Curiosity encontra possíveis vestígios de vida em Marte

vida em marte - curiosity - tiofeno
Foram detectados compostos que muito provavelmente foram produzidos por bactérias marcianas há 3 bilhões de anos


Durante seu tempo em Marte, o rover Curiosity da NASA se concentrou em descobrir a possível habitabilidade do Planeta Vermelho no passado remoto. Curiosity perfura rochas, estuda poeira e analisa o regolito ao seu redor no intuito de entender, sobretudo, se Marte já hospedou alguma forma de vida.


Em 2018, o rover encontrou matéria orgânica em amostras de solo de arenito da Cratera Gale de mais de três bilhões de anos.

O veículo espacial conseguiu aquecer as amostras a mais de 800°C e estudar as moléculas orgânicas liberadas por meio de análise de gases. As moléculas orgânicas e os voláteis, comparáveis ​​às amostras de rochas sedimentares ricas em orgânicos da Terra, incluíam tiofenos, metiltiofenos metanotiol e dimetilsulfeto.




Os pesquisadores acreditam que estes são fragmentos de moléculas maiores que estavam presentes em Marte bilhões de anos atrás.


Agora os pesquisadores se concentram na descoberta de tiofenos - composto orgânico presente no carvão, petróleo bruto e até em trufas brancas na Terra. Isso pode, de fato, ser um vestígio de vida marciana.

Não estamos dizendo que existem trufas em Marte, mas há uma grande chance dos tiofenos serem resquícios de antiga vida em Marte. O estudo foi publicado na revista Astrobiology.

Curiosity em Marte
Rover Curiosity na superfície de Marte
Créditos: NASA / divulgação

"Identificamos várias vias biológicas para tiofenos que parecem mais prováveis ​​que as químicas, mas ainda precisamos de provas", disse Dirk Schulze-Makuch, autor do estudo e astrobiólogo da Universidade Estadual de Washington.

"Se você encontrar tiofenos na Terra, você vai pensar que eles são biológicos, mas em Marte, é claro, precisamos de provas um pouco maiores."




A busca pela vida fora da Terra se concentra nos blocos de construção da vida como a conhecemos, como compostos e moléculas orgânicas (embora estes possam existir sem vida). A matéria orgânica pode ser um registro da vida antiga, uma fonte de alimento para a vida ou algo que existe no local da vida. Essas descobertas funcionam como "pistas químicas" para os pesquisadores.

Tiofenos podem ser produzidos de forma biológica, - bactérias que viveram em Marte há bilhões de anos (o mais provável) - ou de forma abiótica. Considerando a forma abiótica - aquela que não envolve vida - o tiofeno poderia ser produzido por impac tos de meteoritos e a reação entre sulfatos e hidrocarbonetos em altas temperaturas.




Em breve, outros rovers como o PERSEVERANCE ou ROSALIND irão explorar a superfície marciana em busca de vida extraterrestre de forma mais conclusiva, já que eles contarão com instrumentos mais sofisticados e com poder de análise elevado.

"Como Carl Sagan disse: 'Descobertas extraordinárias exigem evidências extraordinárias'", afirmou Schulze-Makuch. "Acho que a prova realmente exigirá o envio de pessoas para lá, e um astronauta olhando através de um microscópio e vendo um micróbio se movimentando".



Imagens: (capa-NASA) / NASA / divulgação
11/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

11 comentários:

  1. Agindo assim, e tentando encontrar VIDA INTELIGENTE no 4° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que como antigos legionários romanos o pessoal da NASA que mesmo dominando consideráveis tecnologias, chamam indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA... Torna-se mais difícil porque desconhecendo os MACROS ELEMENTOS, desconhecem que assim como nós, os que eles denominam erradamente como marcianos, SERES ELEMENTARES também são.

    Quando se fala em SERES ELEMENTARES, vem-se logo com aquela ideia totalmente errônea de DUENDES, GNOMOS e tudo mais, esquecendo-se e saindo-se totalmente do foco, que por termos nossos corpos constituídos por vários elementos, sendo o predominante o 3° ELEMENTO ÁGUA... Eu, você e todos os demais, somos inquestionavelmente SERES ELEMENTARES habitando o 3° ELEMENTO ORBITAL, e ORBITANDO A 3° ÓRBITA do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, que chamam primitivamente: de SISTEMA SOLAR.

    Não só na NASA como também neste maravilhoso site GM, difícil não é de se encontrar indivíduos inteligentíssimos, mas que por viverem totalmente apegados a tradições equivocadas religiosas ou científicas, relutam, em enxergar o óbvio.

    Exemplo:

    ORDEM DAS UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS:

    1° UNIDADE ELEMENTAR FOGO. "FOGARIANOS".
    2° UNIDADE ELEMENTAR TERRA. "TERRARIANOS".
    3° UNIDADE ELEMENTAR ÁGUA. "AGUARIANOS".
    4° UNIDADE ELEMENTAR AR. "ARIANOS".
    5° UNIDADE ELEMENTAR EC. "ECRIANOS".

    Assim ficaria fácil compreender, que diferentemente de nós AGUARIANOS que habitamos o 3° ELEMENTO ORBITAL que chamam erradamente de PLANETA TERRA porque TERRA não é PLANETA e sim apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS...

    Somos tão SERES ELEMENTARES quanto os que habitam o 4° ELEMENTO ORBITAL que chamam erradamente de MARTE, que por terem seus corpos constituídos predominantemente pelo ELEMENTO AR: ARIANOS são.

    No REVELANDO OCULTOS. provo que ADOLF HITLER, além de ter sido um dos maiores genocidas e psicopatas, diagnosticado por conceituados psiquiatras forenses: foi também o maior idiota da história, por achar e classificar idiotamente os germânicos, como sendo ARIANOS.

    Ele custeou inúmeras expedições pelo TIBETE, IRÃ, e até ANTÁRTIDA, tentando encontrar sem sucesso algum, a origem dos ARIANOS...

    O nível intelectual de HITLER, era baixíssimo!

    Como ele havia sido soldado derrotado na 1° GUERRA MUNDIAL, entendia apenas, de estratégias militares.

    Suspeito até que ele desconhecia intelectualmente e totalmente "OS RELATOS NAPOLEÔNICOS", porque cometeu o mesmo erro de invadir a RÚSSIA, também pelo solo.

    E até hoje, só verdadeiros idiotas, fariam isso...

    Decerto alguém me perguntaria:

    Qual a prova e lógica dos habitantes do 4° ELEMENTO ORBITAL que diferentemente de ti chamamos de MARTE, terem seus corpos constituídos predominantemente pelo ELEMENTO AR, "+OXIGÊNIO"?

    Eu responderia:

    Não só pelo ELEMENTO AR PREDOMINANTE, + 4 ELEMENTOS também não PREDOMINANTES, FOGO, TERRA, ÁGUA e EC formando uma MARAVILHOSA LIGA CORPÓREA... Assim como os nossos corpos também não são formados apenas pelo ELEMENTO ÁGUA PREDOMINANTE, e sim também por + 4 ELEMENTOS não PREDOMINANTES, FOGO, TERRA, AR e EC, formando uma MARAVILHOSA LIGA CORPÓREA, sustentada por uma considerável estrutura-óssea.

    Outra prova lógica dos corpos deles serem CONSTITUÍDOS PREDOMINANTEMENTE POR AR:

    Nunca terem sido vistos fotografados ou filmados por sondas da NASA, e diferentemente de nós AGUARIANOS, serem totalmente imunes, a DESCOMUNAL E MORTAL, RADIAÇÃO TERMONUCLEAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que lí essa baboseira até o final!

      Excluir
    2. Kkkkkk o senhor deveria ir estudar história antes de querer pagar de intelectual.

      O nome "ariano" ao contrário do que o senhor afirma, não foi Hitler que inventou, vem do sânscrito arya, que significa nobre...

      Enfim, talvez o senhor não seja "graduado" em história, então vou perdoar.

      Mas como você é expert em ciências-avancadas, por gentileza, sem o copiar e colar que o senhor faz aqui, defina pra mim, MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, e como chegou a esse termo...

      Anônimo F.

      Excluir
    3. Essa parada está salva no seu PC, né? Ctrl+C/Ctrl+V.

      Excluir
  2. Anônimo; Mais vale UM que certo esteja, que BILHÕES equivocados.

    ResponderExcluir
  3. Já tem o projeto para mais dois novos robôs em Marte, que legal!

    ResponderExcluir
  4. O Anônimo 11 de março de 2020 22:44 disse:

    "Não acredito que lí essa baboseira até o final"!

    Eu digo:

    Se tu lestes até o final, é porque tu não és burro.

    A NASA vai mandar outras sondas, gastar mais alguns bilhões de dólares, e só depois que utilizarem os métodos corretos... Irá descobrir o que eu descobri, há bastante espaço-tempo-i.

    Semana passada fiz a DESCOBERTA, que todos os seres humanos gostariam de fazer.

    Mas não revelarei no meu blogger nem aqui, principalmente para os que dizem inveridicamente, que nada sei.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo F; Em meu comentário deixei bem claro, o baixo nível intelectual de ADOLF HITLER. Acredito até que tal fixação pela busca do que ele achava ser erradamente, a origem da raça ARIANA, que nem SERES ELEMENTARES desse 3° ELEMENTO ORBITAL são: tenha partido mais de incentivos e bajulações, de seus oficiais.

    Quanto a sua pergunta sobre MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, respondo com outra pergunta:

    Como o senhor denominaria corretamente o ÁTOMO, não seria micro-modelo-energético-atômico-termonuclear?

    Quase assim o genialíssimo BOHR denominou, inclusive apresentando o seu, "Modelo Atômico".

    Como o senhor sabe muito bem, BOHR, também já desconfiava que o que chamam primitivamente de nosso SISTEMA-SOLAR, fosse um MACRO-ÁTOMO.

    Vindo a ser confirmado e provado por mim, tratar-se de um MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, similar a apenas um, dentre os 7 OCTILHÕES de micros-modelos-energéticos-atômicos-termonucleares "átomos", que compõem o micro-corpo-humano.

    Sendo assim DESCOBRI e também provei que o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL, possui 7 OCTILHÕES de MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES, que chamam primitivamente, de SISTEMAS SOLARES.

    Ou seja:

    O senhor, eu e os demais, somos muito mais importantes do que pensávamos ser:

    Somos MICROCOSMOS.

    Explico em detalhes, no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da matéria explanada. O homem terreno só enxerga a física newtoniana. Não aceitam a invisibilidade, a quase imaterialidade de corpos, levitação, interpenetrabilidade da matéria, etc etc. Sou conhecedor que ufologos modernos( Posso cita por ex Pedro de Campos) descobriram recentemente a existência do que denominavam UT s (ultra terrestres), seres invisíveis, imateriais, com naves imensas de kms de extensão tb invisíveis, tomam a forma q querem e nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A expedição phobos fotografou na lua marciana uma nave dessas, tinha milímetros de tamanho, ficaram perplexos, acobertaram. Como podem ver, há mais mistérios entre o céu e a terra, do que imaginamos. Arquivo extraterreno é um livro ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Impressionante a baboseira que um ser humano consegue arrumar pra justificar a existência de um deus.

    ResponderExcluir
  8. quem tira foto da sonda? kkkkk

    ResponderExcluir