OneWeb lança 2ª frota de satélites e preocupa comunidade científica

oneweb satélites internet
A intenção da empresa é fornecer internet banda larga de alta velocidade para todo o globo


Como se não bastasse a SpaceX com sua frota de satélites Starlink (já são 240 até agora), uma outra empresa também planeja colocar uma mega constelação de satélites no espaço para fornecer serviços de internet global de alta velocidade. A OneWeb (concorrente da Starlink) acaba de realizar seu segundo lançamento.


Um foguete Soyuz carregando 34 satélites na empresa OneWeb decolou hoje do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 21:42 UTC (18h42 pelo horário de Brasília).

Se tudo correr conforme o planejado, a empresa OneWeb terá em breve 650 satélites em órbita para fornecer internet de alta velocidade e baixa latência para todo o globo. No futuro, a constelação de satélites esperada pela empresa é de 2 mil.




Diferente dos satélites Starlink (que diga-se de passagem, já estão dando o que falar), os satélites da OneWeb têm maiores chances de arruinar estudos e observações astronômicas profissionais, isso porque sua rede terá uma quantidade menor de satélites, portanto um ângulo de frequência maior, o que deve prejudicar significativamente os radio-observatórios ao redor do globo.

oneweb ilustração
Ilustração artística de satélite da OneWeb.
Créditos: OneWeb / divulgação

Além disso, as frequências de rádio utilizadas por rádio-observatórios são protegidas por regulamentações, mas diferente dos satélites Starlink, a OneWeb irá operar numa frequência parecida. Isso preocupa a comunidade astronômica.




A OneWeb pretende iniciar os testes de forma gratuita ainda em 2020; os serviços devem estar operando normalmente até o final de 2021.

Recentemente, a empresa OneWeb fez algo inédito, inaugurando a primeira fábrica de satélites em escala do mundo.




Como se não bastasse, a Amazon está desenvolvendo sua própria rede de satélites chamada Project Kuiper, que contará com mais de 3 mil satélites que também farão a distribuição de internet banda larga para todo o globo.



Imagens: (capa-ilustração/OneWeb) / OneWeb / divulgação / YouTube
06/02/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário