Uma Rara Super-Terra foi encontrada perto do Centro da Via Láctea

super terra encontrada a 25.000 anos-luz
Este exoplaneta se tornou um dos mais distantes ( e menores) já detectados


A primeira detecção confirmada de um exoplaneta (um planeta fora do nosso Sistema Solar) ocorreu há cerca de 30 anos. Desde então, os astrônomos já confirmaram mais de 4.000 planetas que giram em torno de outras estrelas. Agora, um novo integrante dessa lista chamou a atenção dos cientistas.


Uma Super-Terra intitulada OGLE-2018-BLG-0677Lb, que tem tamanho e órbita comparáveis aos da Terra foi descoberto. Situado a 25.000 anos-luz, tornou-se um dos planetas mais distantes já detectados.

De acordo com os pesquisadores, há uma chance de 66,9% desde sistema estar no bojo galático - região densa repleta de estrelas localizada próximo do centro da Via Láctea.




Outro fator animador é que esse exoplaneta foi detectado através do método chamado "lente gravitacional" - quando um objeto de poder gravitacional grande passa exatamente na frente de outro, ampliando o objeto mais distante. Isso foi previsto pela Teoria da Relatividade Geral de Einstein.

Super Terra
Ilustração artística de uma Super-Terra.
Créditos: NASA

"A gravidade combinada do planeta e sua estrela hospedeira fez com que a luz de uma estrela de fundo mais distante fosse aumentada de uma maneira particular", afirmou o Dr. Antonio Herrera Martin, pós-doutorado na Universidade de Canterbury e principal autor do artigo recentemente publicado. no Astronomical Journal, disse em comunicado. "Usamos telescópios distribuídos ao redor do mundo para medir o efeito da curvatura da luz".

Dois instrumentos detectaram independentemente essa Super-Terra: o Experimento de Lente Gravitacional Ótica (OGLE), usando um telescópio no Chile, e a Rede de Telescópios de Microlentes da Coréia (KMTNet), composta por três telescópios idênticos no Chile, Austrália e África do Sul. Embora cerca de 3.000 eventos de microlente sejam registrados a cada ano por esses experimentos, a maioria não revela planetas. Até o momento, apenas 90 planetas (dos mais de 4.000) foram encontrados utilizando essa técnica.




Pesando cerca de quatro vezes a massa da Terra, esse exoplaneta recém descoberto possui uma das massas mais baixas de qualquer planeta detectada por microlente. Sua estrela hospedeira tem cerca de 10% da massa do Sol, e a Super-Terra a orbita numa distância que seria entre as órbitas de Vênus e Terra a partir do Sol. Um ano desse planeta equivale a cerca de 617 dias.


Imagens: (capa-ilustração/Jack Madden/Cornell Univ.) / NASA / divulgação
12/05/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

27 comentários:

  1. Os das ciências-ainda-a-avançar, criticando os das religiões-ainda-a-desestagnar mas também mergulhados em conceitos absurdamente primitivos e equivocados, como "SERES ELEMENTARES PREDOMINANTEMENTE CORPÓREOS ÁGUA", ainda denominam o 3° ELEMENTO ORBITAL do nosso MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR erradamente de TERRA uma vez que TERRA apenas é uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e jamais PLANETA...

    Como analfabetos de pai e mãe da MACROCOSMOLOGIA AVANÇADA, MACRO ALQUIMIA ELEMENTAR CÓSMICA AVANÇADA, QUÂNTICA AVANÇADA e MARAVILHOSO CRIACIONISMO ENERGÉTICO INFINITO da ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA... Continuam denominando erradamente outros ELEMENTO ORBITAIS de outros MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que chamam primitivamente de SISTEMAS SOLARES: erradamente de TERRA.

    Como decerto um ou uns tais de Anônimos, baixíssimos QIs, tentarão sem contra-argumento científico algum refutar-me, adianto-me, perguntando-lhes:

    Se para os micros-cérebros primitivos de vocês, TERRA é PLANETA:

    Onde estão os PLANETAS FOGO, ÁGUA, AR e EC?

    Aprendam corretamente com o Mestre moçada, no DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Bé Zonifácio, quando o Sr bateu a cabeça e pensou ter recebido o que o Sr chama de download, te chegou ao conhecimento, por exemplo, que:

      - galinhas descendem de saurídeos avianos que sobreviveram ao evento KT, partilhando alguns genes com os tiranossauros;

      - a bactéria extremófila "Thermus aquaticus" consegue sobreviver e até se multiplicar em águas de fontes termais com temperatura próxima dos 100°C;

      - os elasmobrânquios, como os tubarões e arraias, possuem um sistema imunológico altamente eficiente, que os torna quase invulneráveis a inúmeras toxinas;

      - corvos e polvos são animais extremamente inteligentes, capazes de resolver problemas que exigem o que pode ser considerado uma forma de raciocínio lógico.

      Após os comerciais, voltamos com o Discovery Hospício Channel e o programa "Fatos Insanos que Fazem Mais Sentido que As Loucuras do Bonifácio".

      Excluir
    2. Vc deveria saber que nada que vc diz lá é comprovado né?

      Excluir
    3. Tudo lá, não só foi DESCOBERTO e AFIRMADO, como também foi provado, pela incontestável lógica.

      Tanto é que até hoje, ninguém foi capaz de vencer o desafio, e ganhar o LAPTOP.

      Apostaria até mesmo minha própria existência como JOSÉ BONIFÁCIO contra a de qualquer um, como certo estou.

      Topas?

      Excluir
    4. Victor Fernandes Mosca13 de maio de 2020 às 16:45

      Você junta acontecimentos ao acaso com ciencia e física teórica, a unica coisa comprovada lá é tua idiotice

      Excluir
    5. Victor Fernandes Mosca; Idiota mesmo, é quem pousa e fica presa no visgo, apenas atraída, pelo cheiro da jaca...

      Excluir
  2. Zé Hospício; Tu és o único lunático perdoado mesmo chamando lunaticamente o ESTABILIZADOR QUE ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA, de LUA... E mesmo não sabendo também, onde mora.

    Morou?

    Tu decerto também, assim como os que chamaram a 2° MACRO DESPROJEÇÃO E RE-PROJEÇÃO ELEMENTAR ORBITAL ATÔMICA = 2° GRANDE VIRADA DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, de DILÚVIO:

    Tu chamarás essa 3° prestes a ocorrer, de VENTOLÚVIO: ou ARLÚVIO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que ele é o unico lunático que chama o ESTABILIZADOR QUE ESTABILIZA A ROTAÇÃO E CICLOS DAS MARÉS DO NOSSO PLANETA de LUA, é só ele e 99% do planeta terra '----'
      o 1% é a porcentagem de pessoas que acreditam nas suas idiotices, a e a propósito o unknown la nas respostas sou eu sendo um pouco mais educado, claro que desnecessáriamente.

      Excluir
    2. Na história da humanidade, a maioria, sempre esteve equivocada e mal informada.

      Excluir
    3. Ih seu Bé Zonifácio, acho que o seu download mental deu erro em alguns arquivos... Melhor o Sr ligar pro provedor pra ver se tem como recuperar.
      Só não esquece de me avisar quando vai partir a nave que vai levar a gente pra Vênus. Já separei a carne pra fazer um churrasco nos 500 graus de lá.

      Excluir
    4. Zé Hospício; A depender de qual dos dois tipos sanguíneos predominantes em nosso PLANETA tu pertenças, se RH- 15%, ou RH+ 85% da população...

      SERES ELEMENTARES, ELEVADOS ou decaídos...

      Por tua livre escolha, tu podes estar elevando-te da 3° DIMENSÃO para a 4° e retornando para onde tu vestes...

      Ou decaindo mais ainda da 3° para a 2° DIMENSÃO 2° ÓRBITA onde fica o 2° ELEMENTO ORBITAL, que tu como os primitivos greco-romanos chamas indevidamente e enganosamente de VÊNUS A DEUSA DO AMOR E DA BELEZA, quente... Borbulhante e Fedorento a enxofre... VERDADEIRO INFERNO.

      Como dizem os mineirinhos:

      Amarra=se o burro, a gosto do dono.

      Se apenas de mim dependesse, eu optaria elevar-me para a 4° DIMENSÃO.

      Decaindo da 3° para 2°, tu decerto queimarás uma carne com os MISERAVÕES, ADOLF HITLER e companhias...

      Excluir
    5. Rapaz agora viajou pesado. Nunca vi o bonifácio escrevendo doideras assim antes.

      Excluir
  3. Victor Fernandes Mosca13 de maio de 2020 às 15:52

    Eu puis como unknow denovo la em cima sem quere '-----'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor Fernandes Mosca; Tu pelo menos, diferentemente dos Anônimos, fostes muito macho para dizer teu nome.

      Agora como teu sobrenome é Mosca, tu tens grande chance de não fazer como os das ciências-ainda-a-avançar:

      Cientificamente, "Não comer moscas".

      Excluir
  4. Sinix; Gosto de uma boa briga, no campo não sangrento, do conhecimento.

    E quem contesta o Mestre Do Conhecimento. azurra como jumento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o tal mestre do conhecimento seria você? O cara que se acha o máximo por inventar nome para o que já tem nome e chama isso de "ciência avançada"? Que soberba!

      Excluir
    2. Lula e um ser.extraterrestre kkk

      Excluir
  5. Tu Anônimo, é que mestre jamais serias, a não ser de BURROLOGIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óbvio que não sou mestre de nada. Afinal reconheço que sou leigo, em vez de ficar delirando sobre ser um eminente pesquisador e falando groselha sem sentido pensando estar arrasando, apenas pra alimentar um ego inchado.

      Excluir
  6. Eu já te disse que para compreender-me pelo menos 10%, tem que ter QI, acima de 200.

    Como tu sabes o de ALBERT EINSTEIN, só chegava a 160.

    ResponderExcluir
  7. José Bonifácio quanto mais digita mais sai merda, se os dedos estão assim imagina o ORIFÍCIO CIRCULAR ANAL(isso é ciência) chamar “c u” de >OCA< Viu como é fácil? Falei da mesma coisa com três nomes categoricamente lindos... então faz o seguinte enfia esses dedos todinhos não tua OCA... só uma pergunta vc é português? Pq se não for tá no caminho certo kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos vamos avançar pra quarta dimensão, vamos sair de oca para ânus. Explicando melhor de três letras para quatro.kkkkkk

      Excluir
  8. PORRRRRRRRRA.. VOCÊS SÃO DA NASA OU SÃO SERES DE OUTROS PLANETAS.

    ResponderExcluir
  9. Bonifácio é absoluto. Esse cara tinha que ser enquadrado no museu nacional

    ResponderExcluir