Tudo sobre a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas 2020

eta aquaridas 2020
Está chegando - veja como observar uma das melhores chuvas de meteoros do ano do quintal da sua casa


A chuva de meteoros Eta Aquaridas é a primeira chuva do ano que é produzida por detritos do Cometa Halley (1P/Haley). A segunda chuva proveniente desse cometa acontece em outubro - a famosa chuva de meteoros Orionidas.


Como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2020?

Essa chuva de meteoros tem seu radiante (região do céu onde os meteoros parecem se originar) na constelação de Aquário, próximo a estrela Eta Aquarii - a sétima estrela mais brilhante da constelação. Essa estrela está localizada a 168 anos-luz da Terra, mas vale lembrar que ela não tem nenhuma relação física com a chuva de meteoros, sendo utilizada apenas como guia de localização para essa chuva.

Mas não se preocupe! Para observar essa chuva de meteoros não é necessário encontrar a estrela Eta Aquarii - basta olhar na direção da constelação de Aquário, como vemos na imagem abaixo:

radiante chuva de meteoros eta aquaridas 2020
Radiante da chuva de meteoros Eta Aquaridas.
Basta olhar para a direção leste - região do céu onde o Sol nasce - a partir das 03h00 do seu horário local.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito

A constelação de Aquário pode ser vista de todo o globo, porém, é o hemisfério sul que tem a chance de observá-la com maior altura nos céus, portanto no Brasil, a observação é ideal, isso porque a constelação de Aquário encontra-se a sul da linha do Equador Celeste. Mas se você se encontra no hemisfério norte, não se preocupe: a chuva de meteoros eta Aquáridas também pode ser observada na região norte do globo.

A chuva de meteoros Eta Aquáridas costuma produzir cerca de 50 meteoros por hora durante a noite de pico.




Apesar do pico (maior taxa de meteoros) ser esperado para a madrugada entre os dias 05 e 06 de maio, essa chuva se inicia no dia 21 de abril, se estendendo até o dia 12 de maio. Mas vale lembrar: quanto mais distante do pico, menor será a quantidade de meteoros observados com relação a taxa de 50 por hora.

A chuva Eta Aquaridas é conhecida por produzir meteoros do tipo Earthgrazer - aqueles que ricocheteiam na atmosfera da Terra e vão embora para o espaço novamente (mesmo efeito que vemos quando atiramos uma pedra em um lago em alta velocidade, na horizontal).


Quantos meteoros a chuva Eta Aquáridas 2020 irá produzir?

O pico da chuva de meteoros Eta Aquaridas produz em torno de 50 meteoros por hora (quase 1 meteoro por minuto) em locais livres de poluição luminosa e com céu limpo.


O melhor momento de observação é na madrugada entre os dia 05 e 06 de maio. A constelação de Aquário estará completamente visível a partir das 03h00 da madrugada (no seu horário local) a leste, quando os meteoros dessa chuva já poderão ser facilmente avistados.


Eta Aquarids
Chuva de meteoros Eta Aquaridas registrada na Flórida, EUA, no ano de 2013.
Créditos: Jeff Berkes

Você não precisa encontrar a constelação de Aquário para observar essa chuva, pois os meteoros riscarão o céu em várias partes do firmamento, em várias constelações diferentes. A constelação de Aquário é apenas o ponto em que os meteoros parecem se originar, mas não necessariamente a região em que eles surgirão.




Reserve pelo menos uma hora para observar a chuva de meteoros, já que nossos olhos levam cerca de 20 minutos para se adaptar ao escuro. Se você tem dificuldades para enxergar os meteoros, provavelmente você pode estar cometendo algum erro. Para que você tenha a melhor observação possível, confira as 10 dicas principais para se observar uma chuva de meteoros.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2020

Como sempre, teremos transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas em nosso canal no Youtube. A live tem início na noite de terça-feria (05) com início às 22h00 pelo horário de Brasília  (01:00 UTC do dia 06). Aproveite também para se inscrever em nosso canal. Ative o sininho para receber as notificações.



Cometa Halley, obrigado por essa chuva de meteoros!

Quando ele passou pelo Sistema Solar interior, o cometa Halley deixou uma esteira de fragmentos por onde passava. Esses fragmentos encontram com a atmosfera da Terra a cerca de 240.000 km por hora, gerando os belíssimos meteoros (conhecidos popularmente como "estrelas cadentes"). Os fragmentos geralmente têm tamanho menor do que uma semente de maçã, ou caroço de feijão, e criam uma esteira de gás ionizado que brilha por alguns instantes.

Mais tarde, em outubro, o nosso planeta passa novamente pelo rastro de poeira deixado pelo Cometa Halley - momento em que ocorre a famosa chuva de meteoros Orionidas.


Fiquem ligados! Os meteoros da chuva Eta Aquaridas 2020 prometem dar um show em todo o globo, sobretudo no hemisfério sul. E mesmo que o tempo estiver nublado, vocês ainda poderão apreciar os meteoros dessa chuva em nossa live. Agora é só cruzar os dedos para o clima colaborar!


Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Jeff Berkes / divulgação
04/05/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Um comentário:

  1. Quem está nas regiões sul e sudeste preparem os guarda-chuvas, tem uma frente fria vindo aí segundo a carta sinótica do CPTEC, a madrugada pode ficar nublada e talvez não dê para ver nadinha. O fim de semana vai gelar.

    ResponderExcluir