Foi encontrado um exoplaneta em formação a 520 anos-luz de distância

exoplaneta se formando
A história dos planetas parece mesmo começar com uma espécie de "redemoinho"


O Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul (VLT), no Chile, capturou a imagem de um planeta nascendo em torno da jovem estrela AB Aurigae, a 520 anos-luz da Terra na constelação de Auriga (Cocheiro).


Como nas imagens anteriores de AB Aurigae, tiradas pelo Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA), esta nova foto mostra braços em espiral se formando no disco espesso de poeira e gás ao redor da estrela. Essas espirais são evidências de mundos recém-formados, que produzem discos protoplanetários, disseram os cientistas.




Mas a visão do VLT, obtida com o uso de um instrumento chamado SPHERE (abreviação de "Pesquisa de exoplanetas espectro-polarimétricas de alto contraste"), acrescenta algo diferente e mais detalhado: uma torção nesses braços espirais. Essa característica indica provavelmente o local em que o exoplaneta está se formando, relataram os pesquisadores do estudo publicado na revista Astronomy and Astrophysics.

Exoplaneta em torno da estrela AB Aurigae - ESO - Boccaletti et al
No centro do redemoinho encontra-se o planeta em formação.
Créditos: ESO / Boccaletti et al

"A torção é esperada de acordo com alguns modelos teóricos de formação de planetas", disse a coautora do estudo Anne Dutrey, do Laboratório de Astrofísica de Bordeaux, na França.

"Corresponde à conexão de duas espirais - uma girando para dentro da órbita do planeta, a outra expandindo para fora - que se juntam na localização do planeta", disse Dutrey. "Eles permitem que o gás e a poeira do disco se acumulem no planeta em formação fazendo com que ele cresça".




O novo planeta está se formando relativamente longe da estrela AB Aurigae - cerca de 30 vezes a distância entre o Sol e a Terra, ou aproximadamente o equivalente à distância que Netuno está do nosso Sol, disseram os pesquisadores.

As novas observações do VLT podem acabar lançando uma luz sobre a formação dos planetas, que continua sendo um território obscuro para os astrônomos.




"Milhares de exoplanetas foram identificados até agora, mas pouco se sabe sobre como eles se formam", disse o autor principal do estudo, Anthony Boccaletti, do Observatório de Paris da Université Paris Sciences et Lettres, na França. "Precisamos observar sistemas muito jovens para realmente capturar o momento em que os planetas se formam".


Imagens: (capa-ESO) / ESO / Boccaletti et al
20/05/2020



Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. O universo se expandindo cada vez mais. Sem interferências.

    ResponderExcluir
  2. Sabe o que acho mais interessante quando se fala nessas distâncias entre corpos celestes? A forma como dois objetos podem estar ao mesmo tempo distantes e próximos a depender do ponto de vista.
    Por exemplo, a AB Aurigae citada na matéria está a 520 anos-luz. Dificilmente diríamos que está na nossa vizinhança estelar. Afinal, a luz que ela emitiu quando Cabral pisou no Brasil está chegando a nós apenas agora. No entanto, ela está perto de nós em relação ao centro da galáxia, que fica mais de 27.000 anos luz. Em outras palavras, a distância de AB Aurigae da Terra corresponde a apenas 2% da distância do centro galáctico até nós. Que é um salto de pulga quando comparado à nossa distância a Andrômeda. E aí por diante.
    Pensar nisso faz refletir o quão pequenos e insignificantes nós somos.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, nem a Enterprise com dobra máxima conseguiria chegar em andrômeda, putz, nem na ficção saímos da galáxia! Acho que só o mochileiro das galáxias com seu motor impossível mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na nova série Star Trek, com o motor de esporos eles viajam até para outro universo!

      Excluir
  4. Nossa, oq aocnteceu com o bonifácio? não vi ele comentando nas ultimas matérias

    ResponderExcluir