Efeito do novo Coronavírus é visto do espaço!

efeito coronavirus visto do espaço
Com a desaceleração econômica aliada a quarentena de várias cidades, o ar está mudando na China e no mundo


O impacto do novo coronavírus na China é tão forte que pode ser visto do espaço como uma queda dramática na poluição do ar, de acordo com dados de satélites dos EUA e da Europa.


Os instrumentos orbitais projetados para monitorar a qualidade do ar registraram uma queda incrível na concentração de poluição por dióxido de nitrogênio (NO2) desde janeiro. O NO2 é uma substância nociva emitida por veículos a gás, usinas de energia e outras máquinas que queimam combustíveis fósseis.

A queda deste poluente no ar está diretamente ligada a desaceleração econômica e restrições de viagem na China - condições que se estabeleceram desde que o vírus se espalhou, de acordo com um comunicado do Observatório da Terra da NASA (Earth Observatory).


"É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico", disse Fei Liu, pesquisadora de qualidade do ar no Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA, em comunicado.




Uma imagem do Earth Observatory, da NASA, mostra um declínio surpreendente no NO2 entre janeiro e o início de fevereiro.


Liu disse que já houve outros incidentes que levaram a reduções de NO2, como a recessão econômica de 2008, mas nenhum foi tão intenso, tampouco aconteceu de forma tão rápida.

De acordo com Liu, muitas vezes há uma queda notável de NO2 nessa época, durante o Ano Novo Lunar da China, mas que nunca foi tão intensa.




"Este ano, a taxa de redução é mais significativa do que nos últimos anos e durou mais", disse a pesquisadora. "Não estou surpresa porque muitas cidades em todo o país adotaram medidas para minimizar a disseminação do vírus".

O governo chinês fechou negócios e restringiu viagens entre cidades. Wuhan, a cidade onde o surto começou, está passando por medidas ainda mais severas.

O impacto dessas medidas se reflete nos níveis locais de poluição; um mapa da cidade mostra uma queda surpreendente nos níveis de NO2 entre 1º de janeiro e 25 de fevereiro.




À medida que o vírus continua a se espalhar pelo mundo e os governos continuam a tomar medidas para combatê-lo, a queda nos níveis de poluição deve aparecer em todo o globo, sobretudo em grandes centros comerciais.



Imagens: (capa-divulgação) / YouTube / divulgação
08/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

10 comentários:

  1. Eeu queria um chinêis... que acordasse às dez pras seis... e numa loja de pastel... tem rapadura com pão de mel... o chinêis... era um português... mas que coisa maluca... assim eu nunca vi!!!
    (Turma do Balão Mágico, 1982)

    ResponderExcluir
  2. Esse coronavírus está causando estragos até na economia.

    ResponderExcluir
  3. Isso mostra como a humanidade é nociva a esse planetinha, bastou um simples vírus para derrubar as emissões de poluentes, imagine o paraíso que a terra seria sem os serem humanos! temos que dar uma guinada em nosso comportamento em relação ao planeta, senão não restará planeta pra ninguém! fraterno abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. Acredito, se os governos adotassem políticas para melhorar o meio ambiente seria totalmente possível, atitudes como promover a semana da bicicleta... Ex: as pessoas possam tirar pelos menos um dia da semana para ir de bike ao trabalho, ou a semana toda, ou pessoas que trabalham juntas ou próximo, possam ir de carona, ao invés de serem dois veículos seria apenas um, imagina atitudes assim em uma escala global, tenho certeza que melhoraria muito a qualidade do nosso AR. Mas infelizmente são poucos que pensam assim.

    Anônimo F.

    ResponderExcluir
  5. A temperatura global diminuirá um pouco por causa disso, mas será temporário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei não. Acho que diante da quantidade enorme de CO2 que já se encontrava na atmosfera, essa diminuição na emissão de poluentes vai ter um impacto insignificante no efeito estufa. Pra ter uma diminuição perceptível, as emissões deveriam ser reduzidas drasticamente durante por um bom período de tempo, tipo, alguns anos.
      Mas, enfim, ao menos já é uma redução. Pena que precisou uma catástrofe pra que isso acontecesse.

      Excluir
  6. O genialíssimo ator TOM HANKS, revelou que ele e a esposa foram contaminados, com esse coronavírus.

    A coisa é muito séria.

    ResponderExcluir
  7. VÍRUS INFECTANDO VÍRUS.

    Os seres-humanos, desconhecendo que são micros-corpos-energéticos-atômicos, energeticamente-vivos, habitando UM MACRO-CORPO-ENERGÉTICO-ATÔMICO energeticamente também vivo que chamam erradamente de UNIVERSO MATERIAL... Ao invés de se comportarem como anti-corpos para fortalecimento do MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam de UNIVERSO; pela ganância e matança, se comportam como verdadeiros vírus, que debilitam, deixam doente e febril, o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO.

    Como inquestionavelmente o MACRO, composto é por micros + e +: estando o MACRO CORPO "UNIVERSO", impregnado de vírus-desumanos... Consequentemente estará também os micros-corpos que o compõe, impregnados de vírus.

    A ganância estava tão desmedida, que um vírus foi necessário, que infecta também o VELHO BILIONÁRIO, de muitas fábricas e bancos proprietários, paralisando a ganância, paralisando o mundo: e desumanidade de muitos.

    Ainda é tempo, de arrependimentos.

    ResponderExcluir