Satélite de TV vai explodir após falha irreversível nas baterias

satélite de tv vai explodir
Spaceway-1 operado pela empresa DirecTV, está com seus dias contados...


Após um acidente inexplicável, um satélite construído pela Boeing e operado pela DirecTV corre o risco de explodir nas próximas semanas. Para evitar possíveis danos a outros satélites, o governo dos EUA permitiu que o provedor de TV por satélite faça uma manobra para colocar o satélite numa órbita mais alta.


O satélite, chamado Spaceway-1, orbita a cerca de 35 quilômetros de altitude desde 2005, fornecendo cobertura televisiva de alta definição por muitos anos antes de ser rebaixado para um satélite de backup. (Atualmente, não está fornecendo nenhuma cobertura para os clientes.)


Em dezembro de 2019, o satélite sofreu uma "grande anomalia" que resultou em "danos térmicos irreversíveis" a suas baterias, escreveram funcionários da DirecTV em um arquivo para a Federal Communications Commission (FCC) dos EUA. Embora o Spaceway-1 tenha contado com seus painéis solares para energia nos últimos meses, ele em breve entrará em sua "fase de eclipse" - um período em que o satélite paira na sombra da Terra e as baterias devem ser ativadas.




Quando esta temporada começar em 25 de fevereiro, escreveram os representantes da empresa, as baterias danificadas provavelmente explodirão após a ativação, destruindo o satélite e colocando em risco outros satélites próximos.

Spaceway-1 - Boeing
Ilustração artística do satélite Spaceway-1 produzido pela Boeing.
Créditos: Boeing / divulgação

O satélite segue uma órbita geoestacionária (o que significa que parece permanecer sobre uma parte específica da Terra enquanto gira), que é a órbita mais alta possível para satélites em uso. Devido à sua alta localização, redirecionar a nave para baixo - onde outros satélites em uso estão circulando - para que possa eventualmente queimar na atmosfera não é uma opção viável. Em vez disso, em 19 de janeiro, a DirecTV solicitou que a FCC permitisse que a empresa realocasse o satélite para uma órbita mais alta conhecida como "órbita do cemitério", aproximadamente 300 quilômetros acima de sua órbita original, onde Spaceway-1 pode explodir em paz.




Normalmente, a desativação de um satélite envolve a liberação de toda sua propulsão restante - um processo que pode levar meses, dependendo da quantidade de combustível restante no tanque. Spaceway-1 não tem meses de sobra, portanto, só será liberado o combustível "nominal".




A FCC aprovou a solicitação da DirecTV, permitindo a manobra antes da liberação do combustível restante. De acordo com a AT&T, empresa controladora da DirecTV, "o satélite que está prestes a explodir é um backup e não prevemos impactos no serviço ao consumidor quando o aposentarmos."



Imagens: (capa-Boeing) / Boeing / divulgação
28/01/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Esse satélite já é antigo, está no fim da via útil e já vai entrar em órbita inclinada, já era hora de ser substituído.

    ResponderExcluir
  2. Mas que m35da! Vou perder os programas que mais gosto! Os Teletubies, Xou da Xuxa e as aventuras de Poliana. O que faço agora? Ohhhhhh vida cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O satélite conta apenas com transpônderes de banda Ka, tem posição orbital 139º O e sem visada na maior parte do Brasil. Além disso ele já tinha encerrado a vida útil há três anos operando como backup. Acho melhor você manter o apontamento no StarOne C2 em banda C para continuar assistindo a bobo e o canal do Chaves ou arranjar uma antena log do kit digital.

      Excluir
  3. texto: satélite esta a 35 km de altura, quando na verdade satélites geoestacionários estão por volta de 36.000 kilometros de altura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns sites informam que ficam em média a 35786 km de altitude, outros arredondam o valor para cima e outros para baixo. Além disso alguns conseguem ser fotografados em condições especiais com equipamentos adequados e podem ser vistos variando um pouco a altitude.
      Veja o exemplo da constelação Astra no vídeo "Astra geostationary satellites through telescope" no YT.

      Excluir
  4. A EXPLOSÃO do CORONAVÍRUS que será disseminado nesse CARNAVAL DO BRASIL, se não for pelo menos adiado, já que estão desenvolvendo uma vacina:

    É muito mais preocupante...

    A CHINA cancelou todas as festividades e festas para evitar a disseminação do CORONAVÍRUS. A pergunta que faço é:

    O CARNAVAL DO BRASIL, onde forma aglomerados de mais de 2 MILHÕES DE PESSOAS nas ruas de SALVADOR, RECIFE, SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO, com presença de milhares de estrangeiros, vão pelo menos postergar?

    Os chineses também tem que parar de tomar sopas mal cozidas dessas porcarias, como mostrado no vídeo abaixo:

    https://www.youtube.com/watch?v=IvNXjk6Z-00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos você escreveu alguma coisa que faz sentido apesar disso não ter qualquer coisa a ver com o artigo.

      Excluir
  5. O pior de tudo Astro, é que dizem que um cientista chinês, há tempos vinha alertando a população chinesa, sobre o perigo do CORONAVÍRUS.

    Preocupado com a queda do turismo na CHINA, e também para não afetar a economia chinesa:

    Calaram definitivamente a boca: do cientista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro que li uma matéria falando sobre a descoberta de uma nova variante do corona vírus ainda em dezembro na quela vila que foi o foco da epidemia... Tenso...

      Ass. L.

      Excluir