Os Eventos Astronômicos Imperdíveis em Março de 2020

eventos astronomicos março 2020
De equinócio de outono no hemisfério sul à Super Lua - confira fenômenos astronômicos que você não pode perder - o mês só está começando...


O mês de março vem surpreendendo com alguns eventos astronômicos que vão encher nossos olhos. E aqui listamos algumas efemérides astronômicas que são imperdíveis para março de 2020.


9 de março - Super Lua

A Lua Cheia no perigeu (popularmente conhecida como Super Lua) acontece quando na noite de Lua Cheia, o nosso satélite natural também atinge seu ponto de maior proximidade com a Terra. Com isso, a Lua pode ficar até 14% maior e 30% mais brilhante - uma bela oportunidade para observação, afinal de contas, quem não ama admirar o brilho de uma Lua Cheia?!


18 de março - Encontro nos céus

A Lua minguante se juntará com os planetas Marte e Júpiter, formando uma belíssima conjunção nos céus de todo o globo. O evento acontece nas primeiras horas do dia 18 de março. Vale lembrar que nesse momento, o planeta Saturno estará logo abaixo, e também pode ser facilmente observado. O encontro celeste estará visível a partir das 02h00 (horário local).





20 de março - Equinócio de Outono

À 00h50, o Sol estará atravessando a linha do equador celeste, saindo do sul e indo para o norte - isso marca o início do outono para o hemisfério sul (equinócio de outono) e o início da primavera para o hemisfério norte (equinócio de primavera). Com isso, os dias ficarão cada vez mais curtos no hemisf. sul, e cada vez mais longos no hemisf. norte.


20 de março - Marte e Júpiter coladinhos

Os planetas Marte e Júpiter aproveitarão o equinócio de março para se encontrar nos céus. Visível de todo o globo, eles estarão muito próximos e chamarão a atenção de todos os observadores.





24 de março - Mercúrio à vista!

O planeta mais próximo do Sol nem sempre pode ser visto, já que ele sempre se encontra muito próximo da nossa estrela e geralmente está nos céus durante o dia. Mas quando ele se distancia do Sol, nós observadores temos a chance de avistá-lo por algum tempo. No dia 24, Mercúrio estará em sua máxima elongação à oeste, ou seja, poderá ser visto antes do amanhecer (a partir das 05h00 horário local) à leste, na constelação de Aquário!

E é claro: no dia 13 de março acontece o sorteio do meteorito em comemoração aos 80 mil inscritos do nosso canal no YouTube.

Se você ainda não está participando, clique aqui. O meteorito faz parte da nossa coleção disponibilizada na nossa loja.

Confira nosso vídeo e veja como veremos cada um desses eventos astronômicos no céu noturno:



E que março seja um mês com céus limpos, com poucas nuvens e quem sabe, muitas novidades no céu e no espaço!

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-divulgação) / YouTube / divulgação
03/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário