Temos uma nova explicação sobre o que 'tombou' o planeta Urano

o que tombou urano
Urano é tombado e gira ao contrário, mas o que poderia explicar isso? Uma nova hipótese explica melhor esse fenômeno misterioso em Urano


Urano é um planeta bem exótico: ele está "deitado", e gira "ao contrário".

Trata-se de uma inclinação de quase 98 graus, com seu eixo de rotação quase paralelo ao plano do Sistema Solar e ainda gira no sentido anti-horário, algo muito incomum em nossa vizinhança.


Durante muito tempo a ciência não conseguiu encontrar uma explicação conclusiva, depois surgiram algumas teorias aventando a possibilidade de alguma colisão cataclísmica que teria tombado o planeta.

Mas essas teorias falhavam em explicar totalmente o fenômeno, deixando várias lacunas abertas. Por exemplo, Urano e Netuno tem períodos de rotação parecidos, um indício de que "nasceram" juntos. Se Urano tivesse sofrido um impacto capaz de alterar seu eixo, seu período provavelmente também teria sido alterado.

Além disso, Urano possui 27 luas de gelo e rocha, sendo que a energia de qualquer impacto poderia vaporizar o gelo, fazendo com que todas as luas fossem rochosas.


Sim, o mistério é bem complexo, mas agora surgiu uma nova explicação que parece se encaixar melhor no jeito "esquisitão" de Urano.

Os astrônomos Zeeve Rogoszinski e Douglas Hamilton, da Universidade de Maryland, nos EUA publicaram sua teoria na revista 'The Astrophysical Journal'.




Eles acreditam que, se o planeta tivesse um grande e pesado sistemas de anéis (como os de Saturno), isso poderia tê-lo inclinado pouco a pouco ao longo de milhões de anos, resultando na posição que vemos hoje.

urano
Planeta Urano registrado em cores falsas pelo Telescópio Espacial Hubble.
Créditos: Hubble / NASA / Universidade do Arizona

A teoria é que um sistema de anéis grande o bastante faria o planeta oscilar em seu eixo, como um pião, fenômeno chamado "precessão".




De fato Urano tem 13 anéis compostos por partículas extremamente finas e escuras, que são quase invisíveis para nós. Seriam esses anéis apenas resquícios de um sistema bem maior e mais pesado?
Os especialistas fizeram testes e simulações, e descobriram que um grande anel poderia sim causar uma inclinação de até 70 graus, mas não 98 como vemos em Urano... e agora?

Bem, o complemento da explicação recorre (novamente) a algum impacto. Só que dessa vez ele poderia ser bem menor e menos catastrófico, o que é mais plausível e permitiria que as luas de Urano permanecessem com seu gelo, como é o caso de fato.




"Embora raramente possamos gerar inclinações acima de 70 graus e não possamos produzir inclinações além de 90 graus, uma colisão subsequente com um objeto com cerca de metade da massa da Terra poderia inclinar Urano de 70 a 98 graus", escreveram os pesquisadores.



Imagens: (capa-divulgação) / Hubble / NASA / Universidade do Arizona
16/03/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários:

  1. A primeira vez que soube que esse planeta era inclinado assim foi quando assisti um programa francês antigo chamado Espaçonave Terra.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Astro Intruso. compartilho do mesmo conhecimento que você.Aprendi também no " Espaçonave Terra",

    ResponderExcluir