos.

A SpaceX não é a única empresa a lançar satélites desse tipo. O OneWeb tem um lançamento atualmente programado para 6 de fevereiro, e o Projeto Kuiper da Amazon também envolve o lançamento de várias centenas de satélites. As conversas entre essas empresas e astrônomos profissionais também estão começando.




Ainda assim, Starlink será de longe a maior mega-constelação de satélites. Mesmo sem os resultados do seu Darksat em mãos, a SpaceX atualmente tem mais dois lançamentos de 60 satélites cada, para esse mês de fevereiro.


Imagens: (capa-ilustração/SpaceX) / SpaceX / divulgação
30/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

29 comentários:

  1. AVISO A TODOS!

    Só porque em comentário sobre dizer do PRESIDENTE PUTIN, que o AQUECIMENTO GLOBAL E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, não eram culpa direta do HOMEM, eu disse que a GRETA, iria fuzilá-lo com seu olhar:

    Bloquearam minha conta do FACEBOOK, e retiraram todos os meus comentários do SPUTNIKNEWS.

    Que absurdo, esse termo inocente é muito utilizado no BRASIL, e por aqui se diz também que olhar não tira pedaços, nem mata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que eles tiveram boas razões para fazer isso.

      Excluir
    2. Xiii José Doidofácil, e agora, como é que você vai divulgar suas "descobertas" de renomeações de objetos celestes em comentários na "conceituada" Sputnik Brasil? Acho que vai ter que ser no seu blog visitado pelos engenheiros da Nasa mesmo. Ou, quem sabe, no consultório do psiquiatra mais próximo.

      Excluir
  2. Os astrônomos não estão gostando nada disse. Mas fazer o que, se ELON MUSK além de ter herdado bilionária fortuna, ainda é financiado também, por outros bilionários?

    Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

    ResponderExcluir
  3. Meu blogger é mais visitado por estrangeiros, e independe dos meus comentários.

    Também já liberaram minha conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronto! Agora o Doidofácil vai acreditar que é vítima de uma perseguição por por parte da Nasa e Roscoscoms, que não querem que ele divulgue pro mundo que a Terra não se chama Terra, a Lua não se chama Lua e que a alquimia medieval é uma "ciência avançada".
      Dr Freud, aumente a frequência da terapia de choque aí, pq o negócio só está piorando.

      Excluir
  4. AnônimoDoido; Eu só disse que todo mundo agora tem que acreditar, só no que a GRETA diz.

    Inclusive tu, que só acreditas no Sigmund.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Todo mundo tem que acreditar em beltrano", "você só acredita em fulano".
      Nã seria isso uma projeção sua com uma ponta de desapontamento por não levarem à serio seus delírios?
      Além do mais, isso mais do que demonstra que o "cientista avançado" não tem a menor ideia do que seja ciência. Ciência não envolve acreditar, ciência exige demonstração lógica e provas. Se você não conhece o princípio mais fundamental da ciência, quem dirá de "ciência avançada".

      Excluir
  5. Anônimo; No que concerne a ciências das áreas que domino nesse PLANETA, eu só acredito em mim mesmo, porque sou o único que domina conhecimentos, das CIÊNCIAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É...você não entendeu NADA da mensagem. Deixa eu repetir: ciência não tem nada que ver com acreditar, ciência é feita de provas e de demonstração lógica, coisas que as groselhas que você posta não tem absolutamente nada.

      Excluir
    2. Faz muito mal, senhor José Bonifácio, acreditar apenas em si mesmo é um sintoma grave de que há algo de muito errado com a mente da pessoa.
      Além disso você deveria ouvir mais o Anônimo, a ciência dispensa a necessidade de ter que acreditar para que seja verdade pois é feita de provas, experimentações, demonstrações, entendimento e pesquisas.
      Ter que acreditar fica para superstição, fanatismo, pseudociência e shows de mágica.

      Excluir
    3. Parece que o colega Anonimo te acertou bem aonde dói heim... Hehehe...

      Ass. L.

      Excluir
  6. Não acredito simplesmente por acreditar, mas por ESTUDAR, PESQUISAR, DESCOBRIR, PROVAR e AFIRMAR.

    Não sou como a maioria dos das ciências-ainda-a-avançar, que ao invés de serem CIENTISTAS, são ACHISTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então pegue um artigo científico qualquer e mostre-nos onde está o "achismo". Pode escolher qualquer artigo, fique à vontade. Cite o título do artigo, a autoria, do que trata o artigo e comente as partes que são "achismos".

      Lembrete: a Sputnik Brasil não é um site científico, é um site de notícias. Logo, o conteúdo de lá são notícias, não artigos científicos.

      Excluir
    2. Você está sendo incoerente com uma de suas postagens do ano passado, nela você disse que realizava o download das informações do "astral" direto para o seu cérebro sem precisar estudar. Além disso li postagens suas onde você disse que se recolheria para "atualizar suas definições de descobertas científicas".

      Excluir
  7. Não confundam as coisas. Eu disse e redigo, que eu, tu, e qualquer outro; por termos nossos corpos formados por 7 OCTILHÕES de ÁTOMOS... Sermos uma ENERGIA-ATÔMICA-BAIXA, movida por pelo MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, ENERGIAS-MÉDIAS que são:

    EM = ENERGIA MOTRIZ.
    EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA.
    ED.D = ENERGIA DIFERENCIADA DE DISCERNIMENTO:

    MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS, que chamam erradamente de ESPÍRITO:

    Podemos ter ou não nossa EI.D = ENERGIA INTELIGENTE DIFERENCIADA, aumentada ou diminuída.

    Como vocês não são burros, sabem também que ENERGIA CRIADA, pode ser dissipada... Derivada... Vir, e retornar: a sua FONTE.

    Mesmo no dia 10.3.2015, tendo minha EI.D, ainda mais potencializada: Pensando fora da caixa, tive que ESTUDAR, PESQUISAR, DESCOBRIR, PROVAR e AFIRMAR, utilizando métodos não convencionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desviando o foco, como sempre. Em vez de seguir o fio da conversa, só falou seu amontoado de bobagens de abreviações e palavras de efeito.

      Já que você diz que, entre outras coisas, prova o que afirma, então demonstre que esse monte de groselha que você acabou de escrever é plausível.

      Excluir
    2. Você acabou de demonstrar cientificamente que não entendeu patavina do que nós três dissemos.

      Excluir
  8. Até mesmo alguns médicos, rabinos e pastores, já estão admitindo a possibilidade do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que DESCOBRI e cito acima, porque de facto, é muito mais lógico.

    Perguntei para um médico:

    Concernente a um paciente teu que acabou de morrer, seria errado dizer para teu colega, que o paciente encontra-se, sem ENERGIAS VITAIS?

    Ele respondeu que não, que está mais para ser correto do que errado.

    Já os religiosos dizem primitivamente, O Espírito voltou para DEUS...

    Tudo no MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO, interligado encontra-se não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS, ENERGIA ALTA movendo ENERGIA MÉDIA, e ENERGIA MÉDIA, movendo ENERGIA BAIXA.

    Um das ciências-ainda-a-avançar erradamente disse:

    Eu acho que o UNIVERSO INFINITO, tem formato de uma SELA-DE-CAVALO... Outro: Eu acho que tem formato de uma MESA... E outro mais absurdamente ainda: Eu acho que tem formato de um SACO COM TUDO DENTRO...

    Eu DESCOBRI, PROVEI e AFIRMEI de forma IMUTÁVEL, que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, tem o mesmo MACRO FORMATO: do micro-corpo-feminino.

    Já o MACRO CORPO ÚNICO REAL ENERGÉTICO NÃO ATÔMICO, paralelo porém invisível a nossa PERCEPÇÃO e VISÃO INVERSA ATÔMICA, que chamam erradamente de MUNDO ESPIRITUAL, e que foi criado primeiro:

    Tem MACRO FORMATO, do micro-corpo-masculino.

    Daí também vem a interpretação totalmente equivocada, de ADÃO e EVA

    Ou seja:

    Tanto o homem quanto a mulher, são microcosmos, representando MACROCOSMOS.

    Ou seja:

    Tanto existe ACHISTAS dentre os das religiões-ainda-a-desestagnar, quanto também, dentre os das ciências-ainda-a-avançar.

    Agora se vocês ao invés de acharem, tivessem certeza que nada sei: decerto me ignorariam.

    ResponderExcluir
  9. Era bem mais fácil conseguir ensinar alguma coisa para o Ed o Robô do que ensinar alguma coisa para o José Bonifácio.

    ResponderExcluir
  10. Astro Intruso; Muito do que ainda necessito saber, com habitantes do 1°, 2° e 3° ELEMENTO ORBITAL, jamais quero aprender.

    Com os que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como antigos legionários romanos, ainda chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA... Até que eu, teria alguma coisa a aprender.

    Mas, mesmo sendo mais evoluídos que nós, por serem também seres humanos, apenas com PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES CORPÓREAS DIFERENTES da nossa que é ÁGUA. e a deles AR:

    Eu prefiro aprender diretamente, com a infalível INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você prefere os marcianos brancos ou os marcianos verdes?

      Excluir
    2. Se você reler tudo o que acabou de escrever, vai perceber claramente que está criando uma religião em vez de uma "ciência avançada". Mas meu conselho ainda está de pé: procure um médico e conte pra ele todas as suas "descobertas", ele com toda a certeza vai te ajudar.

      Excluir
  11. Fêmeas lindíssimas do 4° ELEMENTO ORBITAL, AZULADAS quase pra VERDES, porque assim é o OXIGÊNIO, mais existente em seus corpos.

    Aqui em nosso PLANETA, o OXIGÊNIO HOSPITALAR, representado é, pela cor VERDE.

    Aproveitando o ensejo, segue abaixo, 2 comentários meus.

    1° COMENTÁRIO.

    A PERGUNTA DE VALOR INESTIMÁVEL:

    Quando o pessoal da NASA que com suas consideráveis tecnologias já detectaram pontos incomuns de OXIGÊNIO no 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como antigos legionários romanos chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA, irão comprovar que os que habitam por lá, diferentemente de nós do 3° ELEMENTO ORBITAL que temos nossos CORPOS PREDOMINANTEMENTE E ELEMENTARMENTE compostos por ÁGUA, o deles é AR?

    Tanto é, que nunca foram vistos fotografados ou filmados por SONDAS da NASA, e diferentemente de nós, são imunes a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR...

    Como tudo que digo provo, provas no link abaixo que a NASA detectou pontos incomuns de OXIGÊNIO no 4° ELEMENTO ORBITAL, para eles, indevidamente MARTE DEUS DA GUERRA:

    É só buscarem link na WEB, uma vez que RICHARD já pediu, que não postássemos links aqui.

    Se calçarem as sandálias-da-humildade, um brasileirinho, pode ensinar-lhes como detectá-los, contactá-los, e até mesmo com eles se comunicarem, utilizando o IDIOMA ÚNICO REAL QUÂNTICO CÓSMICO INVERSO.

    SEGUNDO COMENTÁRIO:

    Se algum dia o pessoal da NASA contatarem que sempre estive certo, concernente a CONSTITUIÇÃO CORPÓREA PREDOMINANTE ELEMENTAR AR, de todos que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL, que como antigos legionários romanos ainda chamam primitivamente e indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA:

    O Ayres ainda vai dizer que eu não havia DESCOBERTO nada, e que eu só disse isso, depois do pessoal da NASA.

    Muitos decerto questionam:

    Como assim, os corpos deles seriam constituídos por AR, como VENTO por exemplo?

    E não se subdividiriam com um simples sopro?

    Claro que não, porque assim como os nossos que tem predominância elementar ÁGUA, mas não só ÁGUA, e sim uma MARAVILHOSA LIGA de 5 UNIDADES ELEMENTARES ÁGUA PREDOMINANTE, FOGO NÃO PREDOMINANTE, TERRA NÃO PREDOMINANTE, AR NÃO PREDOMINANTE e EC NÃO PREDOMINANTE sustentados por uma ESTRUTURA ESQUELÉTICA, não cai no solo como uma BOLHA DE ÁGUA:

    O deles PREDOMINÂNCIA AR + 4 UNIDADES ELEMENTARES não predominantes, FOGO, TERRA, ÁGUA e EC, formando também uma MARAVILHOSA LIGA: a mesma coisa.

    Se tu sentires um friozinho gostoso, daqueles que arrepia todos os pelos do teu corpo Astro Intruso:

    Decerto uma linda fêmea do 4° ELEMENTO ORBITAL, pegou um MICRO CANAL ENERGÉTICO que chamam primitivamente por aqui de BURACO DE MINHOCA como ELEVADOR CÓSMICO, está do teu lado. e tu nem percebes.

    Rindo de tua cara amedrontada, e ouvindo tu dizeres: Um espírito ou assombração, adentrou minha casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Nasa (que fixação é essa pela Nasa hein!?) detecta picos de oxigênio em Marte...

      ...logo...

      Os marcianos são feitos de vento.

      Essa foi uma das coisas mais absurdas que já li na vida. Então, quando marcar sua consulta, conte pro médico essa estória de marcianos de vento e de como você descobriu eles. Vai ser muito importante pra ele poder te ajudar.

      Excluir
  12. Onde consta contatarem, gentileza considerar constatarem.

    ResponderExcluir
  13. Vocês são obsessivos por duas coisas:

    Mandar os outros consultar psiquiatras, e ler todos os meus comentários.

    Decerto quando não comento aqui, vocês entram em depressão profunda, e a tarja preta como solta.

    Eu não disse VENTO, e sim um LIGA, com composição predominante OXIGÊNIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja. Aqui estamos tentando discutir ciência, logo, temos que ler os comentários uns dos outros. Ou você não lê? Bom, isso explicaria a verborreia dos seus comentários: você vê uma palavra aleatória e já dispara seu copia/cola sem dó.

      Mas voltando ao assunto, quais as provas e evidências que você tem da existência de tais seres? Os picos de oxigênio em Marte teriam como única explicação a existência do seus amigos aéreos? Ou será que eles só existem na sua cabeça?

      Excluir
    2. Larga de ser convencido e visita logo um psiquiatra pois fala nada com nada.
      Se você acha que tem mesmo razão deveria mudar-se para o planeta Marte, está perdendo seu tempo aqui conversando com água-vivas.
      Outra coisa, o gás predominante em Marte deveria ser o gelo seco e não o oxigênio, o Arnold Schwarzenegger esteve lá e pode provar, pois fazia umas caretas mais feias que as de costume sem seu capacete em Marte.
      Monta uma fábrica de extintores de incêndio lá, tem matéria-prima à vontade.

      Excluir