Inédito: 'Estrela misteriosa' colide com Buraco Negro e intriga cientistas



Astrônomos detectaram ondas gravitacionais resultantes da colisão entre um buraco negro e um objeto enigmático que ainda não sabemos o que é afinal



Com dados dos observatórios Ligo, nos Estados Unidos, e Virgo, na Europa, astrônomos detectaram ondas gravitacionais geradas pela colisão de um buraco negro com um objeto misterioso, que ninguém conseguiu compreender.


O estudo publicado no dia 23 de julho de 2020 no 'The Astrophysical Journal Letters', descreve o fenômeno que envolve um astro com 2,6 massas solares, valor que se encaixa na chamada "lacuna de massa".

Para entendermos como funciona a escala de explosões e seus resultados, é assim:
  • Quando estrelas massivas morrem, elas colapsam sob sua própria gravidade e se transformam em buracos negros;
  • Quando estrelas menos massivas morrem, elas explodem em supernovas e deixam para trás uma estrela de nêutrons.

O problema é que esse objeto que colidiu com o buraco negro em questão não é nenhuma coisa, nem outra!


A estrela de nêutrons mais pesada conhecida tem 2,5 massas solares, enquanto o buraco negro mais leve já encontrado tem cerca de cinco vezes a massa do Sol. Os astros com massa entre esses valores estão dentro do que os especialistas chamam de "lacuna da massa", que ainda é um mistério para a ciência.


"Fusões de natureza mista (buracos negros e estrelas de nêutrons) são previstas há décadas, mas esse objeto compacto na lacuna de massa é uma grande surpresa", disse Vicky Kalogera, coautora do estudo, em um comunicado. "Estamos realmente aprimorando nosso conhecimento sobre objetos compactos de baixa massa."

O evento denominado GW190814 relata a fusão cósmica que resultou em um buraco negro final com cerca de 25 vezes a massa do Sol, distante aproximadamente 800 milhões de anos-luz da Terra.

objeto misterioso que colidiu com buraco negro - ilustração artística
Ilustração artística do objeto misterioso que colidiu com um buraco negro (evento GW190814).
Créditos: Alex Andrix / Virgo / EGO - European Gravitational Observatory / AFP

Antes da fusão dos dois objetos, o buraco negro continha nove vezes a massa do outro astro. Isso também chamou atenção dos cientistas, já que a diferença geralmente é menor.


"Essa descoberta mostra que esses eventos ocorrem com muito mais frequência do que prevíamos", ponderou Kalogera.

É importante lembrar que o fenômeno não foi detectado por instrumentos que captam luz, ou seja: não temos imagens desse evento. Os dados que temos vieram dos observatórios Ligo e Virgo, que buscam ondas gravitacionais, que ocorrem quando temos colisões de objetos gigantescos.

Mas como explicar a falta de luminosidade? Segundo os cientistas, existem algumas teorias:
  • A distância da Terra;
  • A grande diferença de tamanho entre os astros;
  • A rapidez do evento, que "engoliu" o outro objeto.

O coautor do estudo, Pedro Marronetti, explica que a descoberta não pode ser compreendida sem desafiar nosso conhecimento da matéria densa e da evolução das estrelas: "Essa observação é mais um exemplo do potencial transformador do campo astronômico das ondas gravitacionais, que traz novas ideias a cada detecção", afirmou o especialista, em comunicado.





Imagens: (capa-ilustração/Virgo/EGO) / Alex Andrix / Virgo / EGO - European Gravitational Observatory / AFP / divulgação
29/06/2020


Gostou da nossa matéria?
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTube, InstagramTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

6 comentários:

  1. Na minha 16° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS postada, digo:

    Antes de mim, todos das ciências-ainda-a-avançar, afirmavam erradamente até mesmo STEPHEN HAWKING considerado o rei dos MACROS CANAIS ENERGÉTICOS que ele também chamava primitivamente de BURACOS NEGROS... Que nem até mesmo a LUZ subsistiria, se engolida pelos mesmos.

    Como o único conhecedor das MÚLTIPLAS CIÊNCIAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS neste PLANETA, até mesmo antes de STEPHEN ser DESENERGIZADO do seu COMBO ENERGÉTICO DE EV = ENERGIAS VITAIS que chamam primitivamente de ESPÍRITO, eu já dizia, justamente o contrário.

    Agora todos irão de facto maravilhar-se com essa 16° DESCOBERTA CIENTÍFICA AVANÇADA, porque desmitifica totalmente tudo não só sobre MACROS CANAIS ENERGÉTICOS que chamam erradamente de BURACOS NEGROS, como também sobre MICROS CANAIS ENERGÉTICOS, que chamam erradamente de BURACOS DE MINHOCAS.

    Vamos lá:

    Por ter verdadeiramente o MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO que chamam erradamente de MUNDO MATERIAL ou UNIVERSO MATERIAL, macro-formato, do micro corpo energético atômico humano:

    MICROS E MACROS CANAIS ENERGÉTICOS que chamam primitivamente e erradamente de BURACOS DE MINHOCAS e BURACOS NEGROS, onde por dentro dos mesmos, viajam pequenas, médias e grandes GALÁXIAS... MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que também chamam primitivamente e indevidamente de SISTEMAS SOLARES... Seus respectivos ELEMENTOS ORBITAIS que chamam de PLANETAS e outros:

    Equivalem também só que em MACRO FORMATO GIGANTESCO E NÃO MINÚSCULO, a todo SISTEMA CIRCULATÓRIO, do micro-corpo-humano-atômico visto por dentro, por onde circula todos os elementos do FLUXO CIRCULATÓRIO ENERGÉTICO ATÔMICO ALIMENTADOR que chamam primitivamente de SANGUE, tais como o que chamam de GLÓBULOS VERMELHOS que não possuem formatos tão perfeitos de GLÓBULOS assim, GLÓBULOS BRANCOS, PLAQUETAS e outros que ainda serão descobertos, por pesquisadores da importantíssima área médica.

    MICROS e MACROS CANAIS ENERGÉTICOS que chamam primitivamente de BURACOS DE MINHOCAS e BURACOS NEGROS, a depender de seus tamanhos, correspondem em MACROS-FORMATOS, a MICROS VASOS SANGUÍNEOS... VEIAS,,, E ARTÉRIAS, do micro corpo energético atômico humano.

    Correspondendo também a parte por onde circula o FLUXO CIRCULATÓRIO ENERGÉTICO ATÔMICO ALIMENTADOR que chamam primitivamente de SANGUE VENOSO... QUE MAIS ESCURO, é.

    Gentileza captar os links abaixo publicados por conceituados sites científicos médicos, abri-los na WEB, e maravilhar-se com a grande importância que temos para a ENERGIA ÚNICA INTELIGÊNCIA INFINITA CRIADORA a VIDA ETERNA, que verdadeiramente, apenas tudo de bom criou.

    https://br.images.search.yahoo.com/search/images?p=iMAGENS+animada+DO+SISTEMA+CIRCULAT%C3%93RIO+HUMANO&fr=mcafee&imgurl=https%3A%2F%2Fimage.freepik.com%2Fvector-gratis%2Fsistema-circulatorio_23-2147539258.jpg#id=1&iurl=http%3A%2F%2Fgifimage.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F2017%2F10%2Fcirculatory-system-gif-2.gif&action=click

    https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-ilustra%C3%A7%C3%A3o-dos-desenhos-animados-de-gl%C3%B3bulos-vermelhos-image66603438

    Concernente a esta ocorrência relatada pelo genialíssimo RICHARD:

    Já teve outros que afirmaram em outros sites científicos... Que se tratava de uma colisão de MACROS CANAIS ENERGÉTICOS, que eles chamam primitivamente e erradamente, de BURACOS NEGROS.

    Correspondendo o que chamam primitivamente e erradamente de BURACOS NEGROS e eu corretamente de MACROS CANAIS ENERGÉTICOS, a MACROS ARTÉRIAS e VEIAS... Semelhantes só que em MACRO FORMATO, a ARTÉRIAS e VEIAS, existentes em nosso micro-corpo-energético-humano:

    Impossível haver colisão ou choque... Mas ELEMENTOS como GALÁXIAS, MACROS MODELOS ENERGÉTICOS ATÔMICOS TERMONUCLEARES que chamam indevidamente de SISTEMAS SOLARES... PLANETAS E OUTROS ELEMENTOS ORBITAIS... Se chocando com outros... E até mesmo com as extremidades desses MACROS CANAIS ENERGÉTICOS: totalmente possível.

    ResponderExcluir
  2. Vocês viram o que aconteceu ontem no RIO GRANDE DO SUL, PARANÁ e SANTA CATARINA?

    Se não viram vejam no link abaixo, publicado pelo conceituado jornalismo da BAND TV.

    https://www.youtube.com/watch?v=crvKfOPfxBU

    Há muito espaço-tempo-i, eu já avisava sobre esses FORTES VENTOS inclusive no BRASIL no meu blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, mostrando projeto adequado para residências. Exceto os mais inteligentes, muitos não deram a mínima. Melhor dar, porque isso é só o começo... VENTOS CHEGARÃO FÁCIL, FÁCIL a 500 KM/HS no RS, SC, PR, SP e outros estados... E não vai demorar. Não deram a mínima também quando eu muito antes alertei sobre FORTES CHUVAS E INUNDAÇÕES DEVASTADORAS no BRASIL e no mundo, e muitos se deram mal em BELO HORIZONTE... RIO DE JANEIRO... ESPÍRITO SANTO... SÃO PAULO... E até regiões desérticas, tais como: IRÃ... ARÁBIA SAUDITA... ATACAMA no CHILE e outras. O pessoal das ciências-ainda-a-avançar, mesmo dominando consideráveis TECNOLOGIAS, nada sabem sobre a 3° TRANSIÇÃO DE PREDOMINÂNCIA ELEMENTAR, que toda humanidade já enfrenta. A coisa é seríssima!

    Tais ventanias pelo poder destruidor, já estão chegando a 200 KM/HS no BRASIL, que por não possuir modernas estações de monitoramento e medição, estão registrando apenas 120 a 130 KM/HS.

    Esses ventos já estão derrubando até mesmo, PAREDES DE ALVENARIA.

    ResponderExcluir
  3. Cadê o Anônimo L que apostou comigo e me criticou, quando eu disse que brevemente VENTOS chegariam a 200 KM no BRASIL?

    Ele ria e dizia, que isso seria impossível.

    O Leandro do conceituado CANAL de mídia abaixo, diz que foram registrados VENTOS NO SUL DO BRASIL ontem, de até 180 KM.

    Se considerarmos que nosso país diferentemente dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, não dispõe de ESTAÇÕES DE MEDIÇÕES DE VELOCIDADES DE VENTOS, para ALTAS INTENSIDADES, e AÉREAS nem pensar:

    Decerto passou até de 200 KM.

    Vejam o vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=P1jM7AAkUxc

    ResponderExcluir