Cometa C/2019 Y4 ATLAS parece estar EXPLODINDO!

cometa c/2019 y4 atlas
Será que já podemos nos despedir do cometa que prometia um espetáculo nos céus?!


O cometa que prometia um espetáculo nos céus, pode estar prestes a desaparecer. Ou não?! Ficou confuso(a)?! Na verdade, cometas são confusos por natureza, e costumam pregar peças - quando menos esperamos, eles podem brilhar como nunca, ou apagar de vez. No caso do cometa ATLAS, a história parece estar se repetindo.


Descoberto em dezembro de 2019 pelo observatório Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System (ATLAS), o cometa intitulado C/2019 Y4 deixou astrônomos em polvorosa não apenas com sua descoberta, mas sobretudo pela chance de se tornar um cometa visível a olho nu, talvez, até mesmo durante o dia!

Seu periélio (máxima aproximação com o Sol) está previsto para ocorrer em 31 de maio de 2020, quando o Cometa ATLAS passará a 0.25 UA do Sol [1 UA ou Unidade Astronômica equivale a distância média entre a Terra e o Sol]




Mas cometas carregam consigo grandes quantidades de gelo sujo e gases que evaporam conforme sua superfície é exposta à radiação. Seu brilho já havia aumentado cerca de 4.000 vezes, e os especialistas estimaram que se o Cometa ATLAS sobrevivesse à esse encontro íntimo com a nossa estrela, ele poderia dar um verdadeiro show nos céus, podendo se tornar visível a olho nu até mesmo durante o dia.


Uma pedra no caminho

Mas agora todos fomos pegos de surpresa. Fotos feitas do cometa C/2019 Y4 em 02 e 05 de abril pelo telescópio Ningbo Education Xinjiang, mostram que seu núcleo parece estar se alongando - um possível indício de fragmentação.

Alongamento do núcleo do cometa C/2019 Y4 (ATLAS).
Créditos: Quanzhi Ye / Qicheng Zhang

O anúncio foi feito pelos astrônomos Quanzhi Ye (University of Maryland) e Qicheng Zhang (Caltech). Outro grupo liderado por Steele (Liverpool John Moores University) confirmou a mudança no núcleo do Cometa ATLAS.


Além do núcleo alongado, outro indício de desintegração foi uma repentina mudança em sua trajetória, que não pode ser explicada por interações gravitacionais, o que indicaria que parte de seu núcleo pôde ter sido exposto, liberando fortes jatos naturais e mudando sua rota.




E como se não bastasse, uma observação feita por Nick-Haigh, com seu telescópio de 300 mm, mostram três possíveis fragmentações.

desintegração do cometa atlas
Três possíveis fragmentações do cometa C/2019 Y4 (ATLAS).
Créditos: Nick Haigh

Contudo, o Cometa ATLAS ainda pode nos surpreender nos próximos dias. Mas caso isso não aconteça, já sabemos por qual motivo isso ocorreu. De qualquer forma, a esperança é a última que morre, sobretudo quando falamos de um cometa que pode nos presentear com um lindo espetáculo nos céus.

Fato interessante: os astrônomos descobriram que o Cometa ATLAS - C/2019 Y4 - parece ser parte de um cometa muito maior, que teria se desintegrado há 5.000 anos, dando origem também a outro cometa chamado C/1844 Y1.




Ambos cometas possuem órbita inclinada em 45°, levando 4.000 anos para completar uma volta em torno do Sol, e chegando a 0.25 UA do Sol durante o periélio.

Abaixo, confira o vídeo sobre a possível desintegração do Cometa ATLAS, e saiba mais sobre essa rocha congelada e seu possível parentesco com o objeto C/1844 Y1



Imagens: (capa-Nick Haigh) / Quanzhi Ye / Qicheng Zhang / Nick Haigh
09/04/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

2 comentários: