Lua Temporária da Terra é detectada por astrônomos - Conheça o asteroide 2020 CD3

lua temporaria 2020 CD3
Segundo os pesquisadores, esse objeto está conosco há três anos!


Existem cerca de 5 mil satélites artificias orbitando o nosso planeta, além de meio milhão de detritos feitos pelo homem... e agora, um novo objeto "natural" também está nos acompanhando.


Astrônomos do Observatório Steward da Universidade do Arizona encontraram um segundo satélite natural temporário. A 'Mini Lua' 2020 CD3 é uma rocha espacial que foi temporariamente capturada pela gravidade da Terra. Objetos como esse podem ficar presos gravitacionalmente por dias ou anos antes de serem lançados ao espaço interplanetário novamente (ou quem sabe, queimar em nossa atmosfera).


Acredita-se que luas temporárias estejam o tempo todo orbitando o nosso planeta, mas raramente elas são vistas, provavelmente por conta de seu tamanho relativamente pequeno. Um exemplo disso é o objeto 2006 RH120, de quase 1 metro de diâmetro, detectado em 2006, que orbitou nosso planeta até 2007. Agora, tudo indica que temos mais uma lua temporária.




Kacper Wierzchos, especialista sênior da Universidade do Arizona, em pesquisa no Observatório Catalina Sky Survey, anunciou a descoberta de um novo objeto capturado temporariamente. O anúncio foi feito através de seu perfil no Twitter. O objeto 2020 CD3 parece medir entre 1,9 e 3,5 metros de diâmetro e tem um brilho de superfície típico de asteroides ricos em carbono, escreveu Wierzchos.

2020 CD3
Trajetória da órbita da lua temporária 2020 CD3, de 2017 até meados de 2020 quando ela deve escapar.
Créditos: Tony873004 / Wikimedia Commons / divulgação

De acordo com um modelo orbital do astrofísico amador e do professor de física do ensino médio de San Francisco, Tony Dunn, a Mini Lua em potencial provavelmente está presa à gravidade da Terra há cerca de três anos, e pode se desprender em abril de 2020, retomando sua jornada em torno do Sol.




Em uma situação perfeita, nossa mais recente Mini Lua, ao ser lançada novamente ao espaço, seria pega pelo poder gravitacional da Lua e seria colocada numa classe ainda mais rara de objetos: um sub-satélite - uma lua que orbita outra lua.

Sub-satélites podem realmente existir de acordo com cálculos matemáticos, mas nunca foram confirmados na prática, e permanecem apenas como possibilidade teórica.




Embora a existência da nova Mini Lua tenha sido confirmada por vários observatórios, novas pesquisas visam descartar quaisquer possibilidades do objeto ser um fragmento de lixo espacial.

Confira nossa live que começa às 21h30 pelo horário de Brasília, onde falaremos um pouco mais sobre a Mini Lua 2020 CD3 e conheceremos sua órbita maluca:

Aproveite para se inscrever em nosso canal! Participe também do sorteio (clique aqui e saiba mais)



Imagens: (capa-Catalina Sky Survey) / Tony873004 / Wikimedia Commons / divulgação
27/02/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

16 comentários:

  1. Esse minúsculo elemento, jamais foi é ou será como o ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, que lunáticos, chamam de LUA.

    Nem o TONHO-DA-LUA, chamaria isso de LUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que te disse que precisava ser?

      Excluir
    2. Falei para minha namorada:
      _Amor, olha como está o nosso ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO Cheio.
      Ela me disse, toda sorrindo:
      _Que lindo né!
      Foi tão romantico, até beijei-a.

      Excluir
    3. Canta comigo galera!

      "O ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA me traiu
      Acreditei que era pra valer
      O ESTABILIZADOR ENERGÉTICO ATÔMICO que ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA me traiu
      Fiquei sozinho e louco por você
      Ah ah! Ah ah!"

      Frita aí Chimbinha!

      Excluir
  2. Pessoal, eu sempre gostei de ver os comentários aqui no GDM, sempre foram pessoas que discutiam, ciências de verdade. Agora, confesso, que tenho asco ao ler toda essa baboseira que esse senhor J Bonifácio, vomita aqui. Infelizmente esse espaço tem se tornado um lugar de piada. Por gentileza amigos, vamos comentar mais sobres os assuntos publicados aqui, esqueçam esse senhor, o deixem falar sozinho!

    ResponderExcluir
  3. Uma verdade será sempre verdade, independentemente de ter sido dita pela NASA, ROSCOSMOS, SPACEX, ou JOSÉ BONIFÁCIO.

    Como também um erro repetido trilhões de vezes, como por exemplo TERRA que apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS é, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não nosso PLANETA... Repetido por mais de 7 BILHÕES de pessoas, religiosos e cientistas até mesmo os da NASA e ROSCOSMOS que até que dominam consideráveis tecnologias, mas sobre isso, também demonstram absurda ignorância:

    Passa a ser inquestionável acerto, exceto para mim que sobre isso, ignorante não sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que você sempre repete as mesmas coisas, faz afirmacões que não consegue comprovar, e todo comentário seu é, sempre querendo empurrar isso goela abaixo das pessoas, afirmacões que talvez só você acredita. Respeito a sua iniciativa de querer converter outras pessoas para (essa paranóia, ou sei lá o que isso se chama), mas faça isso no seu espaço, no seu blog, chega de vir aqui no blog do Richard, e encher os comentarios com essas baboseiras, isso que você faz se chama flood, caso o senhor não saiba! Se você se considera um cara especial que se comunica com o seres de ar e etc... blá blá blá... e tem algo a mostrar para os da "ciencias-ainda-avançar" tenha o minimo de consciência e veja que o senhor está acabando com o blog do rapaz! Eu mesmo já passei um bom tempo se entrar aqui, por causa do que o senhor faz.
      Imagina quantos já deixaram de visitar esse espaço por sua causa. Mais uma vez peço por gentileza tenha consciência e pare com isso, use o seu blog ou vá para rua com placas e panfletos informar sobre o que descobriu, para as pessoas, acredito que assim terá mais sucesso!

      Excluir
  4. Querido Anônimo: EXCELENTE OBSERVAÇÃO! Parabéns. As pessoas que faziam comentários construtivos aqui infelizmente desencarnaram... Mas reencarnaram em planetas extrassolares, segundo a teoria de Allan Kardec e Valdo Vieira. Os planetas que mais recebem espíritos sábios da Terra são Wolf 338-b, Proxima Centauri c/1, HIP 232561-d, Epsilon Eridani-c, Kappa-Muscae-d e 41-Leo-f. Eles estão bem longe.... estão inclusive uns 1000 anos a frente da humanidade moralmente. Viu só??? A erva do Bob Marley substitui qualquer nave espacial!!! Aliás o Bonifa fuma Marlboro, Mustang, Carlton e Charm. Não são só as indústrias de chaminé que poluem a Terra, segundo a Gretta Viking! Os mano fumando di bôas na brisa liberam 452Ton de CO2 na atmosfera por ano. Até os anjo lá em cima ficam doidõeeeesssssss dããããããã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, seu Fora do Ar!

      Digo isso pq quem leva essas almas desencarnadas pra esses planetas é o Comandante Ashtar Sheran. Minha única preocupação é o problema que ele tem com o álcool. Todo mundo sabe que é crime dirigir embriagado, quanto mais pilotar uma nave estelar cheia de armas desencalnadas...digo, almas desencarnadas.

      Quando às ervas...olha, o doutor aqui do hospício passa uns comprimidos pra gente. Mas o seu Ishiro, zelador do hospício, tem uma horta com vários tipos de erva pra fazer chá. Só que eu acho que ele não vai ter a que vc comentou aí...

      Excluir
  5. Eu já disse e repito: Se o RICHARD proibir que eu comente aqui, não postarei mais. Caso contrário, continuarei comentando, o que verdadeiramente acredito.

    Uma verdade mesmo que defendida por apenas um, dentre os mais de 7 Bilhões: valerá muito mais que uma mentira, defendida por 7 Bilhões.

    Me apresentem o PLANETA FOGO, o PLANETA ÁGUA, o PLANETA AR e o PLANETA EC, que só assim deixarei de acreditar que TERRA não seja apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS, e sim um PLANETA.

    Caso contrário, mesmo dominando consideráveis tecnologias, o pessoal da NASA e ROSCOSMOS, não passam de ignorantes e desmemoriados, que não sabem nem onde moram.

    Até o dia 10.3.2015, eu também vivia enganado, como todos vocês.

    Já vivendo incontestavelmente a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, uma GUERRA ELEMENTAR DESCOMUNAL ocorrendo entre as UNIDADES ELEMENTARES FOGO, TERRA e ÁGUA X AR, INUNDAÇÕES DESCOMUNAIS acabando com a vida das pessoas... FORTES VENTOS já emborcando até mesmo navios e matando pessoas como ocorreu agora no AMAPÁ...

    E os homens que também são SERES ELEMENTARES, tanto é que tem seus CORPOS compostos PREDOMINANTEMENTE POR ÁGUA e outros elementos não predominantes tais como FOGO, TERRA, AR EC: ignorantes de tudo isso!

    Quero que qualquer um que comenta aqui, me diga se já cobrei um centavo sequer de alguém?

    Que também mesmos recebendo vários convites de investidores para fundar denominações e religiões, se assim procedi?

    Tem um RABINO aí, que está dizendo que já conversa diretamente com MASHIACH, que segundo ele também já está em ISRAEL.

    Pela profecia judaica é um descendente direto, do GUERREIRO REI DAVID.

    Como não acredito em reencarnação, mas tenho certeza de REENERGIZAÇÃO do MARAVILHOSO COMBO ENERGÉTICO DE EV ENERGIAS VITAIS, que chamam equivocadamente de ESPÍRITO:

    Torço para o que esse RABINO esteja certo, porque sendo o MASHIACH assim como SALOMÃO, descendente de DAVID:

    Decerto será um GRANDE SÁBIO, que ajudará a tirar esses mais de 7 Bilhões, do profundo posso da ignorância que vivem.

    E decerto diria também, que muito do que está postado em meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, ao contrário do que vocês dizem: é de inestimável valor.

    Que também a 3° MACRO DESPROJEÇÃO E REPROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA encontra-se as portas de todos nós, e os das religiões-ainda-a-desestagnar e os das ciências-ainda-a-avançar, comendo MOSCAS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achava justamente que era o contrário, seu Bé Zonifácio! O Sr não lembra que as FORTES CHUVAS provindas do elemento TERRA causarão um MICRO MACRO CANAL TRANSENERGÉTICO na 6a DESPROJEÇÃO-RETROPROJETAÇÃO do elemento PAPAGAIO?

      Pois então, será que tudo isso aí de Israel e Faixa de Gaza não está relacionado com o ARLÚVIO dos SERES DE AR de Marte, erradamente chamado 4A ABOBRINHA TRANSGALACTO-SOLAR?

      Excluir
    2. Cara você acha mesmo que o Richard sendo gentil e com toda a educaçao e inteligência que ele tem, iria proibir alguem de comentar?
      Se toca!

      Excluir
  6. Se não me proíbe de comentar, é porque é de facto, inteligente.

    ResponderExcluir
  7. Olhar eu tirei uma foto da Constelação de Órion e vi um objeto diferente bem distante, aí procurei numa página de astrônomos e falaram que é essa mini lua da terra. Chama no Whatsapp 83981628470 que envio a foto

    ResponderExcluir