Os principais eventos astronômicos para maio de 2020

efemerides maio 2020
Maio chegou, e com ele, alguns eventos astronômicos imperdíveis!


O mês de maio traz coisas belíssimas que podem ser observadas no céu noturno de todo o globo. Teremos chuva de meteoros, encontro da Lua com planetas e a primeira missão tripulada da SpaceX!


05 de maio - Pico da Chuva de Meteoros Eta Aquáridas

Na noite de 05 de maio até a manhã do dia 06 de maio, acontece o pico de uma belíssima chuva de meteoros - a famosa Eta Aquáridas! Essa chuva de meteoros pode ser vista de todo o globo, mas é o hemisfério sul que terá o privilégio de observação, já que a constelação de Aquário (região do céu onde os meteoros dessa chuva parecem se originar) fica a sul do equador celeste. Podemos esperar por até cerca de 50 meteoros por hora, pouco antes do amanhecer. [clique aqui e saiba mais sobre a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2020]


11 de maio - Encontro entre Lua, Júpiter e Saturno

Como pudemos ver no mês de abril, a Lua continua se encontrando com os planetas que estão visíveis à leste durante a madrugada. Nascendo por volta das 22h00 (horário local), a Lua já poderá ser vista próxima de Júpiter, e Saturno mais abaixo. Em seguida, teremos um encontro da Lua com outro planeta...





15 de maio - Lua se encontra com Marte

Na noite de 14 de maio já fiquem ligados no céu noturno - nas primeiras horas do dia 15 - antes da 01h00 pelo horário local - a Lua nascerá ao lado do planeta Marte. O brilho alaranjado / avermelhado do Planeta Vermelho é inconfundível, e com certeza ele chamará a atenção de todos.



27 de maio - Lançamento da 1ª missão tripulada da SpaceX

A missão Demo-2 colocará os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley no espaço. O lançamento será feito por um foguete Falcon 9 com a cápsula Crew Dragon a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida - mesmo local onde a missão Apollo 11 (a primeira missão tripulada à Lua) foi lançada. O lançamento acontecerá às 17h32 pelo horário de Brasília, e teremos transmissão ao vivo em nosso canal.





Cometa C/2020 F8 (Swan) se torna visível a olho nu

Uma surpresa incrível! O cometa recém descoberto através do instrumento SWAN do Observatório SOHO acaba de se tornar visível a olho nu, e pode ser visto de todo o hemisfério sul no início de maio. Confira os detalhes no vídeo abaixo:


Você também pode verificar os principais eventos astronômicos do mês na página de efemérides astronômicas do nosso site.

Maio realmente está com tudo. Agora é só torcer por céus limpos!

Bons céus e excelentes observações a todos!


Imagens: (capa-STELLARIUM) / divulgação
02/05/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário